Quais são os tipos de afiliados?
Você está em dúvida sobre quais são os tipos de afiliados que atuam no mundo do marketing digital? O marketing de afiliados é diversificado e dinâmico, com diferentes perfis de profissionais e estratégias.
Afiliar-se a produtos e ganhar comissões pela venda pode ser lucrativo para empreendedores online. De acordo com o Influencer Marketing Hub, o setor tem apresentado crescimento, com aumento de 15,38% em 2023 em relação ao ano anterior.
Além disso, o marketing de afiliados é responsável por 30% das receitas em canais digitais e vale mais de US$ 17 bilhões em 2023, contra US$ 13 bilhões em 2016.
A Awin, que conta com 1 milhão de afiliados, está no topo da lista de pessoas que aderiram a este mercado em todo o mundo, representando uma parcela de 30%. Para saber mais sobre este universo, continue lendo!
Sumário do post
Entenda quais são os 3 principais tipos de afiliados
No mercado de afiliados, existem três categorias principais: afiliado autoridade, árbitro e renda extra. Quer saber qual se adequa melhor ao seu perfil? Entenda a seguir.
Afiliado Autoridade
Entre os tipos de afiliados, o afiliado autoridade é aquele que possui conhecimento e expertise em um determinado nicho de mercado. Ele constrói uma marca pessoal e se torna uma referência na área em que atua ao vender produtos daquele nicho.
Esse tipo de afiliado geralmente cria conteúdo em diferentes mídias, como blogs, vídeos e redes sociais, para atrair e engajar seu público. Ele recomenda produtos para sua audiência e ganha comissões por cada venda realizada.
Afiliado Árbitro
O afiliado árbitro é aquele que atua como um intermediário entre o comprador e o vendedor, mas utiliza estratégias de tráfego pago, como anúncios no Google Ads e no Facebook Ads. Ele não precisa necessariamente ter conhecimento profundo em apenas um nicho, pois pode trabalhar com vários ao mesmo tempo.
Entre os tipos de afiliação, o árbitro também recebe comissões por cada venda realizada por meio de links de afiliado.
Afiliado Renda Extra
O afiliado renda extra é aquele que busca ganhar dinheiro extra e não tem a intenção de tornar necessariamente a venda de produtos a principal fonte de renda. Em geral isso acontece porque trabalha em outra área ou porque não tem tempo ou disponibilidade de se dedicar integralmente ao marketing de afiliados.
Agora que você já sabe quais são os tipos de afiliados, talvez esteja em dúvidas sobre as plataformas de afiliação. Entenda no próximo tópico.
Qual o melhor programa de afiliados?
Existem várias opções de programas de afiliados disponíveis. Conheça brevemente alguns deles.
Afiliado Hotmart
A Hotmart é uma plataforma de afiliados que oferece uma ampla variedade de produtos digitais, como cursos online, e-books e programas de treinamento. A plataforma tem interface amigável e recursos avançados de rastreamento e relatórios.
Afiliado Monetizze
A Monetizze é outra plataforma de afiliados, com a diferença que disponibiliza produtos digitais e físicos. Assim como o Hotmart, os afiliados podem selecionar os produtos que desejam promover e ganhar comissões por cada venda.
Afiliado Eduzz
A Eduzz é uma plataforma que se concentra principalmente em produtos digitais, como cursos online. No entanto, há também produtos físicos. Os afiliados podem escolher entre uma ampla variedade de produtos em diferentes nichos, como acontece com a Hotmart e a Monetizze.
Afiliado Shopee
A Shopee é uma plataforma de e-commerce que oferece um programa de afiliados para promover produtos físicos, como eletrônicos, itens para casa e de moda. Os afiliados podem se inscrever no programa, obter links de afiliados e divulgar os produtos.
Afiliado Amazon
O programa de afiliados da Amazon é um dos mais populares e estabelecidos do mercado. Os afiliados podem promover uma grande variedade de produtos disponíveis na plataforma de comércio eletrônico.
Afiliado Shein
A Shein é uma plataforma que vende roupas online que também oferece um programa de afiliados. Ela está presente em 150 países.
Afiliado Awin
Na Awin é possível divulgar produtos de grandes empresas, como Vivara, Nike, Dafiti, Casas Bahia, Nike, Boticário, entre outras, e o programa aceita diferentes tipos de afiliados.
Como vender como afiliado iniciante?
Como afiliado iniciante, existem algumas dicas que podem ajudar a aumentar suas chances de vender produtos ou serviços. Confira:
- Estude o seu público-alvo e a persona: conhecer bem o seu público é essencial para direcionar suas estratégias de marketing. Entenda também as necessidades, desejos e problemas para oferecer soluções à persona.
- Escolha um nicho de mercado: ao se concentrar em um nicho específico, você pode se tornar um especialista nessa área e se tornar autoridade.
- Selecione produtos ou serviços de qualidade: escolha produtos ou serviços que sejam relevantes para o seu público.
- Conheça bem o produto: quanto mais você souber sobre o produto, mais confiança poderá transmitir aos seus potenciais compradores.
- Utilize diferentes canais de divulgação: construa uma audiência e explore canais de marketing, como redes sociais, blogs, SEO, e-mail marketing ou vídeos.
- Crie conteúdo de qualidade e autêntico: produza conteúdo relevante e de qualidade que agregue valor ao seu público.
- Acompanhe e analise resultados: faça testes e monitore o desempenho das suas estratégias e utilize métricas para analisar resultados. Isso ajudará a identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
- Esteja disposto a aprender e se adaptar: esteja aberto a aprender novas estratégias, técnicas e ferramentas. Acompanhe as tendências do mercado e adapte-se às mudanças se necessário.
Como divulgar o link de afiliado?
Existem várias maneiras de divulgar o seu link de afiliado e aumentar suas chances de venda. Em geral, você precisa utilizar estratégias de marketing de conteúdo. Conheça as principais:
- Redes sociais: Nesse caso, a ideia é estar presente em plataformas como Instagram para atrair e engajar a persona.
- Blog e SEO: Ao criar um blog, você pode criar conteúdos relevantes relacionados ao produto ou serviço que está promovendo. Lembre-se de otimizar o conteúdo para mecanismos de busca (SEO).
- YouTube: Crie vídeos informativos ou de avaliação sobre o produto ou serviço que está promovendo e inclua seu link de afiliado na descrição do vídeo.
- Email marketing: construa uma lista de contatos no nicho e envie newsletters, conteúdos educativos e e-mails promocionais.
- Anúncios pagos: é possível investir em anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads.
Qual o melhor nicho para afiliados iniciantes?
Como afiliado iniciante, existem vários nichos que podem ser considerados, mas os principais são:
Beleza e Saúde
No nicho de beleza e saúde sempre há produtos que estão em alta, especialmente entre o público feminino. Ele pode incluir subnichos como maquiagem, cuidados com a pele, fitness, bem-estar e alimentação saudável.
Relacionamentos
O nicho de relacionamentos abrange tópicos como namoro, casamento, conselhos amorosos, terapia de casal e relacionamento familiar. As pessoas estão constantemente buscando orientação e conselhos para melhorar seus relacionamentos pessoais e amorosos.
Lazer e hobbies
O nicho de lazer e hobbies é bastante amplo e pode abranger várias áreas, como fotografia, viagens, culinária, jogos, artesanato, música, entre outros. A ideia é alcançar pessoas que estão em busca de novas experiências e maneiras de aproveitar seu tempo livre.
Finanças e investimentos
O nicho de finanças e investimentos é bastante amplo e atrai pessoas interessadas em aprender sobre como gerenciar suas finanças pessoais, renda extra, como ganhar dinheiro, planejamento de aposentadoria, investimentos em ações, imóveis, criptomoedas, entre outros.
Então, gostou de saber mais sobre quais são os tipos de afiliados e como fazer a divulgação? Leia também: Como ser afiliado Hotmart: entenda o passo a passo