Canva Pro: Vale a pena pagar o Canva?

Antes de entendermos o Canva Pro, é interessante destacar que diversos estudos já mostraram que o nosso cérebro processa melhor informações visuais.

Aliás, “as pessoas lembram 80% do que veem e apenas 20% do que leem”, segundo dados publicados no Entrepreneur. 

Além disso, incluir imagens ao texto aumenta em até 65% o quanto a audiência se lembra da informação, adicionado ao fato de que o tempo médio de atenção dos humanos é de 8 segundos. 

Vejamos o caso dos livros: dizem para não julgarmos um livro pela capa. 

Mas livros com uma bela capa são, de fato, um fator de atenção para muitos leitores, que desejam colocá-los e exibi-los na estante quase como uma obra de arte. 

Algo que apenas os amantes de livros entendem, e esse é um dos motivos pelos quais a Dark Side faz tanto sucesso. 

São inúmeros os leitores que compram um livro apenas porque foram atraídos visualmente pela capa do produto. 

Nesse contexto está a comunicação visual. Assimilamos mais facilmente informações em imagens e em vídeos, que, inclusive, são o carro-chefe das redes sociais. 

E o que isso tem a ver com o Canva? Se você não conhece a ferramenta, nela é possível criar exatamente esses conteúdos visuais. 

O que é Canva Pro?

O Canva Pro é a modalidade paga do Canva. Para quem não sabe, o Canva é uma plataforma online simples e intuitiva para criação de designs.

Antes eu tinha um certo “bloqueio” em produzir conteúdos gráficos. Durante a faculdade eu fiz uma matéria (obrigatória) e um dos tópicos envolvia mexer em ferramentas de design e diagramar revistas, jornais etc, mas não existia o Canva ainda.

Tempos depois, tive a oportunidade de aprender no trabalho a usar o InDesign para diagramação, mas sei apenas o básico e na verdade nunca gostei. 

Confesso que quando comecei a usar Canva, e principalmente devido à simplicidade do uso, tive um verdadeiro desbloqueio no que se refere a criação de artes gráficas. 

Hoje eu adoro criar conteúdos no Canva, algo que seria impensável antes para mim.

Ou seja, nele você consegue produzir diferentes tipos de arte mesmo que não tenha formação em Design: não precisa entender de Photoshop ou InDesign. 

No plano Pro existem opções mais avançadas para facilitar o trabalho, otimizar o tempo e levar suas artes para outro nível de qualidade. 

Ao contrário de outros softwares e ferramentas gráficas, o Canva não requer nenhuma habilidade especial. 

Como se cadastrar no Canva

Entrar no Canva é super fácil. Siga esses passos:

  • Acesse o site oficial do Canva.
  • Clique no botão Registre-se, no canto superior direito.
  • Siga as instruções para criar uma conta com nome, email e senha. Ou, se preferir, clique em entrar com Google ou Facebook.

Pronto, já pode começar a criar suas artes digitais.

Programa Canva: como funciona?

Se você sabe como usar o Canva gratuito,  então já percebeu que a opção de arrastar e soltar é a salvação dos criadores de conteúdo. 

Além disso, o Canva pode ser usado no computador e no celular. Não é necessário baixar nenhum programa, porque a plataforma é online. Basta acessar o site e fazer o seu cadastro/login.  Ou usar o aplicativo.

Atualmente existem os seguintes planos Canva:

  • Grátis: versão gratuita.
  • Canva Pro: para pessoas físicas e pequenas empresas.
  • Equipes: para médias e grandes empresas.
  • Educação: para professores e alunos.
  • ONG: versão gratuita do Canva Pro para ONGs (organizações sem fins lucrativos). 

Quando você se cadastra, geralmente começa com a versão gratuita para se familiarizar com a ferramenta e entender o seu potencial.

A melhor maneira de entender como funciona é testando e mexendo mesmo.

Só depois de se tornar um pouco mais “expert” é que começa a incomodar o conteúdo bloqueado, que é permitido apenas para quem tem o Canva Pro.

Caso utilize com frequência o plano gratuito, já deve ter encontrado um elemento ou uma imagem ideal para a sua arte.

Porém, você não pôde usá-los porque aparece a marca d ‘água, indicando que está disponível apenas para pagantes. 

Chato, não é?

Mas será que vale a pena pagar o Canva? Vamos ver quais são as vantagens.

Vantagens do Canva Pro

Fotos, vídeos e elementos gráficos

Na versão gratuita você tem acesso a aproximadamente 1 milhão de elementos gráficos e fotos. Inclusive, muitas delas já estão disponíveis gratuitamente em outros sites como Pexels e Pixabay.

Já com o Canva Pro você tem acesso a mais de 100 milhões de imagens, vídeos, áudios e gráficos e que estão presentes também em sites com assinaturas mais caras (por exemplo, Getty Images). 

Uma das diferenças, portanto, é que você não vai precisar pagar por uma assinatura do Getty Imagens para ter acesso a imagens de lá com o Canva Pro. 

Para você ter uma ideia, para baixar vídeos de baixa resolução e imagens pequenas no Getty Images, o valor é de R$ 4.100,00 para um pacote de 5 unidades apenas. 

E na assinatura do Canva Pro o preço é só R$ 34,90 e você pode utilizar quantas imagens quiser.

Leia também: Como achar elementos no Canva: dicas de como usar o Canva

Qualidade e quantidade de templates

Enquanto no plano gratuito você terá acesso a 250 mil templates, no Canva Pro terá acesso a mais 610 mil templates de alta qualidade. 

Vale lembrar que a cada dia novos templates são adicionados e atualizados. 

Além disso, a qualidade dos templates do Canva Pro é superior do ponto de vista estético e de eficácia, pois grande parte deles é desenvolvida por designers profissionais. 

E, quando você vai baixar uma imagem em PNG na versão Pro, é possível aumentar a qualidade da imagem para até 3000 px x 4500 px. 

Você pode também escolher por baixar com o fundo transparente ou comprimir o arquivo. 

Quantidade de pastas

No Canva gratuito, é possível criar apenas 2 pastas. Isso limita bastante o trabalho, a organização e, consequentemente, até a produtividade. 

Por outro lado, no Canva Pro existe a possibilidade de criar um número ilimitado de pastas.

Remover fundo no Canva Pro

Quem trabalha com imagens sabe que com frequência o recurso de remover fundos se torna indispensável. 

Infelizmente não está disponível com a versão gratuita do Canva, mas apenas na Pro.

Com a versão grátis, você terá que baixar a imagem, remover o plano de fundo com outra ferramenta (por exemplo, o remove.bg ) e enviá-la de volta para o Canva.

É possível? Claro que sim, mas haverá um certo gasto de tempo. 

Fontes 

O número de fontes disponíveis com o Canva grátis é realmente elevado, mas com o Canva Pro você não só tem acesso a muito mais fontes, como também pode fazer upload de suas próprias fontes.

Esta opção é realmente útil e eu vou te dizer o porquê.

Vamos supor que você seja o Social Media de uma empresa. Você recebe o brand board e imediatamente percebe que a fonte escolhida não está presente no Canva grátis ou no Canva Pro.

Como resolver? 

Com o Canva Pro, você pode pesquisar e baixar a fonte em outro site, como o dafont.com, entre outros, e carregá-la no kit de marca.

Certas vantagens oferecidas pelo Canva Pro parecem óbvias… E no trabalho diário pode ter certeza que elas economizam esforço.

Baixar em SVG 

Entre os formatos para download com o Canva Pro está o SVG (Scalable Vector Graphics). 

Este é um formato perfeito para imagens que são dimensionadas de modo a manter a mesma qualidade (por exemplo, no caso dos logotipos).

Os web designers costumam usar o SVG para criar material gráfico para sites, como ícones, entre outros. 

Kit de Marca no Canva Pro

Na opção de Kit de Marca, você pode criar uma espécie de press kit da marca, com opções de carregar logotipos, fontes e paletas de cores para uso padronizado em todos os templates de uma empresa.

Se você é designer (ou quer se tornar um) e deseja prestar serviço para várias empresas, poderá criar até 100 kits de marca na versão Pro.

Logo, torna-se mais fácil encontrar as fontes e a paleta de cores. Elas aparecem na lateral esquerda da área de criação de design. 

E, mesmo que você não seja um designer, se você possui um ou mais projetos online e possui (ou não) uma identidade visual definida, pode utilizar o Kit de Marca para essa padronização. 

Para que perder tempo procurando fontes ou digitando o código da paleta toda vez que precisar criar um novo post? 

Você pode ter acesso direto à sua paleta ao configurar essa alternativa, inclusive para automatizar a personalização de um template. 

Redimensionar

Um dos problemas da versão gratuita do Canva é a impossibilidade de redimensionar as criações.

Por exemplo, vamos supor que você tenha criado um banner e deseja que aquela mesma arte seja um post do Instagram, do Pinterest ou um anúncio no Facebook.

Em vez de copiar e colar os elementos do banner, você pode usar a opção Redimensionar para o formato que deseja. 

Basta clicar nessa opção e escrever na barra de pesquisa “Instagram” ou “Facebook” para ver as opções disponíveis, que são muitas além dessas e já estão configuradas na dimensão correta. 

Você pode personalizar um tamanho de altura e largura também se preferir. 

Em seguida, clique em Copiar e Redimensionar e você precisará fazer apenas pequenos ajustes. 

Memória 

A versão gratuita do Canva tem apenas 5 GB de memória (armazenamento na nuvem) em comparação com 1 TB (terabyte) do Canva Pro.

5 GB parece bastante para você?

Na realidade não é quando você considera que basta carregar mais de um vídeo em formato profissional de cerca de 30 minutos para que seu armazenamento se torne insuficiente.

Planejador de Conteúdo 

No Canva Pro você pode acessar um recurso muito interessante e útil: o Planejador de Conteúdo. 

Com esta opção é possível planejar e agendar postagens para até 8 redes sociais.

É bastante válido para otimizar o tempo porque você não precisará necessariamente baixar os gráficos e artes e enviá-los para o Estúdio de Criação do Facebook, que serve também o Instagram, ou o Hootsuite para agendá-los. 

Leia também: Como colocar link no Canva? Como tornar um link clicável?

Vale a pena mudar a versão gratuita para o Canva Pro?

A resposta para a pergunta é: depende.

Vimos até aqui os diversos benefícios do Canva Pro. Porém, para quem não utiliza diariamente o Canva, ou não o utiliza como ferramenta de trabalho, a versão grátis pode suprir bem as suas necessidades.

Por sua vez, para quem utiliza o Canva com frequência e por motivos profissionais, com certeza a versão Pro vai facilitar bastante a sua vida e seu trabalho como um todo não será “amador”. 

De modo geral, para quem deseja ganhar dinheiro com o Canva, o ideal é ter o Canva Pro. 

Quer um conselho?

Comece a usar o Canva na versão gratuita, explore todas as possibilidades e depois decida se precisa investir no Canva Pro.

Extra: 3 motivos para usar o Canva Pro

É muito simples de usar

Eu já disse isso várias vezes em outros posts do blog, mas vamos repetir: o Canva é muito fácil de usar. 

Ele foi desenvolvido e projetado especificamente para quem não entende nada de design. Até uma criança pode aprender a usar o Canva.

Não é por menos que ele possui mais de 75 milhões de usuários ativos no mundo. 

Pode-se dizer também que ele é democrático, pois é uma fonte de renda para inúmeras pessoas que trabalham online e que não são especialistas em design. 

O melhor custo-benefício 

Parece  trivial, mas essa é uma razão muito válida. Quanto custa o Canva Pro? Apenas R$ 34,90 por mês. E você pode economizar 30% com a assinatura anual do Canva. 

Ao acessar “planos”, você pode escolher a opção Mensal ou Anual. 

Já pensou o quanto gastaria para comprar programas e softwares de design gráfico? Sem contar que demoraria muito mais tempo para aprender a utilizar esses softwares. 

O Canva, por outro lado, oferece a oportunidade de experimentar e criar produtos de alta qualidade sem gastar um centavo, pelo tempo que quiser na versão grátis ou pagando muito pouco na versão Pro.

Depois de entender como funciona na prática, será cada vez mais fácil criar conteúdo visual. 

Adquirir uma habilidade (e monetizá-la)

Aprender a usar o Canva é uma habilidade que pode ser monetizada.

Se há alguns anos estava presente nos currículos “excelente conhecimento do pacote Office”, hoje por certo está presente “excelente conhecimento da ferramenta Canva”.

Mas saber como usar o Canva tornou-se não apenas uma habilidade para colocar no currículo, e sim uma ferramenta de trabalho independente.

Não faltam clientes no mercado que procuram por serviços que são realizados a partir do Canva.

Se quiser saber mais detalhes, leia este artigo sobre como ganhar dinheiro com o Canva. 

Inclusive, caso queira aprender como usar o Canva nas redes sociais, produzir e-books, cartões digitais, entre outras habilidades, e monetizar o seu conhecimento, recomendo o curso Canva para Negócios.

Saber o que é o Canva e como ele funciona pode ser um elemento diferenciador na sua vida profissional, se você já trabalha ou se deseja entrar no universo das profissões online no marketing digital. 

Então, depois dessas informações, cabe a você decidir se continuará na modalidade gratuita ou se vale a pena pagar o Canva e dar um salto para outro nível em suas criações digitais. 

Caso esteja construindo uma marca pessoal e queira ter uma boa comunicação por meio de recursos visuais, não perca a oportunidade.

Saiba mais: 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário