Ferramentas gratuitas de SEO: como otimizar SEO sem gastar nada

Se você quer ter um site otimizado, bem como artigos que sejam amigáveis aos mecanismos de busca, então você precisa conhecer essas ferramentas gratuitas de SEO.

Ter artigos no blog que podem ser encontrados na primeira página do Google traz inúmeras vantagens para qualquer negócio.

Afinal, o Google é o buscador mais cobiçado do mundo e existem diversos critérios para que um artigo consiga um bom posicionamento. 

Quando se aplica SEO, vale o que já disse Simon Sinek. O objetivo não é ganhar todos os jogos, e sim permanecer no jogo pelo maior tempo possível. 

Além do mais, isso será possível se você faz algo com vontade porque gosta e, no caso dos que desejam empreender, se a atividade é lucrativa. 

Para conseguir o melhor desempenho possível com o seu site, é importante estar sempre atento a métricas e a fatores de otimização SEO para analisar o que precisa ser melhorado e adotar estratégias certeiras para conquistar seus objetivos. 

E a melhor parte é que existem ferramentas online acessíveis, sem que você tenha que pagar nenhum centavo para obter dados importantes. 

Logo, acompanhe as dicas!

O que são ferramentas de SEO?

As ferramentas de SEO existem para fazer análise de site e dos artigos, de modo que você possa planejar estratégias eficazes ao longo do tempo para seus conteúdos online. 

Elas apresentam dados de desempenho do site quanto a critérios técnicos, como é o caso da auditoria de sites, e também permitem que você tenha informações para realização de SEO Onpage e Offpage.  

Dessa forma, você pode melhorar os pontos críticos e estabelecer diferentes metas a partir das verificações. 

Algumas dessas metas são: aumentar o tráfego, captar leads e gerar conversões/vendas. No caso das ferramentas gratuitas de SEO, em muitas situações elas já são suficientes para que você tenha um bom panorama do seu site. 

E você pode estar se perguntando: qual a melhor ferramenta de SEO? Não existe uma resposta exata, pois cada uma poderá ter objetivos diferentes.

Então, leia os próximos tópicos para entender como utilizar ferramentas de SEO em planos gratuitos.

Conheça 11 ferramentas gratuitas de SEO

Para fazer uma análise de site e para otimização de artigos, neste tópico você vai conhecer  11 ferramentas essenciais que permitem obter parâmetros sobre o que precisa ser melhorado no site/blog. 

Não significa que você terá que utilizar todas as ferramentas. Algumas realizam praticamente a mesma função.

Ferramentas de pesquisa de palavras chaves

Planejador de Palavras-Chaves do Google

Essa ferramenta do Google é muito eficaz para a pesquisa de palavras-chaves. Ela pode ser acessada depois que você cria uma conta no Google Ads

Vá em Ferramentas e Configurações. Depois, em Planejador de palavras-chave.

Ao digitar o termo desejado você pode encontrar diversas ideias de keywords, com volume aproximado de pesquisa e informações do CPC (custo por clique), útil para quem trabalha com Adsense no blog. 

Além disso, você pode pesquisar as palavras-chaves utilizadas pelos concorrentes ao inserir a URL do site. 

Answer the Public

Entre as ferramentas gratuitas de SEO, o Answer the Public ajuda bastante blogueiros a encontrarem uma grande variedade de palavras-chaves de cauda longa em poucos minutos.

ferramenta seo

Ao escrever a palavra-chave principal na caixa de pesquisa, selecione o país e o idioma.

Em seguida, veremos a palavra-chave inserida em várias perguntas e frases que são exatamente o que os usuários digitam quando pesquisam nos motores de busca. 

Usar palavras-chave de cauda longa é uma estratégia SEO muito interessante principalmente para blogs que estão no início, porque são menos difíceis de posicionar.

Google Trends

ferramentas gratuitas de seo

O Google Trends está entre as ferramentas de SEO do Google, que disponibiliza tendências de mercado e faz comparações com dados e gráficos.

Você pode descobrir o desempenho de determinada palavra-chave ao longo do tempo e fazer comparações entre termos. 

É uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que permite realizar pesquisas de marketing, fazer inspeções de mercado e explorar volumes de buscas.

Desse modo, o Google Trends também serve para descobrir as palavras mais pesquisadas no Google.

Google Suggest

Outro exemplo para a lista de ferramentas gratuitas de SEO para pesquisar palavras-chaves.

O que muitas pessoas  não sabem é que existe a possibilidade de encontrar palavras-chaves no buscador do Google ao digitar termos, pois existe a ferramenta de “autocompletar”.

Veja no exemplo abaixo.

ferramentas gratuitas de seo

Ao digitar a palavra-chave “vender como afiliado”, surgiram outras sugestões de palavras de cauda longa. 

Todos os dias o Google “captura” pesquisas de usuários para alimentar seu banco de dados e refinar o algoritmo de busca.

Portanto, se você for ao Google e digitar o início de uma frase de pesquisa, ele vai sugerir as palavras-chaves mais digitadas.

Ubersuggest

Para fazer uma pesquisa no Ubersuggest, introduza o termo de pesquisa inicial na caixa de consulta. Depois, selecione o idioma.

No exemplo do vídeo acima, digitei “vender como afiliado” e abaixo apareceu o resultado com uma lista de termos composta por esta palavra-chave e, também, o volume de buscas, a dificuldade da palavra e o CPC. 

Ferramentas gratuitas de SEO para monitorar posicionamento

SERP Mojo

Também entre as ferramentas gratuitas de SEO, este aplicativo possui uma interface amigável e intuitiva para que você acompanhe a melhora ou a piora nas posições do Google. 

Para quem não sabe, é possível melhorar o posicionamento das suas palavras-chaves ao longo do tempo com ações de SEO. 

Se você postou algo hoje e seu artigo está na posição 96, não significa que ele ficará para sempre lá se você otimizá-lo e tiver o foco em levá-lo para a primeira página do Google

Para isso, o SERP Mojo é bem útil, pois você conseguirá a evolução das posições no Google com o tempo, que pode ser de curto, médio ou longo prazo. 

Logo, em vez de digitar a palavra-chave do seu artigo no buscador, você pode consultar o app para conferir o posicionamento. 

Ele fornece a posição e gráficos também do desempenho das keywords. Você pode inserir várias URLs e um número ilimitado de palavras-chaves.

SERProbot

Na lista de ferramentas gratuitas de SEO, anote também esta dica.

Se você não quiser baixar um aplicativo para acompanhar as posições no Google, pode acessar o site Serprobot.

Ele identifica em tempo real a posição de um site de forma gratuita e detecta com precisão a posição dos artigos de blog do mecanismo de busca.

Para utilizar, basta clicar em Free Serp Checker e inserir o domínio e as palavras-chaves para saber em que posição estão. Confira no vídeo abaixo: 

Ferramentas gratuitas de SEO para análise do site

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google de análise de sites. Ele permite o monitoramento do comportamento dos usuários de um site por meio de dados quantitativos e qualitativos. 

É muito utilizado para medir o tráfego e nos ajuda a entender o que os visitantes fazem quando visitam nossas páginas. Portanto, nos permite ter informações como:

  • Quantos visitantes estão chegando ao meu site?
  • Qual é o desempenho do tráfego ao longo do tempo?
  • De que área geográfica eles vêm?
  • Eles navegam principalmente do computador ou do smartphone?
  • De qual canal de tráfego eles vêm?
  • Em quais páginas do site eles chegam?
  • Quais são as páginas e conteúdos mais vistos?
  • Quanto tempo, em média, eles permanecem no meu site?
  • Qual é a taxa de rejeição? 

As informações mostradas pelo Google Analytics devem então ser usadas com o objetivo de entender e estipular estratégias para o site/blog e para atingir os objetivos de marketing digital.

Google Search Console

Na lista de ferramentas gratuitas de SEO, é preciso mencionar esta ferramenta. 

O Google Search Console é indispensável para analisar site e monitorar diversos aspectos relevantes.

Muitos acreditam que se trata de uma ferramenta “opcional”. Porém, o fato é que o Search Console não é uma ferramenta tão simples de entender, mas basta pesquisar um pouco e não haverá nenhum mistério. 

É interessante lembrar que o Search Console aponta certos problemas que acontecem no site de forma que possamos corrigi-los.

E, portanto, para não termos o desempenho afetado, além de evitar a necessidade de um desenvolvedor ou programador para resolver esses problemas.

É como acontece com a nossa saúde. Se temos dor de cabeça ou febre, um remédio pode resolver rápido o problema. 

Então, o Search Console é de certa forma um indicador da “saúde” do site.

Por exemplo, na detecção de links quebrados, erro 404, erro 500, artigos que não se ajustam bem em dispositivos móveis, imagens com problemas no site, anomalias de rastreamento, conteúdos não indexados, entre outros. 

Muitos dos fatores identificados por esta ferramenta gratuita de SEO influenciam o desempenho. 

Porém, além desses aspectos mais técnicos do site, ele também possui um arsenal importante de análise para que se possa também adotar estratégias de conteúdos.

Por exemplo, ele identifica as palavras-chaves que estão sendo entregues no Google e o volume de acessos, além da identificação de links internos e links externos. 

Dessa forma, é possível adotar ações específicas para melhorar a otimização de SEO e o desempenho de conteúdos do site/blog. 

No entanto, nessa ferramenta você identifica as análises apenas do seu site e não é possível analisar sites concorrentes. 

Agora que você já sabe mais sobre este analisador de site, continue lendo para saber de outras ferramentas essenciais. 

Ferramenta de SEO gratuita para otimização Onpage

Yoast SEO

Quais ferramentas gratuitas podem ser utilizadas na otimização de conteúdos?

Além do Search Console, como vimos acima, o Yoast SEO é um plugin WordPress que tem como principal objetivo nos ajudar na otimização SEO dos artigos de blog. 

Ele tem uma versão gratuita e uma paga.

Este é provavelmente um dos plugins WordPress mais utilizados por blogueiros. O motivo é que permite otimizar os seus artigos quase automaticamente. 

Quando a otimização está ok, aparece o sinal verde. Quando não está, aparece o sinal laranja ou vermelho.

Porém, por se tratar de uma ferramenta voltada para a escrita em inglês, alguns critérios não necessariamente se aplicam perfeitamente à língua portuguesa na versão gratuita, como é o caso do critério de legibilidade ou leitura flesch

Mas como otimizar SEO com o Yoast?

Entre as ferramentas gratuitas de SEO, esta fornece dados em tempo real sobre um post recém-escrito. Por exemplo:

  • a utilização de palavras-chaves;
  • o tamanho do título;
  • a quantidade de palavras;
  • o número de subtítulos;
  • a presença de palavra-chave nos subtítulos;
  • o uso da voz ativa ou passiva;
  • a presença de tópicos muito longos (mais de 300 palavras);
  • o uso de imagens;
  • a presença de links internos e externos;
  • outros.  

Ferramenta para descobrir a autoridade dos sites

Extensão MozBar

Essa extensão é ótima para você saber rapidamente qual é o PA (Page Authority) e o DA (Domain Authority) de qualquer site. 

É interessante observar principalmente o DA. Mas o que significa essa métrica? Trata-se de uma pontuação de 1 a 100. Quanto mais alta a pontuação, maior a autoridade. 

Ou seja, demonstra a credibilidade de um site em relação a diversos fatores, mas principalmente quanto aos links. 

Se um site A se liga a um site B, é como se estivesse transferindo sua autoridade. Essa vinculação aumenta a autoridade do domínio do site B.

Com isso, eleva-se a probabilidade de que as páginas desse domínio sejam mais bem classificadas.

No entanto, é possível que um site de autoridade menor tenha um melhor posicionamento de artigos no Google que um site de autoridade maior, pois este não é o único critério que define o posicionamento, embora seja relevante.

Afinal, o Google não é tão simples.

Considerações

Quando uma página com menos autoridade tem uma classificação mais alta, isso significa que ela aumenta sua classificação de outras maneiras.

Por exemplo, um post pode ser mais relevante para determinada palavra-chave e pode se aprofundar mais nos tópicos, além dos links que recebe, externos ou internos, com textos âncoras na quantidade adequada para aquele artigo. 

Outro ponto importante é se o artigo recebe visitantes com frequência que permanecem na página.

Vale lembrar que a autoridade medida pela MOZ pode cair em vez de subir.

Um dos motivos pode ser o fato de o seu site estar recebendo backlinks sem periodicidade, quando os dos concorrentes se mantêm constantes ou estão com melhor desempenho nesse sentido. 

Além disso, muitas vezes a autoridade de vários sites sobe ou desce ao mesmo tempo devido a alguma atualização dos critérios de classificação. 

Por fim, para aumentar o DA é preciso receber links dofollow. 

Vimos então 11 ferramentas gratuitas de SEO que vão tornar sua vida muito menos complicada para otimização e melhoria de desempenho dos seus artigos no Google.

Leia também: Como aparecer na primeira página do Google?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário