Leitura Flesch: como melhorar a legibilidade dos artigos do blog

Quer saber por que você está errando em suas estratégias de escrita online? Talvez você precise saber então como melhorar a leitura Flesch nos artigos do blog.

O que é legibilidade?

leitura flesch

Quando você usa o plugin Yoast SEO, existe um indicador que chama Legibilidade, ou Readability, cujos critérios são:

  • Palavras de transição
  • Facilidade de leitura Flesch
  • Predominância de voz ativa
  • Frases consecutivas
  • Distribuição dos subtítulos
  • Tamanho dos parágrafos
  • Tamanho das frases

Neste post vou falar apenas da leitura Flesch. Ela é medida por uma pontuação que vai de 0 a 100. Quanto maior a pontuação, melhor a legibilidade. O objetivo é que o texto seja fácil de ler.

De todo modo, é importante saber como melhorar a leitura Flesch nos artigos do blog. O motivo é que ela contribui para uma melhor experiência do usuário e para que ele permaneça mais tempo na página.

Se o post for difícil de entender, ou se não responder facilmente à dúvida do visitante, provavelmente ele procurará outra página. Como resultado, isso eleva a taxa de rejeição do site, o que influencia no posicionamento.

Como analisar a pontuação da leitura Flesh

leitura flesch
  • O comprimento médio das frases, de acordo com o número de palavras.
  • O número médio de sílabas de cada palavra.

Ok, vamos refletir sobre isso. Se você atingir nota zero, significa que o texto é muito difícil de ler. Se atingir nota 100, significa que é muito fácil de ler.

No Yoast SEO, essa análise leva em consideração:

  • A relação entre quantidade de palavras e a quantidade de frases.
  • A relação entre a quantidade de sílabas e a quantidade de palavras.

Ou seja, é preciso não usar palavras difíceis em excesso, além de manter um padrão de frases curtas.

Se sua pontuação for 60 para leitura Flesh, o marcador do Yoast apontará sinal verde. Isso significa que qualquer pessoa de 13 a 15 anos conseguirá compreender seu texto.

Como melhorar a pontuação da leitura Flesh nos artigos do blog?

leitura flesch

Frases curtas

Você já ouviu alguém dizer que escrever é cortar palavras? Bom, é verdade, pelo menos nesse caso.

Se a maior parte das frases for longa, o texto será difícil de ler. Nesse sentido, a regra é manter as frases curtas, que exigem menos esforço do leitor.

Caso as frases de seu texto para blog estejam muito longas, divida-as em frases menores. É uma experiência totalmente oposta à de ler um livro do Saramago!

O autor Nobel português quase não usa ponto final e tem enormes parágrafos com vírgulas apenas. E a leitura dele pode ser fluida apesar disso, mas o propósito é totalmente distinto.

Não use palavras difíceis, ou use muito pouco

Outra dica muito importante sobre como melhorar a leitura Flesch nos artigos do blog. As palavras entendidas como difíceis de ler são as que têm quatro ou mais sílabas. Essas palavras precisam ser evitadas sempre que você puder substituí-las por outras mais curtas.

Evite vocabulário rebuscado

Para que o texto seja simples de compreender, você precisa evitar palavras rebuscadas. Principalmente se puder substituí-las por outras menos complexas.

Por exemplo, é bom que você evite jargões ou os termos que se referem a aspectos técnicos ou específicos de uma profissão. A ideia é traduzir esses jargões de forma compreensível para a maior quantidade possível de leitores comuns.

Escreva em tom coloquial

Escrever em tom coloquial também ajuda bastante. Então, se quiser ter uma pontuação mais alta, tenha uma comunicação um para um e evite ser formal na linguagem.

Pense primeiro em seu público

Antes de tudo, pense em seu público, em vez de se prender apenas à pontuação de legibilidade. Esses cálculos não são totalmente determinantes e absolutos.

Embora sejam importantes, você não precisa buscar de forma incessante como melhorar a leitura Flesch nos artigos do blog.

A sua principal preocupação deve ser agregar valor de forma compreensível. Caso você precise realmente usar frases longas, não precisa se sentir intimidado pelo cálculo.

Ele é apenas um instrumento para facilitar sua visão geral do texto, não é um ditador da escrita. Além disso, é preciso lembrar que, na versão gratuita, essa pontuação Flesch se aplica a textos em inglês.

Então, a análise não é perfeita quando se verifica a língua portuguesa, embora possa ser um parâmetro para medir o tamanho das frases.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments
  • tainara
    maio 18, 2021

    gostei muito das dicas
    preciso melhoraar muito em meu blog ainda

  • William Hiroyuki Naruto Osuka
    setembro 11, 2021

    A parte de leitura Flesch realmente é a parte mais difícil de agradar o Yoast principalmente quando temos artigos mais técnicos.
    Contudo não podemos ficar presos no plugin já que o mais importante é o leitor em si.
    Att

  • Me ajudou demais esse artigo! Obrigada.