Como criar um blog de afiliados e ganhar dinheiro online

Quer saber como criar um blog e ganhar dinheiro? Esta forma de gerar conteúdo online pode ter diferentes objetivos. Neste artigo, vou falar sobre como criar um blog de afiliados.

Sim, você pode ganhar dinheiro com um blog e ter uma fonte alternativa de renda. 

Enquanto com o Adsense pode demorar anos até que você consiga monetizar o blog, com as afiliações de produtos é possível ganhar dinheiro em um tempo bem menor. 

Mas, além disso, o blog também tem o objetivo de promover seu negócio e sua marca pessoal, de forma que você se torne conhecido online e seja uma autoridade em sua área de atuação. 

Tudo isso contribui para que você consiga mais clientes, pois faz parte de uma estratégia de marketing digital. 

Logo, acompanhe a leitura para entender o passo a passo da criação de um blog! 

Como criar um blog para vendas de produtos e por quê?

Muitas pessoas pensam que não é possível ganhar dinheiro com blog. A verdade é que você não vai ficar rico apenas com um blog de afiliados, mas é possível monetizá-lo. 

Confira algumas vendas que fiz recentemente de um produto que divulgo no blog:

como criar um blog para vendas de produtos
como montar um blog para ganhar dinheiro

como criar um blog de afiliados

como ganhar dinheiro com blog

como criar um blog de afiliados

como criar um site de afiliados hotmart

Eu usei o exemplo deste produto para explicar que essas vendas estão sendo realizadas porque o artigo que escrevi sobre este produto está na primeira página do Google e na primeira posição para algumas palavras-chaves.

Confira abaixo:

como criar um blog para ganhar dinheiro

Para isso, é preciso fazer o SEO. Caso seja iniciante e não entenda do assunto recomendo o curso SEO Sem Segredos.

Se você quer saber como criar um blog de afiliados, todos os dias milhões de pessoas fazem pesquisas no Google e você pode alcançar essas pessoas ao aplicar SEO ou ao utilizar o blog em sua estratégia de branding.

Você não precisa escrever tão bem quanto George Orwell para ter um blog no universo do empreendedorismo. E nem é preciso saber escrever, pois é possível terceirizar este serviço. 

Por outro lado, muitas pessoas decidem criar um blog pessoal pela grande afinidade que têm com este formato, porque gostam de escrever.  

Porém, se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o blog, você não deve se preocupar apenas com seus gostos pessoais. É preciso falar sobre o que as pessoas querem saber, de acordo com as pesquisas que elas fazem na internet. 

Ou seja, de acordo com as palavras-chaves, que você pode pesquisar gratuitamente no Ubersuggest, por exemplo. 

Segundo Kyle Byers, chefe de conteúdo da Semrush, atualmente existem 600 milhões de blogs no mundo e 1,9 bilhões de sites. 

Além disso, ele explica que “55% das empresas dizem que a criação de conteúdo de blog é uma de suas principais prioridades de marketing”. 

Byers menciona a Hubspot em um dado segundo o qual 55% dos profissionais de marketing dizem que o blog é o canal de Inbound Marketing mais relevante.  

Como criar um blog de afiliados: entenda o passo a passo

como criar um blog de afiliados

1 – Escolher nicho

Como montar um blog para ganhar dinheiro? O primeiro passo para entender como criar um blog de afiliados é definir o nicho.

O nicho faz parte de um segmento de mercado e pode ser dividido em subnichos. Muitas pessoas que querem iniciar um blog e divulgar produtos por afiliação têm dificuldades em escolher o nicho.  

Para isso, você precisa aliar paixão, habilidades e lucratividade. Neste artigo, você vai entender melhor quais são os nichos mais lucrativos e o que fazer para escolher um nicho.

Então, como ganhar dinheiro com blog? É interessante lembrar que a paixão por si só não basta para iniciar um negócio lucrativo. É preciso que haja demanda para aquele mercado. 

Ou seja, pessoas que queiram comprar um produto ou adquirir um serviço. Para monetizar o blog, isso é possível pelo menos das seguintes formas:

  • ao vender seu próprio produto;
  • vender o seu serviço;
  • vender produtos que não são seus, por meio da afiliação;
  • ter ganhos com Adsense (o que é algo que requer prazos maiores em relação às opções anteriores).

Portanto, para entender como criar um blog de afiliados, vale ressaltar que, ao optar por um nicho, ele precisa ser lucrativo. 

Uma dica para verificar se um nicho tem potencial de lucro é fazer uma pesquisa no Google Trends.

Confira abaixo um exemplo. Digitei cinco opções de diferentes nichos e o gráfico do Google Trends mostra como é a procura por cada um nos últimos 12 meses. 

como criar um blog e ganhar dinheiro

Os nichos são, na ordem de maior para menor procura: desenho, casamento, pet, beleza e marketing digital. 

2 – Escolher produtos para se afiliar

Mesmo que você tenha um blog ou um bom número de seguidores nas redes sociais, suas palavras valerão muito pouco se as pessoas não confiarem em você, principalmente se você não divulgar um bom produto. 

Logo, você deve afiliar produtos de qualidade, nos quais confia, que já usou e testou, para não correr o risco de perder credibilidade e se mostrar incoerente aos olhos de quem te segue.

Se você resolveu aparecer e vai trabalhar nisso, certifique-se de promover os produtos certos. 

Para quem quer entender como criar um blog de afiliados, na Hotmart existem produtos aos quais você pode se afiliar nos mais diversos nichos. 

Porém, evite escolher muitos produtos para divulgar se eles forem concorrentes entre si. Você pode até divulgar mais de um produto, mas eles precisam ser complementares em vez de concorrentes. 

Os produtos que você vai promover no blog precisam também ser todos do mesmo nicho, para não confundir seu público.

Logo:

  • escolha um produto que você conhece e que já validou;
  • promova um produto adequado às suas habilidades;
  • avalie a temperatura do produto (produtos com temperatura menor que 30 graus na Hotmart vendem pouco);
  • verifique se o produtor disponibiliza materiais de divulgação para afiliados e se tem um bom suporte.

3 – Escolher um nome para o blog e registrar o domínio

Blog gratuito vale a pena?

Você pode estar em dúvida sobre: como fazer um blog gratuito? Na verdade, para conseguir monetizar o blog, o ideal é que não faça um blog grátis. 

É mais difícil o posicionamento no Google de blogs gratuitos e sem um domínio próprio. E, consequentemente, será mais difícil gerar tráfego. 

Portanto, você pode testar e criar um blog gratuito, mas depois você vai ter o trabalho para migrar o site para outro com domínio e hospedagem. 

Os custos são baixos para iniciar um blog, então não compensa começar um blog grátis se o seu objetivo é monetizar com programas de afiliados

Como criar um blog de afiliados: aparecer ou não aparecer?

Para começar um blog para vender produtos por afiliação, o mais recomendado é que você apareça, pois isso gera uma conexão maior entre você e o público. 

Dessa forma, as pessoas confiam mais em comprar de quem aparece, embora isso não seja um regra para todos os casos e seja possível vender sem aparecer. 

Se você for aparecer ao criar um blog, uma opção é utilizar seu próprio nome no domínio. Nesse caso, você é a própria marca.

Mas como criar um blog de afiliados sem usar o próprio nome? Eu preferi não utilizar meu nome porque ele é difícil de escrever e de lembrar. Por isso, optei por criar o nome de uma “marca”, embora eu apareça. 

Ao escolher o nome de uma marca, você pode colocar alguma promessa no nome, por exemplo, que tenha relação com o nicho ou com algum problema que a persona tenha.

Você pode fazer uma lista de palavras e fazer combinações para encontrar um nome interessante. Evite escolher um nome muito grande no domínio, pois pode confundir as pessoas.

Registrar o domínio

Então, como fazer um blog? Depois de definir o nome, a próxima etapa é registrar o domínio, que é o nome que vai aparecer na URL. 

Se você optar por uma hospedagem Hostgator, que é a que eu uso e recomendo, você ganha um domínio gratuito por um ano. 

Será preciso apenas verificar se aquele nome que você escolheu já existe. Ou seja, se outra pessoa já registrou aquele domínio. 

Vá em “Domínios” na Hostgator, a exemplo da tela abaixo, e verifique se já existe:

como criar um blog para postar textos

4 – Escolher um serviço de hospedagem

Vamos ver a próxima etapa de como criar um blog de afiliados. Como criar um blog para divulgação?

A hospedagem é um espaço no qual você pode criar seus próprios sites. Ou seja, não basta ter um domínio, pois é preciso um servidor para hospedá-lo.

Confira alguns planos com 45% de desconto se você optar pela hospedagem da Hostgator com a minha indicação:

como criar um blog de afiliados

Ao contratar uma hospedagem, você poderá criar e-mail profissionais, além de configurar um domínio seguro (https), DNS e a integração ao Cloudflare.

Vale lembrar que não é necessário entender o html para criar o site ou blog. 

Quer saber como criar um site de afiliados Hotmart? Para escolher um bom serviço de hospedagem, você deve considerar ao menos esses fatores:

  • Rapidez: uma boa hospedagem deve ser rápida e responsiva.
  • Escalabilidade: se o seu negócio ainda está no início, você provavelmente não precisará de uma hospedagem que ofereça espaço ilimitado e vários domínios, mas essas opções podem ser necessárias no futuro.
  • Segurança: requisito fundamental, que inclui certificado SSL, https e possibilidade de backups diários automáticos.
  • Suporte: é indispensável ter um bom suporte para resolver problemas técnicos. Na Hostgator o suporte é 24 horas todos os dias da semana.  

5 – Configurar o tema do blog

Este é outro tópico relevante para entendermos como criar um blog de afiliados.

O tema do blog, ou template, é um dispositivo que oferece a possibilidade de escolher, alterar, modificar e personalizar o layout do seu blog sem que você precise entender a linguagem de programação. 

É como se fosse o esqueleto do site sobre o qual é construído tudo o que vai compor a página. Por exemplo, a disposição dos elementos, menus, páginas, postagens, configuração das cores e toda aparência do site. 

6 – Escolher os plugins

Nessa etapa de como criar um blog de afiliados, você precisa utilizar alguns plugins que vão facilitar o desempenho de diversas atividades do blog. 

Os plugins permitem que você otimize várias tarefas do site sem precisar entender de linguagem html e sem ser um especialista em TI. 

Eles ficam disponíveis em uma “biblioteca de plugins” no WordPress. Ao digitar o nome que está procurando, você pode ativá-lo em seu site.

como montar um blog para ganhar dinheiro

Inclusive, neste artigo falo com mais detalhes sobre alguns plugins muito úteis para quem possui blog em WordPress e deseja vender como afiliado.

Entre eles, o plugin de formulário de contato, o Yoast SEO, o Super Links, o Updraftplus, entre outros. 

Uma dica bastante útil é que, quando estiver configurando o blog, antes de colocá-lo no ar, você pode usar um plugin para que apareça a mensagem “site em construção”, em vez de deixar o site no ar e incompleto enquanto faz as configurações. 

7 – Organizar as páginas principais, os menus e as categorias

Páginas e menus: como criar um blog de afiliados

Depois de instalar o template, defina o que vai aparecer no menu principal, na parte superior do site, no rodapé e na barra lateral. 

Quer saber como criar um blog de afiliados na prática? Isso inclui criar a página Sobre, Políticas de Privacidade e Termos de uso, produtos que você indica, ferramentas, materiais gratuitos e página de bônus.

As páginas de Políticas e Termos podem ser criadas em poucos minutos com o plugin RGPD. Não é preciso pagar assinaturas recorrentes do plugin, você adquire apenas uma vez e o acesso é vitalício.

Existem geradores gratuitos também online, mas eles não incluem todas as diretrizes das atualizações das leis de proteção de dados.  

Logotipo

Outro ponto relevante é incluir a sua logo que aparecerá na parte superior do blog.

Se não quiser contratar um designer, pode criar sua própria logo no Canva. Mas você deve usar apenas fontes, linhas e formas básicas em um logotipo feito no Canva.

A logo do meu site, por exemplo, fui eu quem fiz utilizando apenas fontes, linhas e formas básicas. 

Se você perceber, o crachá tem retângulos, círculos e linhas. O círculo pontilhado em volta da logo eu fiz também com uma caixa de texto. Repeti o ponto final (.) várias vezes e utilizei o recurso para curvar até formar um círculo. 

Ou seja, até existe esse item pronto no Canva (círculo pontilhado), mas optei por fazer o próprio círculo, porque existem certas restrições para utilizar este elemento em uma logo.

Widgets

Para saber como criar um blog de afiliados da forma correta, você também precisa configurar os widgets.

Veja abaixo como os widgets aparecem na tela, eles são simples de organizar e você pode arrastar e soltar para o local em que você quer que apareçam no blog:

como criar um blog e ganhar dinheiro

Categorias

Além disso, você precisa também criar as categorias do blog que vão compor a linha editorial. Cada vez que você posta um artigo, existe a opção para criar categorias. 

Por exemplo, algumas categorias do meu blog são Afiliados, Canva, Dicas de blog, Empreendedorismo, entre outras. 

como criar um blog para vendas de produtos

8 – Integrar o blog ao serviço de e-mail

A próxima etapa é configurar alguns dispositivos do blog ao e-mail marketing. Por exemplo, newsletters e iscas digitais (e-books, checklists e outros). 

Quando um visitante do seu site digita o e-mail para baixar um material gratuito ou para receber as atualizações do blog, ele se torna um lead, ou um potencial cliente.

Então, você cria uma única vez uma sequência de e-mails automáticos e cada vez que o lead baixar um e-book receberá esses e-mails pré-configurados.

Além disso, você pode enviar e-mails pontuais de acordo com a necessidade, com a opção Broadcast, no caso da Leadlovers. A Leadlovers é a melhor ferramenta de e-mail marketing para empreendedores. Para conhecer os planos, clique aqui

Ainda para quem deseja saber como criar um blog de afiliados, ao contratar um serviço de e-mail você não fica refém, por exemplo, de possíveis vulnerabilidades nas redes sociais ou no Telegram, que é uma mídia gratuita na qual você também pode construir listas de leads.

Além da Leadlovers, que é uma ferramenta paga, existem também ferramentas de e-mail marketing grátis com menos recursos, mas que funcionam também, como a Mail Relay. 

O e-mail marketing permite enviar mensagens para conquistar novos clientes ou reter os existentes. 

Com isso, você pode focar na comunicação um a um de modo automático e captar a atenção do usuário para seus produtos ou serviços. 

Todas as pessoas acessam o e-mail ao menos uma vez ao dia, então essa é uma estratégia bastante eficaz para fazer com que o lead se lembre de você, da sua marca ou empresa ao longo do tempo.

9 – Escrever conteúdos 

Este tópico é um dos mais relevantes para quer está em dúvida sobre como criar um blog de afiliados. 

Afinal, é com o conteúdo que você vai atrair pessoas, certo? Você não deve apenas divulgar um link para ganhar dinheiro em qualquer mídia sem uma estratégia definida. 

Muitos afiliados iniciantes não sabem disso e acreditam que vão vender apenas colocando links de afiliados em grupos do Facebook. 

Portanto, não faça isso, pois você não vai conseguir fazer vendas dessa forma e ainda pode ser banido do grupo ou ter a afiliação cancelada.

Por sua vez, o marketing de conteúdo é uma parte indispensável de qualquer estratégia de marketing. 

A criação de conteúdo, seja em blogs ou em outras mídias, permite que você adquira sempre novos clientes. 

Você pode postar artigos de blog uma vez por semana ou a cada quinze dias, o importante é ter constância.

E, durante a semana, o ideal é que se dedique ao SEO ao menos quinze minutos ou meia hora por dia, para melhorar as métricas do seu blog ao longo do tempo e conseguir mais tráfego e vendas.

E, por fim , o recomendado é que um artigo de blog tenha no mínimo 1500 palavras. Dessa forma, você conseguirá gerar mais autoridade com seus conteúdos, principalmente se você for pouco conhecido online.

Mas para posicionar artigos no Google não necessariamente você precisa escrever um artigo longo. 

Você consegue posicionar até um artigo de 600 palavras, mas isso vai depender de diversos fatores, como a dificuldade daquela palavra-chave, a concorrência, o volume de busca, entre outros. 

Conclusão: como criar um blog de afiliados

Vimos até aqui como criar um blog de afiliados para que você construa sua marca e possa monetizar com os produtos que divulga. 

Então, agora você já sabe como como criar um blog para postar textos, sua jornada ou para ajudar outras pessoas com seu conteúdo.

O passo a passo pode parecer complicado, mas você consegue criar um site e um blog em poucos dias. 

Vale lembrar que as vendas no marketing de afiliados acontecem principalmente devido à conexão que você gera com a persona. E isso é possível por meio dos seus conteúdos, não apenas em blogs, mas também nas redes sociais.

No caso dos blogs, as vendas ocorrem também ao utilizar estratégias de SEO. Por exemplo, ao vender produtos para pessoas que já possuem consciência do produto e já estão na fase de compra. 

É o que acontece ao promover produtos para o fundo de funil, por exemplo. Para saber mais sobre essas fases da jornada do cliente, leia este artigo

Leia também: Fórmula Negócio Online é bom? Vale a pena? É confiável?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
  • Jonathan
    junho 30, 2022

    Soraya, parabéns pelo artigo, sem dúvidas esse foi o melhor que já encontrei até agora. Vou seguir todas as suas dicas. Gostei muito do seu blog, qual tema você usa?

    • Soraya Utsumi
      julho 1, 2022

      Olá, muito obrigada!
      O tema que eu uso é o Épico, se quiser conhecer está disponível na barra lateral do site =)