Por que criar um blog pessoal ou profissional? 7 motivos para começar!
Hoje vou falar sobre por que criar um blog pessoal ou profissional. Se você nunca viu antes nenhum motivo para ter uma presença digital por meio deste instrumento de ideias, leia este post até o final.
Qual é a finalidade de um blog? Escrever é uma maneira de se comunicar, mas é muito mais que isso. Você coloca seus conhecimentos no papel e a interligação de frases e ideias pode ter diferentes fins.
Pode ser apenas um hobby para se livrar de preocupações e registrar uma espécie de diário. Uma forma de terapia para ter maior clareza sobre seus pensamentos.
Pode ser para aprimorar o marketing pessoal para objetivos profissionais. Outro ponto é: “educar” seu público, para que conheça o seu negócio, de modo a aumentar o número de clientes.
E pode ser também para buscar formas de monetização online. Então, confira a lista de 7 razões para criar um blog.
Sumário do post
Entenda por que criar um blog pessoal ou profissional
1. Melhorar as habilidades de escrita
Ao registrar o que você pensa, você não publicará suas ideias aleatoriamente. Será preciso praticar suas habilidades de escrita para que seja não apenas inteligível, mas para que seu leitor queira ler seu texto até o fim.
É claro que você pode escrever aleatoriamente se sua intenção está no cosmo da poesia, da prosa poética, das digressões ou dos fluxos de consciência. Todavia, mesmo nesses casos é preciso “polir” as ideias.
Existem técnicas para se escrever de modo aleatório. Fazer um brainstorm, esboços, não censurar o pensamento. Mas depois você precisará organizar essas ideias de forma coesa e interessante para os leitores.
Thomas Mann disse: “O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever”.
É verdade, e apenas com a prática é que se melhora a aptidão para a escrita. Nessa linha, ter um espaço seu na web para reservar suas ideias o incentivará incrivelmente nesse sentido.
Você não precisa ter nascido com um talento nato para a escrita, nem ser um expert para escrever.
Por que criar um blog pessoal ou profissional, então? Tornar-se um escritor melhor trará benefícios que podem ser pessoais ou profissionais, mesmo que você se dedique apenas nas horas vagas.
Além disso, você poderá se conhecer melhor, saber quais são suas aspirações, o que quer ser ou o que quer alcançar. Diversos aspectos da sua vida se tornam mais tangíveis quando são registrados.
Você também poderá se aprofundar em temas do seu interesse e ampliar seus conhecimentos.
Mesmo que você pense “não tenho nada para dizer”, na verdade pode ser apenas uma manifestação de bloqueio criativo porque você não descobriu ainda o que tem a dizer.
2. Tornar-se mais confiante
O blog é uma ótima ferramenta para introvertidos, ao contrário do que se possa pensar. Por essa razão, escrever é uma forma de se sentir mais confiante e de não aprisionar os pensamentos.
No seu blog você será o centro das atenções e é uma oportunidade inestimável para exercitar sua “exposição” sem se sentir constrangido, que é uma preocupação de muitos introvertidos.
Outras pessoas lerão o que você pensa e o conhecerão melhor. Portanto, é um modo também de se conectar com essas pessoas e esse é um ponto importante de por que criar um blog pessoal ou profissional.
3. Inspirar outras pessoas
Pode ser que sua preocupação não seja apenas de como criar um blog para ganhar dinheiro. Nesse sentido, por meio do blog, você pode se encontrar e ter mais qualidade de vida emocional. E, além disso, ele permite que você inspire outras pessoas.
Quando você escreve um conteúdo que de alguma forma ajuda alguém, você será lembrado e contribuirá positivamente para a experiência daquela pessoa que ajudou.
Por isso é importante sempre pensar no leitor ao escrever. Se ele se identificar com você ou com o que você diz, retornará outras vezes para saber o que você tem a dizer.
Seja para se inspirar, ter novas ideias, aprender ou ter uma nova perspectiva, a verdade é que o diálogo que se estabelece não é apenas unilateral.
Mesmo que você não perceba, a comunicação que você transmite pode contribuir positivamente para a vida de muitas outras pessoas.
Ou seja, o blog não muda apenas sua vida. Pode mudar a vida do leitor se você se preocupa em acrescentar algo na vida de alguém.
4. Possibilidades gratuitas
Como criar um blog grátis? Você não precisa necessariamente saber como criar um blog com domínio e hospedagem para poder registrar suas ideias.
Existem opções gratuitas, como: Medium, Blogger, WordPress, Tumblr e outros.
Os blogs gratuitos reúnem uma ampla comunidade de escritores e de blogueiros e funcionam muito bem .
E como criar um blog pessoal de sucesso? Antes de tudo, você precisa entender quem é seu público.
5. Marketing pessoal
Criar um blog, por que é necessário? Esse tópico pode parecer desinteressante para algumas pessoas, mas o marketing pessoal, ou personal branding, é um mecanismo poderoso para quem deseja ser encontrado. E a internet é um espaço amplo de possibilidades nesse sentido.
Por que criar um blog nesse contexto? Um blog pode ajudá-lo a encontrar clientes, fechar contratos e ter perspectivas profissionais mais amplas. Você ganhará notoriedade e se destacará de diversas formas.
Algumas pessoas podem pensar que isso é algo supérfluo e impessoal, mas diversos especialistas apontam para outro tipo de entendimento.
A sua marca pessoal é única, cada pessoa tem uma personalidade, diferentes valores e talentos. A tendência é que você sempre cresça profissionalmente com um blog, qualquer que seja sua área de atuação.
Desde que coloquei este site no ar, em março deste ano, já recebi pelo menos três propostas de emprego (CLT) na minha área.
Então, aquela frase dos Strokes “I wanna be forgotten and I don´t wanna be reminded” não se aplica aqui! Nada contra a banda, que já ouvi bastante.
6. Atrair clientes
A sua dúvida de por que criar um blog pode ser respondida a partir de um fator primordial no caso de empresas: atrair clientes.
Nesse quesito, o blog é um instrumento mais que consolidado de atração de leads. Então, o foco não é exercitar suas habilidades de escrita ou de expressão pessoal.
Até porque você não precisará escrever seus próprios textos e poderá contratar outras pessoas para essa tarefa.
A ideia é atrair pessoas para sua empresa por meio de conteúdos que esclareçam as dúvidas do público. Ou seja, o ajudem a compreender melhor um problema e como solucioná-lo. Então, você será a solução para o problema.
Por meio de conteúdo direcionado ao seu público em um blog, mais pessoas encontrarão seu negócio.
E sua empresa será vista com maior credibilidade também, ao demonstrar pela presença digital que está atualizada nos temas de sua área de atuação.
Existem estratégias específicas e voltadas apenas para conversão, que é o caso de mini sites, por exemplo, de lojas virtuais focadas em SEO e de empresas que prestam serviços nos mais diversos nichos de mercado.
Por que criar um blog para empresas então? As empresas cada vez mais incluem o blog em suas estratégias.
Ou seja, não apenas divulgam os produtos com os preços, pois querem se diferenciar no mercado e sabem que podem atrair e reter o público por meio do blog.
Uma dúvida que pode surgir é: qual o melhor nicho para criar um blog? Leia este artigo para saber de alguns nichos relevantes atualmente.
7. Monetizar
Como criar um blog e ganhar dinheiro? Outro motivo que leva as pessoas a terem um blog é monetizá-lo. Você pode vender cursos, fazer indicações por meio do mercado de afiliados, se dedicar a atrair tráfego.
Para monetizar, é interessante que você pesquise desde o início como criar um blog e ganhar dinheiro com Adsense e outras formas de monetização.
Muitas pessoas não levam isso a sério, acreditam que o blog é “coisa do passado” e que não é possível gerar renda com blog.
Porém, os blogs estão mais vivos que nunca. São milhões de pessoas que os acessam para diferentes finalidades todos os dias.
Em suma, este tópico apresenta um ótimo motivo sobre por que criar um blog. Ter um hobby e ainda ganhar dinheiro.
Tipos de posts
Independentemente de você ser um blogueiro iniciante ou veterano, vão surgir momentos de bloqueio criativo. Para contornar isso, existem modelos de posts de blog que facilitam o processo.
Veja então alguns tipos de posts que servem como dicas para criar um blog de sucesso.
Listas
As listas são bastante conhecidas e propagadas no ambiente virtual. Elas são excelentes para passar as informações de forma simples e inteligível.
Muitas pessoas não têm tempo ou vontade de ler na internet apenas um bloco enorme de texto sem subdivisões. Ou sem tópicos específicos que vão direto a certos pontos que elas buscam.
É muito comum que as pessoas façam apenas uma leitura dinâmica e se atentem por mais tempo em um ponto ou outro do texto.
Ou seja, as pessoas gostam de ler listas. Por que não utilizá-las?
“Como fazer” e “Por que”
São inúmeras as pessoas que buscam no Google termos relacionados a “como fazer alguma coisa”.
Responder a perguntas iniciadas com “por que” também é bem recorrente, como é o caso deste post: “ Por que criar um blog pessoal ou profissional?”.
Pensando nisso, você pode ter a resposta para a dúvida dessa pessoa. Então, esse tipo de post é muito utilizado.
Conteúdo educativo
Os conteúdos educativos têm por objetivo oferecer informações mais aprofundadas sobre determinado assunto.
Vale mencionar que os usuários de internet buscam se instruir gratuitamente nessa rede. Isso também vale para os casos em que alguém deseja comprar certo produto, mas quer entender melhor do que se trata.
Leia também: 18 ferramentas de produtividade gratuitas para redação online
Dicas e checklists
Este tipo de post traz pontos de uma lista que a pessoa poderá verificar para realizar determinada tarefa. Eles são muito válidos para que a pessoa tenha uma referência a seguir.
Tutoriais
Os tutoriais indicam o passo a passo de como executar algo. Por exemplo, as etapas para configurar o Google Search Console, para fazer uma receita, para instalar um software. Eles costumam ter print screens ou vídeos para auxiliar o leitor.
Entrevistas
As entrevistas são excelentes para quem quer produzir algum conteúdo, mas não está com muito tempo para pesquisar e escrever sobre o tema.
Nesse sentido, sua tarefa será de encontrar uma pessoa relevante, um influenciador, um cliente ou um especialista, e formular as perguntas da entrevista.
Por que criar um blog pessoal ou profissional e fazer entrevistas? Este formato tem grande potencial de trazer tráfego para o seu site e de ser compartilhado.
As pessoas gostam de saber a opinião de pessoas relevantes, além de trazer mais credibilidade para seu blog.
Artigos virais
Os artigos virais são aqueles disseminados e compartilhados rapidamente por uma grande quantidade de internautas.
Em geral, eles tratam de um tema polêmico, são engraçados, têm um ponto de vista inusitado e criam conexão emocional.
Além disso, conteúdos com uma mensagem positiva tendem a ter melhor resposta que os de carga negativa.
Não é exatamente fácil escrever um artigo viral. É preciso ter criatividade e habilidades de persuasão.
Storytelling
Contar alguma história pessoal ajuda a criar grande empatia com o público e gera engajamento.
As pessoas podem se identificar completamente com o que você diz e vão querer conhecê-lo melhor. Isso pode resultar, inclusive, em ter leitores fiéis do seu blog.
É diferente da autopromoção. A ideia é envolver o público emocionalmente contando seu relato e não simplesmente se autopromover por algum feito.
Guest posts
Por que criar um blog pessoal ou profissional e produzir guest posts? O guest post é um artigo que você escreve para outro blog de nicho relacionado.
Eles são muito frequentes em estratégias de link building e para atrair tráfego para o seu blog. Você alcança uma nova audiência, amplia seu networking e melhora seus requisitos de posicionamento no Google.
Um ponto relevante é que é preciso saber como criar e divulgar um blog, para que seus artigos tenham maior alcance. E o guest post é uma das formas de divulgação.
Leia também: Como escolher um nome para o blog
Conclusão: por que criar um blog pessoal ou profissional?
Criar um blog traz amplas oportunidades para a sua vida. Pode ser na forma de amizades, de crescimento pessoal ou de retornos financeiros. Tenho certeza que ter um blog será a melhor decisão que você já tomou.
Já vimos por que criar um blog pessoal ou profissional, mas como criar um blog de sucesso? Essa é uma dúvida de blogueiras iniciantes, mas antes é preciso saber como criar o blog em si.
Na versão grátis, basta fazer o cadastro na plataforma e personalizá-lo do modo que achar melhor. Não é preciso entender programação.
E como criar um blog profissional? Nesse caso, você contrata um domínio e uma hospedagem. Há serviços bem baratos no mercado, com templates e plugins gratuitos. Sem a necessidade de entender de programação também.
Quanto custa criar um blog profissional? O plano mais barato da Hostgator custa R$ 11,69/mês. Aliás, se você tem dúvidas sobre qual a melhor plataforma para criar um blog, ela tem um suporte bem efetivo.
Já se sua dúvida é como criar um blog profissional e ganhar dinheiro, além do serviço de hospedagem, é interessante pesquisar também como criar anúncio do Adsense para um blog, para monetizar.
Leia também: Fórmula Negócio Online é bom? Funciona? Vale a pena?
Lucimar da Silva Moreira
maio 5, 2021Realmente o blog traz muitas oportunidades, o blog faz bem à pessoa, sou blogueira e adoro, ótimo o seu artigo parabéns, bjs.
tanai m
maio 6, 2021Eu gostei muito desse post, sou blogueira há muitos anos e meu blog já faz parte da minha história, através dele tenho conhecido pessoas maravilhosas e seus blogs incríveis. Tem sido gratificante ter um blog, bjus.
Andrea
maio 6, 2021Muito válidos os pontos citados, realmente um blog pode ajudar e muito na questão da escrita, que acaba levando também à leitura. Pode-se até não ganhar dinheiro, mas com certeza se terá um bom aprendizado.
Marcia
maio 6, 2021Criar um blog é uma forma de expressão ou comunicação. Porque criar um blog é realmente uma realidade que eu não estava vendo desta forma. obrigada pelo post.
Joana Darc
maio 6, 2021Oi
Eu já tive vários blogs, mas comecei para divulgar meus livros e com o tempo ele cresceu e abordou vários temas… Hoje não fico sem, parabéns pelo artigo
Isabel Gomes de Carvalho
maio 7, 2021Infelizmente ainda não conseguir ganhar nada financeiramente com o blog, mas mesmo assim ter um blog é enriquecedor, foi uma das melhores coisas que já fiz na vida. Tenho meu blog há 10 anos, e apesar de muitas dificuldades, ele ainda é uma forma que encontro para melhorar minha escrita e dividir meus pensamentos com tantas pessoas… Ter um blog é surreal!! <3
Beijos!!
https://bel-somostaojovens.blogspot.com/
Alécia Magalhães
maio 7, 2021Criei meu blog em 2014 e foi um excelente investimento. É maravilhoso ter oportunidade de criar conteúdo para ajudar as pessoas, excelente postagem a sua para quem está começando
Minda
maio 9, 2021Ótimo artigo, eu quando criei meu blog foi para fugir de uma depressão, depois veio a parte de monetização, eu aconselho quem não tem criar um, é bom demais … Não conhecia o site Medium.
Maísa Rodriguês
maio 9, 2021Tenho o meu desde 2015 e esse tipo de post me motiva a continuar, pois lembro de quão animada estava no começo.
Nadijane
maio 10, 2021Criei meu blog tem pouco mais de 1 mês, to amando a experiência. E espero que ele me de bons frutos.
Shady
maio 11, 2021Meu primeiro blog foi criado em 2012 e era sobre jogos que é algo que eu assisto competições nacionais e internacionais, e ainda jogo.
E hoje estou em um nicho totalmente diferente. Acho que se você for criar um blog pensando em um retorno financeiro a pessoa esta no lugar errado.
Atualmente esta bemm díficil .. triste
Ingrid Raggio
maio 11, 2021Eu super concordo. Eu tenho um e amo e nao me arrependo.
Thayza Fonseca
maio 13, 2021Olá!!
Achei seu post muito interessante e os pontos que mostrou bem amplos, ou seja, servem para todo mundo. Eu tenho um blog por hobby, prefiro não monetizar no momento, mas sei meu nicho e venho melhorando a cada novo post. Suas dicas são valiosas para quem pensa em começar ou em investir mais e transformar o hobby em um negócio.
Muito sucesso!
Beijos
Leitura Terapia
a miúda do campo
maio 16, 2021olá tudo bem,
bem são tudo dicas importantes para criar um blog já, mas se só vais criar um blog só porque sim, na minha opinião não vale a pena. cria sim um blog porque amas o que fazes e porque gostas, foi o que me levou a criar o meu blog porque amo e sou feliz e é parte do que sou.