O que é palavra-chave e por que é importante em SEO?
É importante entender o que é palavra-chave, ou keyword, devido ao papel relevante que desempenha em SEO (Search Engine Optimization), que é o conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca.
As keywords definem qual é o tema principal do conteúdo e, assim, estão presentes nos buscadores a partir da procura de usuários por diferentes tipos informação. Portanto, elas são responsáveis por trazer mais tráfego e visibilidade para o site, caso haja artigos com palavras-chave bem posicionadas.
Sumário do post
O que é palavra-chave em um texto?
Uma palavra-chave, no contexto do marketing digital, é um termo ou frase que as pessoas pesquisam nos motores de busca, a exemplo do Google. Ela pode ser composta de um ou mais termos.
Vamos ver um exemplo. Quando dizemos que a palavra-chave “o que é seo” tem volume de buscas igual a 5,4k, significa que tal quantidade de pessoas digitam por mês essa palavra-chave para solucionar a dúvida.
É possível saber quais keywords os usuários estão pesquisando em ferramentas como Answer the Public, Ubersuggest, Ahrefs e Semrush. Confira:
Nesse caso, a palavra-chave “o que é seo” tem um volume mensal de buscas de 5,4k, dificuldade de ranqueamento de 61%, CPC de R$ 0,50 e densidade competitiva de 0,17.
Para quem não sabe, a densidade competitiva varia de 0 a 1 e reflete o nível de concorrência entre anunciantes que usam a palavra-chave.
Além disso, você pode analisar na plataforma outras questões, como variações da palavra-chave, perguntas que as pessoas fazem e palavras relacionadas. Entenda:
A plataforma também disponibiliza dados sobre os sites que estão mais bem posicionados no Google para a palavra-chave, além de informar quantos backlinks cada site tem. Neste caso, a ferramenta utilizada foi a Semrush.
Se você pesquisar no Answer the Public, por exemplo, poderá ver os resultados em um círculo, em estilo de mapa mental, ou em listas:
Além das plataformas para pesquisa de keywords, você pode usar as próprias sugestões do Google para ver quais palavras-chaves estão em alta. Por exemplo, suponha que você queira escrever um artigo de blog sobre o livro do Selton Mello.
Se você digitar no Google “livro selton mello”, ele vai sugerir outras palavras-chave que você pode escolher para utilizar no conteúdo:
Palavras-chaves de cauda longa e curta: quais as diferenças?
As palavras-chave de cauda curta são termos mais genéricos, geralmente compostos por uma ou duas palavras. Já as palavras-chave de cauda longa são mais específicas e detalhadas, compostas por três ou mais palavras.
As de cauda curta costumam ter um volume de busca maior, mas também uma concorrência mais acirrada.
Isso significa que pode ser mais difícil posicionar o conteúdo nos primeiros resultados de busca para essas palavras-chave, já que há muitos outros sites disputando a mesma keyword.
No entanto, a depender do nicho, pode acontecer também de haver palavras de cauda curta com baixo volume de buscas.
Por outro lado, as palavras-chave de cauda longa tendem a ter um volume de busca menor e também uma concorrência menor.
Como escolher palavras-chave para o conteúdo?
Ao entender o que é palavra-chave, a escolha deve estar alinhada com as editorias e o nicho, além de ser condizente com o funil de vendas e os objetivos da criação de conteúdos.
Escolha as editorias
As editorias são categorias ou temas que organizam o conteúdo do blog. Elas facilitam a navegação e a busca por informações específicas. É importante considerar a relevância para o público-alvo, a coerência com a proposta do blog e a abrangência dos temas a serem abordados.
Além disso, as editorias devem ser pensadas de acordo com os objetivos de SEO. Assim, é possível criar um calendário editorial que distribua os temas. Essa organização facilita a posterior pesquisa de palavras-chave.
Defina os posts pilares
Além de saber o que é palavra-chave, é bom entender os “topic clusters”. Eles envolvem a organização do conteúdo em torno de um tópico central, pelo qual o post pilar será ligado a outros conteúdos (os satélites), por meio de links internos.
Essa abordagem permite a interconexão entre os posts e confere relevância ao tópico principal.
Defina os clusters
Os posts clusters, também chamados de conteúdos satélites, são peças de conteúdo que orbitam em torno de um conteúdo pilar, semelhante às luas que orbitam um planeta. O planeta Júpiter, por exemplo, tem 92 luas.
Trazendo a analogia para a produção de conteúdos para SEO, seria como se você criasse 92 conteúdos satélites com link para o artigo central ou pilar.
Assim, haverá uma rede de linkagem interna, o que é benéfico para o SEO. É bom ter uma planilha com as palavras-chaves dos posts pilares e clusters para não se perder nas estratégias de criação de conteúdos para SEO.
Para saber como escolher as palavras-chave certas, leia também este artigo.
Quais ferramentas podem ajudar na pesquisa de palavras-chave?
Agora que você já entendeu o que é palavra-chave, é importante saber onde pesquisar palavras-chave. Existem várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo. A maioria é gratuita e tem planos pagos com mais funcionalidades:
- Google Keyword Planner: ferramenta gratuita do Google Ads que permite pesquisar palavras-chave e obter insights sobre o volume de pesquisa e a concorrência; é necessário ter feito algum anúncio na plataforma para ter acesso aos dados.
- Semrush: uma das ferramentas mais completas ao lado da Ahrefs, apresenta palavra-chave principal, relacionadas, perguntas, volume de pesquisa, dificuldade de posicionamento, lacunas de palavras-chaves em relação aos concorrentes, entre outros recursos.
- Ahrefs: ferramenta completa que, além de mostrar dados sobre palavras-chave, é bem atualizada para a análise de backlinks.
- Backlinko Free Tool: ferramenta gratuita para encontrar palavras-chave relacionadas.
- Ubersuggest: desenvolvida por Neil Patel, é uma plataforma que permite fazer três verificações de palavras-chave por dia no plano gratuito; apresenta ideias de palavras-chave, volumes de pesquisa, dificuldade de classificação e análise de concorrência.
- Answer the Public: gera uma lista completa de perguntas sobre um tópico ou palavra-chave; a plataforma pertence ao Neil Patel (ele explica neste post no Linkedin por que comprou a ferramenta pelo valor de US$ 8,6 milhões).
Posso pesquisar palavras-chave no ChatGPT?
É possível utilizar o ChatGPT para ter ideias de palavras-chaves de topo, meio e fundo de funil, mas a ferramenta não é totalmente precisa.
Por exemplo, não apresenta o volume de pesquisa da keyword e, no caso de palavras-chave de cauda longa, fornece ideias de palavras-chave que não existem. Fiz alguns testes para chegar a essas conclusões.
Por exemplo, utilizei o prompt: liste 5 palavras-chave topo de funil sobre o tema SEO e diga qual é o volume de buscas de cada uma. A resposta foi a seguinte:
“Lamento, mas não tenho acesso em tempo real a dados específicos de volume de buscas para palavras-chave. Os volumes de buscas variam ao longo do tempo e dependem de fatores como região geográfica, tendências atuais e sazonalidade. No entanto, posso listar 5 palavras-chave de topo de funil comuns sobre o tema SEO:
Otimização de mecanismo de busca – volume de buscas varia
Estratégias de SEO – volume de buscas varia
Ferramentas de SEO – volume de buscas varia
Técnicas de SEO – volume de buscas varia
SEO para iniciantes – volume de buscas varia
Para obter o volume de buscas mais atualizado para cada uma dessas palavras-chave, recomendo utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs ou Ubersuggest. Essas ferramentas podem fornecer estimativas do volume mensal de buscas para palavras-chave específicas”.
Ou seja, a própria IA sugere que o usuário utilize ferramentas específicas, como as mencionadas. Essa resposta foi obtida no dia 22 de março de 2024, pode ser que futuramente o ChatGPT aprimore o fornecimento desse tipo de informação.
Utilizei também o prompt: liste 5 palavras-chave de cauda longa sobre o tema SEO. Nesse caso, as sugestões apresentadas pelo ChatGPT não existem. Pesquisei no Semrush e elas não têm volume de busca. São as seguintes:
Como otimizar um site para SEO local
Melhores estratégias de SEO para pequenas empresas
Importância da pesquisa de palavras-chave para SEO
Como fazer SEO para blog posts de alto desempenho
Dicas avançadas de SEO para e-commerce
Porém, a partir das ideias de cauda longa geradas é possível descobrir keywords, como “SEO local”,“como fazer SEO”, “SEO para e-commerce” etc.
Ou você pode pedir no comando para a IA apresentar keywords de cauda curta, ainda que seja necessário verificar em outras ferramentas se existe volume de buscas.
Por que a palavra-chave é importante?
As palavras-chave desempenham um papel relevante no marketing digital, especialmente ao direcionar o tráfego para um site e ao influenciar a jornada do cliente.
Elas são selecionadas com base nas diferentes etapas do funil de vendas, que incluem o topo, meio e fundo, e são essenciais para aumentar as conversões. No topo do funil, os usuários estão descobrindo o interesse por algum tema. Nessa fase, palavras-chave mais genéricas são eficazes, pois têm um maior volume de busca.
No meio do funil, os usuários estão considerando e avaliando opções. Assim, usam-se palavras-chave mais direcionadas. Já no fundo do funil, os usuários estão prontos para tomar uma decisão de compra ou outro objetivo de conversão. Nessa etapa, as palavras-chave devem ser altamente específicas.
Ao compreender as necessidades e intenções do público em cada estágio do funil, é possível criar conteúdos otimizados que atendam às demandas do negócio.
Como usar palavras-chave no conteúdo?
Para usar palavras-chaves no conteúdo, você pode seguir esses passos:
- inclua palavras-chave no título do post e na URL;
- insira palavras-chave de forma natural no conteúdo;
- utilize sinônimos e variações das palavras-chave;
- distribua keywords nas heading tags;
- otimize as meta descriptions com a palavra-chave;
- utilize as palavras-chave em tags de imagem (alt text);
- use keywords no texto âncora dos links internos;
- considere a intenção do usuário ao escolher palavras-chave no conteúdo;
- utilize palavras-chave de cauda longa para segmentar um público mais específico;
- inclua palavras-chave de cauda curta e alto volume para aumentar o tráfego.
Como monitorar o desempenho das palavras-chave?
Para monitorar o desempenho das palavras-chave e ajustar estratégias, vale a pena se atentar a algumas questões. Entenda:
- utilize ferramentas de análise de palavras-chave como Google Analytics, Google Search Console e Semrush;
- acompanhe as posições das palavras-chave nos resultados de busca periodicamente;
- analise a quantidade de tráfego orgânico gerado por cada palavra-chave;
- verifique a taxa de cliques, ou CTR;
- observe a concorrência;
- analise as tendências sazonais;
- utilize ferramentas de monitoramento de backlinks;
- otimize conteúdos que estão na segunda página do Google, para melhorar posições.
Por que evitar o keyword stuffing?
O keyword stuffing envolve o uso excessivo de palavras-chave em um conteúdo, com o objetivo de manipular os mecanismos e tentar melhorar o ranqueamento. Essa técnica é considerada uma prática de “black hat”, criando conteúdo de baixa qualidade, além de dificultar a leitura e de prejudicar a experiência na página.
Por sua vez, é recomendado utilizar sinônimos e variações das palavras-chave para enriquecer o conteúdo. Além disso, buscar uma densidade de palavras-chave natural e coerente no contexto é essencial, para priorizar a relevância em vez da quantidade.
Agora você já sabe o que é palavra-chave e como funciona! Se você precisa de uma redatora SEO, preencha este formulário!
Conheça também o curso: