Como aprender a digitar bem mais rápido

ARTIGO CONVIDADO

Umas das áreas que muitos estão buscando no momento é a de digitação, por alguns motivos. Uma delas é a questão de trabalho, porque sabendo realizar essa função é mais uma porta que pode estar sendo aberta.

Outro motivo é a necessidade acadêmica, em que muitas das vezes será exigido algo escrito, então com uma boa digitação o tempo é mais bem agilizado, fazendo com que sejam realizadas mais rápido algumas tarefas.

Fazer cursos online é muito bom para você ter um aprendizado que possa oferecer uma evolução surpreendente nessa área da informática.

Mas vamos olhar algumas dicas interessantes.

Como aprender a digitar bem mais rápido

A quantidade de pessoas que estão fazendo algum curso relacionado a uma determinada matéria da informática é muito grande. Como nas áreas de tecnologia, que teve uma estimativa em 2020 de 4% de alta e uns 7% na área de TI.

A digitação está incluída em muitos desses cursos e, por isso, a pessoa se forma com uma bagagem muito grande com esse conhecimento.

Então você tem algumas dicas importantes com relação a digitar mais rápido.

Usar todos os dedos

Você pode fazer um teste de digitação em algum site para saber qual está sendo o seu nível, dessa forma poderá saber o quanto evoluiu depois do treinamento.

Esse ponto é o mais importante para  quem deseja aprender a digitar mais rápido, embora pareça ser uma tarefa muito complicada, ela pode ser aprendida.

Muitos possuem o vício de passar a mão por todo o teclado quando digita, e isso não é bom, porque atrasa todo o processo, além disso pode sobrecarregar alguns dedos por não utilizar os outros.

Isso também faz cansar as mãos, que ficam passando por todo o teclado. Dessa forma, os erros são mais comuns.

Umas das maneiras de fazer com que a mão fique bem posicionada para começar a digitação é colocar os dedos indicadores sobre as teclas F e J, pois assim eles ficam numa região centralizada.

Essas duas letras possuem uma pequena elevação como uma bolinha ou uma risquinha. Assim que você colocar os dedos indicadores nessas letras coloque o restante dos dedos em cada um dos vizinhos dessa mesma linha, ou seja, A, S, D, F e J, K, L, Ç.

Com essa base você pode sempre se localizar sem precisar olhar o teclado.

Ter uma boa postura 

Quando você inicia uma aula de digitação é importante preparar o ambiente para que tudo aconteça de modo mais rápido, por isso é necessário que se tenha uma boa postura, tendo uma mesa e algum acento de modo que você fique alinhado.

A cadeira, ou de preferência uma boa poltrona, poderá ajudar você de um jeito melhor. Seu computador deve sempre estar numa mesa e não em seu colo, porque você terá problemas depois de muito tempo sentado numa má posição.

É importante que os pulsos estejam no mesmo nível do teclado, as costas devem estar retas, bem posicionadas no assento, as pernas devem estar firmes no chão.

Você deve evitar olhar para o teclado, centralizando somente na tela, em um bom alinhamento que esteja no máximo a 70 cm da tela.

Nesse processo evite ficar curvado porque isso não será bom para sua coluna e afetará os resultados de aprendizado. Além do mais, essa má postura retardará o seu ritmo, diminuindo o processo.

Antes de começar o processo de treino, tente memorizar onde fica cada tecla, assim será melhor para digitar sem olhar.

Digitação na prática

Usando aquela maneira de posicionar os dedos que já foi apresentada, faça o seguinte:

  • Digite várias vezes o F e J sem ver, no word, logo depois faça uma sequência alternando, uma hora aperta de uma ou três vezes uma tecla e depois a outra.
  • Depois faça a mesma coisa com a tecla de D e K, S e L, A e Ç.
  • Quando fizer o exercício com cada par, com os dedos somente nas teclas respectivas, comece a estender sempre para uma tecla a mais.
  • Faça a mesma coisa com a fileira de baixo e as de cima.
  • Depois de tudo isso, comece a fazer várias combinações de teclagem.
  • Faça o exercício para que você dedilhe cada uma das teclas da mão direita e logo em seguida aperte o espaço com o polegar da mão esquerda. Repita várias vezes.
  • Depois faça o procedimento anterior com os dedos da mão esquerda e polegar direito no espaço. Repita por várias vezes.

Você notará que esse exercício da lista deixará você mais rápido, mesmo que ainda não consiga parar de olhar para o teclado.

Ficar de olho na tela

Enquanto você faz todo esse processo, não desgrude os olhos da tela, para que assim o seu cérebro se acostume em digitar sem olhar o teclado. Mesmo que você fique mais devagar, continue a olhar, depois isso será mais natural.

Comece todo esse procedimento de modo devagar e deixe que o progresso venha aos poucos.

Tente dizer as letras das teclas tocando em cada uma delas, dessa forma quando você olhar para a tela e poderá digitar melhor.

Esses detalhes sendo seguidos farão a diferença entre o aprendizado mais rápido ou mais demorado. Lembre-se que o seu cérebro tende a se acostumar com todo o processo.

Veja algumas dicas em forma de lista:

  • Treine usando aplicativos.
  • Conheça todo o seu teclado.
  • Diga o nome das teclas em voz alta e com os olhos fechados.
  • Acompanhe a sua velocidade.
  • Persista em não olhar para as mãos.
  • Pratique por uma hora ou no mínimo 30 minutos os exercícios.
  • Pratique digitando algum documento por pelo menos 20 minutos.
  • Use jogos que ajudam na digitação.

Conclusão

Aprender a digitar é muito importante hoje em dia porque é uma necessidade no mercado. Se usar todos os dedos, tendo uma boa memorização das teclas, adequada postura ao sentar e estar em um ambiente agradável, tudo vai ajudar no resultado mais rápido.

A insistência mesmo diante das dificuldades iniciais será muito importante para que o treinamento possa valer a pena.

Além de aplicativos que podem ser usados no aprendizado, um curso de digitação online é muito bom para chegar a um ótimo resultado. Invista e tenha sucesso.

Gostou do conteúdo aqui apresentado? Qualquer dúvida estamos aqui para esclarecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, no qual você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário