O que é marketing ágil e quais são os benefícios?
ARTIGO CONVIDADO
Até recentemente, organizações de sucesso eram as mais estáveis e capazes de criar e manter relacionamentos consolidados no mercado.
Mas hoje tudo mudou, o contexto em que atuamos está em constante evolução, com níveis cada vez maiores de complexidade para gerenciar, e os paradigmas tradicionais não funcionam mais.
Felizmente, o marketing ágil é a chave para fazer o marketing funcionar nesse clima volátil. Mas o que é marketing ágil realmente? Marketing ágil é apenas ser mais rápido, ter poucos profissionais de marketing e trabalhar sem o demorado planejamento estratégico?
Nada mais longe da realidade!
Sumário do post
Definição: O que realmente é marketing ágil
Marketing ágil é uma abordagem iterativa e mensurável que você pode aplicar às fases de análise, planejamento e execução das estratégias de marketing e vendas com o objetivo de:
- Melhorar a colaboração entre os membros da equipe e todas as outras partes interessadas organizacionais.
- Aperfeiçoar a qualidade das atividades realizadas.
- Produzir ativos de valor para os clientes.
- Focar as equipes no cliente interno e externo para satisfazer as suas necessidades em tempo determinado e de forma eficaz.
Diferença entre marketing tradicional e marketing ágil
Existe uma diferença entre o marketing ágil e o marketing tradicional? De fato sim!
A maior diferença entre os modelos de marketing ágil e tradicional é justamente a metodologia de gerenciamento de projetos.
Comparado ao marketing tradicional organizado e de acordo com uma lógica de design em “cascata” das fases de trabalho, o marketing ágil enfatiza lançamentos frequentes e incrementais, equipes multifuncionais e autogerenciadas, planejamento adaptativo, experimentação contínua e, acima de tudo, um compromisso incessante com a satisfação do cliente.
Não é um tipo de marketing como o marketing digital ou marketing de mídia social, mas sim uma abordagem para os profissionais de marketing organizarem o trabalho diário, em que as equipes desenvolvem coletivamente projetos de alto valor nos quais concentram seus esforços diários.
Qual é o maior benefício do ágil no marketing?
A abordagem ágil no marketing permite que a organização responda não só de forma eficaz, mas também com extrema rapidez aos desafios do contexto em que está inserida.
Graças ao marketing ágil, as pessoas são livres para explorar e encontrar maneiras completamente novas de atingir os objetivos do cliente e do negócio, essa técnica permite:
- Responder rapidamente às mudanças do mercado.
- Produzir soluções rápidas que podem ser testadas e otimizadas ao longo do tempo.
- Tentar estratégias e repetir as que são bem sucedidas.
- Usar entradas de outras funções para aumentar o valor das iniciativas de marketing.
- Justificar as escolhas em iniciativas e projetos com dados concretos.
A longo prazo, o marketing ágil ajuda as equipes de marketing de todos os tamanhos a serem mais eficientes, construir relacionamentos lucrativos com os clientes e aumentar a integração com todas as equipes da empresa, é possível ver um exemplo no site 22Bet bonus.
Mas isso realmente funciona?
Você é um profissional de marketing e quer saber como funciona, como você realmente implementar essas definições em um departamento de marketing real?
Que bom, aqui você encontra as informações para entender o que é o marketing ágil e quais são seus benefícios.
O que é uma abordagem ágil para marketing?
Dado que cada organização é única e pode ter diferentes motivos para adotar o marketing ágil, no entanto, existem alguns recursos importantes na implementação.
Na verdade, se algum desses elementos estiver faltando em sua equipe de marketing, talvez você queira dar uma boa olhada em sua organização e ver se você é realmente ágil ou apenas precisa dar outro nome à sua empresa.
– Mudança de mentalidade
Os profissionais de marketing de uma equipe ágil realmente pensam sobre seu trabalho de maneira diferente.
Respeito, colaboração, aprendizado e melhoria contínua, autogestão, foco no valor criado para o cliente e capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças são características distintivas da mentalidade ágil.
Essa mentalidade é fundamental para equipes de alto desempenho, que, por sua vez, agregam valor extraordinário ao cliente.
– Liderança
Todos aqueles que exercem uma função de liderança agem de maneira diferente em uma equipe de marketing ágil: eles estão focados em ajudar a equipe a ter sucesso, não em atingir as metas de negócios a qualquer custo.
Ao mesmo tempo, as pessoas de uma equipe ágil também se comportam de maneira diferente, sempre procurando novas maneiras de unir forças e trabalhar com mais eficiência.
Brigas internas, ciúmes e inveja ou traição não são tolerados em uma equipe de marketing ágil, onde as pessoas são incentivadas a se expressar e colaborar em segurança psicológica.
– O marketing ágil é orientado por dados
As equipes de marketing ágil usam dados para orientar seus esforços, caso contrário, como saberiam se seus experimentos foram bem-sucedidos?
Eles garantem que todo o seu trabalho possa ser medido e contam com evidências empíricas para validar soluções e tomar decisões.
Como funciona uma equipe de marketing ágil
Experimentação, interação e pequenos lançamentos de conteúdo, abordagem orientada a dados: planos rígidos e de longo prazo, decisões baseadas no “gosto/desgosto” ou “sentimentos instintivos”.
Muitos pequenos experimentos que são lançados com frequência, e a equipe aplica os resultados dos experimentos para melhorar o resultado no próximo ciclo de trabalho – parece quase trivial, mas é o método adotado pelas equipes de marketing ágil.
As equipes utilizam Sprints (períodos curtos e limitados de trabalho intenso) para completar uma lista pré-definida de atividades que compõem os projetos.
Após cada Sprint, eles medem o impacto que suas atividades tiveram no mercado e, portanto, melhoram os resultados de forma contínua e incremental ao longo do tempo.