5 regras do marketing digital: Como se mover online

ARTIGO CONVIDADO

O Marketing Digital teve uma evolução extraordinária nos últimos vinte anos.

O marketing também constitui uma espécie de “anamnese” e isso é útil para entender para quais fronteiras estamos caminhando. Muitas pessoas pensam que o termo digital traz inovação ao conceito de marketing: na realidade, a inovação não é apenas uma questão de digital, e sim uma questão de cultura.

Uma empresa torna-se inovadora não só pela adoção de equipamentos de ponta, mas também (e sobretudo) pela mudança de mentalidade, configurando o trabalho e a organização de uma nova e mais eficiente forma.

1 – Estabeleça metas desafiadoras, claras e reais

Os objetivos do Marketing Digital são essencialmente três:

  • Adquirir novos nomes (leads) e prospects (interessados ​​em sua oferta).
  • Converter esses leads em clientes, levando-os a comprar o seu produto.
  • Levar os compradores a elevar o número de compras, para permitir mais volume de negócios.

Focar em alvos e objetivos significa ter uma visão clara e nítida sobre o assunto e “focar na luz certa”. Cada estratégia parte de ideias claras, de bases conceituais sólidas e envolve preparação. Uma vez que tenhamos calculado e imaginado quaisquer riscos como em um tabuleiro de xadrez, podemos organizar nossa estratégia. 

Podemos então elevar o nível, visando objetivos desafiadores, mas, antes disso, precisamos ter um produto e campanha de marketing de alto nível. O primeiro objetivo real é, portanto, elevar o nível e pensar grande.

2 – Um usuário frustrado não se converte em um cliente

As conversões existem e funcionam quando os clientes em potencial estão cientes das ações que estão realizando. Se alguém pesquisa no Google “melhor site de noticias portugal”, é porque a pessoa está, de alguma forma, interessada no termo. Se não conseguirmos tirar o máximo proveito de uma situação capaz de atrair para nós um possível lead, e talvez um cliente, significa que não nos importamos com quem merece sua atenção.

3 – Qualidade no que promovemos, sem engano 

Podemos pensar nas estratégias de marketing mais infalíveis, mas se o produto está em dívida de qualidade, estamos diante de um castelo de cartas, que, na primeira criticidade, pode desmoronar. Por outro lado, é verdade que com o sentimento de marca (a percepção positiva ou negativa que um usuário tem) das redes sociais e também o velho boca a boca, espalham-se opiniões, que podem ser sinérgicas ao marketing, ou ser contra ele. 

Vale a pena nos determos um pouco na importância de uma avaliação do produto e de uma justa atribuição de um preço, que não pode desvalorizar o produto. Em relação ao público-alvo a que se destina o produto e à qualidade do próprio produto, o preço determina a sua colocação num segmento de mercado específico. 

4 – Seja original

Cada um de nós é especial à sua maneira. Se limparmos nossas mentes e encontrarmos nosso verdadeiro eu, forte, carismático, inteligente, poderíamos, cada um de nós, criar todos os dias, transformando assim a passividade em atividade. E é certo que, hoje, quem tem uma mente aberta  é bem-sucedido, pois lança luz própria.

Moldar a mentalidade para oferecer um produto que atenda/antecipe o que as pessoas procuram e que possa emocionar e oferecer a melhor experiência.

User Experience, ou melhor, Human Experience, é um ramo do marketing digital que inverte o conceito segundo o qual o produto e sua promoção na mídia são direcionados de forma autômata. É por isso que a Experiência Humana está intimamente relacionada à Jornada do Cliente.

5 – SoLoMo: Social, Local, Móvel

Sigla que identifica a tendência do marketing digital de se mover em três direções ao mesmo tempo, Social, Local e Mobile. Depois do PC e da Internet, esta era da revolução digital é caracterizada pela possibilidade de combinar dispositivos móveis, mídias sociais e a realidade local em uma nova experiência, que define SoLoMo

SoLoMo não é apenas um jogo de palavras, mas significa negócios. Na verdade, ele descreve uma área que vem crescendo constantemente nos últimos anos. 

Cada vez mais empreendedores estão investindo em mídias sociais para promover seus negócios. Cada vez mais pessoas estão conectadas pelo celular, vivem a experiência em smartphones e, graças a essa ferramenta, se comunicam nas redes sociais para o mundo.

Deve-se dizer que os profissionais de marketing que desejam implementar a visão SoLoMo em sua estratégia não precisam fazer tudo sozinhos. 

As mídias sociais assimilaram cada vez mais a tendência de contextualizar a experiência e usá-la em smartphones. Por outro lado, mais de 500 milhões de pessoas acessam o Facebook exclusivamente pelo celular.

As oportunidades que o Marketing serão aquelas relacionadas ao marketing móvel. Ignorar as necessidades de quem acessa a internet, talvez dentro do metrô ou no bar, é irreal.

A web como a conhecemos terá cada vez mais oportunidades para quem conseguir oferecer um sistema capaz de funcionar bem em qualquer lugar, e principalmente em smartphones. Os timings das campanhas digitais (também e sobretudo falando de SEO) são diferentes dos do marketing tradicional.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário