Redação online: 18 ferramentas de produtividade gratuitas!
As ferramentas de produtividade gratuitas que vou listar neste post são muito úteis para a redação online. Esse tipo de texto possui algumas peculiaridades em relação à redação tradicional.
A estrutura não é a mesma. E há também uma certa restrição na liberdade de construção de frases.
Para quem está acostumado a escrever frases longas, a escrita online pode ser um desafio. Principalmente por que existe uma grande preocupação no atual mercado quanto aos parâmetros de SEO.
Nesse sentido, o objetivo é que os textos sejam encontrados nos mecanismos de busca. Em especial, para quem é empreendedor digital e tem um site ou blog.
Os textos online precisam ser de fácil e rápida compreensão. Além disso, há outras questões relevantes relacionadas à escrita para web e ao Marketing de Conteúdo.
Desse modo, certas ferramentas contribuem muito para otimizar o trabalho. Para conhecer algumas dessas ferramentas, continue lendo!
Sumário do post
Lista de ferramentas de produtividade gratuitas para escrita online
Elementos do texto
1. Hemingway Editor
O escritor Hemingway é muito admirado pelo estilo de escrita simples, direto e sucinto. Por isso, este editor de redação online leva o nome do Nobel.
O Hemingway app é em língua inglesa. Mas os parâmetros valem, em geral, para a língua portuguesa também.
Entre as ferramentas de produtividade gratuitas, o aplicativo de escrita é bastante útil.
Sobretudo para quem precisa escrever textos para web. Ou seja, com linguagem clara e frases e parágrafos curtos.
Um dos critérios de redação para SEO é quanto à quantidade de palavras de uma frase. Grande parte das frases não pode ter mais que 20 palavras ao longo do texto.
Então, você cola seu texto no editor Hemingway e ele fará uma análise.
Dessa forma, você sabe que parágrafos ou frases precisam ser alterados. Os critérios deste editor online são:
- quantidade de advérbios
- uso da voz passiva
- alternativas melhores no uso de palavras ou repetições
- frases difíceis de ler
- frases muito difíceis de ler
Ele faz uma verificação detalhada por cores do que precisa ser modificado na redação online. E realmente deixa os parágrafos e as frases melhores!
Nessa ferramenta não é feita uma edição “automática”. Ela apenas indica o que precisa ser alterado e você mesmo faz a alteração.
2. Yoast SEO
O Hemingway app é um editor online muito válido se você não possui o plugin Yoast SEO. Entre as ferramentas de produtividade gratuitas, o Yoast faz uma verificação de diversos fatores.
Por exemplo, a análise do tamanho do título de SEO, que é o que aparece no resultado do Google. Ele pode ser diferente do título do próprio post.
Além disso, ele verifica se foi incluída a palavra-chave no título. E em que posição está (no início ou no fim do título).
Ele também analisa a meta descrição, se contém a palavra-chave e se está no tamanho adequado.
Para esclarecer melhor, veja abaixo outros dos requisitos de SEO no Yoast:
Confira agora os critérios de legibilidade:
Em comparação ao Hemingway app, o Yoast SEO faz uma análise mais criteriosa da redação online. Por exemplo, quanto à presença de palavras de transição, que não está presente no editor Hemingway.
Se você usa o Yoast e se estiver com muitos problemas no texto quanto a esses critérios, uma dica! Verifique antes o texto no Hemingway app.
Mas e se você não tiver problemas no texto quanto aos requisitos de SEO?
Mesmo nesse caso, entre as ferramentas de produtividade gratuitas, é muito recomendável utilizar o Hemingway app. Isso antes de colocar o texto no WordPress, para conferir rapidamente o texto.
Ele é mais prático para encontrar “frases difíceis” e “muito difíceis” de ler.
Leia também: Melhores plugins WordPress para instalar em seu blog
3. Readability Calculador
O Readability Calculator faz uma verificação ampla de escaneabilidade do texto.
Na opção “teste de legibilidade e melhoria” são levantadas algumas informações que auxiliam no passo a passo da sua redação web.
Por exemplo, o número médio de palavras por frase. E também a facilidade de leitura de Flesch na redação online.
Mas o que fazer se a pontuação da leitura estiver baixa? Nesse caso, altere pelo menos algumas das frases indicadas pela ferramenta.
Dessa forma, o seu texto terá também um feedback melhor quanto à leitura Flesch no Yoast SEO.
Entretanto, a Readability Calculator é em língua inglesa. Não necessariamente os critérios dessa ferramenta se aplicam à língua portuguesa.
4. Dicionário de sinônimos
É sempre bom usar o dicionário de sinônimos para evitar repetições de palavras. A repetição excessiva empobrece o texto e causa cansaço na leitura.
Então, é preciso substituir determinados termos por sinônimos (a não ser que seja a palavra-chave).
Pensando nisso, o Dicionário Criativo é uma das ferramentas de produtividade gratuitas. Ele é bem completo e oferece alternativas que vão além do significado das palavras.
Por exemplo, ele tem dicionário de sinônimos e de palavras relacionadas. E também dicionário de expressões, dicionário de citações e brainstorm.
Na mesma linha, o Priberam apresenta o significado e mostra opções de sinônimos e de antônimos.
Por fim, o Dicionário de Sinônimos Online exibe muitas palavras sinônimas ao pesquisar por algum termo. Facilita bastante sua substituição de termos na redação online.
Ideias de títulos
5. Blog Ideas Generator
Essa é uma ferramenta muito interessante da Hubspot. Ela fornece diversas ideias de títulos persuasivos para o texto.
Você digita uma palavra-chave ou termo de seu interesse na caixa. Em seguida, aparecerão 5 ideias de títulos. Se você fornecer seus dados, como nome e e-mail, terá acesso gratuitamente a 250 ideias de títulos.
Eles são apresentados em formato de “cartões”. Se preferir, você pode baixá-los em seu computador.
O título é o primeiro contato que o leitor tem com o seu conteúdo, seja para blogs ou mídias sociais. Consequentemente, ele é determinante na escolha do visitante entre acessar ou não o que você tem a dizer.
Portanto, não subestime o poder de um bom título! Entre as ferramentas de produtividade gratuitas, essa traz bons insights. E os títulos são otimizados para objetivos de marketing digital.
Em suma, você pode adaptá-los também ao contexto do seu conteúdo na redação online.
6. Impact
O gerador de títulos da Impact é bem intuitivo. Mesmo sendo em inglês, você consegue ter boas ideias para headlines.
Na página, aparecerá “blog about”. Em seguida, você escreve o assunto. Depois, você clica em “next”. Vão aparecer frases para você completar com algumas palavras em seu título.
Se você clicar no coraçãozinho, essa frase ficará registrada em uma lista. Se a ferramenta oferecer alguma sugestão de que você não gostou, é só clicar no botão à esquerda para ver a próxima sugestão.
7. Avaliador de títulos
O avaliador de títulos otimizados para SEO da Rock Content é bem prático e ótimo para marketing de conteúdo. Em resumo, ele diz se o título está ruim, se pode melhorar, se está bom ou se está excelente.
O primeiro critério é o tamanho, que deve ter entre 55 e 67 caracteres.
O segundo é o Teste de Skimming. O que isso significa? Isso quer dizer que os leitores tendem a focar nas três primeiras e nas três últimas palavras de um título.
Então, você deve colocar as palavras mais importantes nessa área do título.
Por fim, o terceiro critério é o tipo de título. Se é uma pergunta, uma lista, um alerta ou se usa “como”.
Se o título está apenas “bom” depois de ter atendido todos os critérios, ele pode ficar “excelente”. Por exemplo, se você aplicar dois tópicos do terceiro critério no seu título.
Para esclarecer… Observe o título deste post: “Redação online: 10 ferramentas de produtividade gratuitas. Confira!”.
Há dois tipos de headlines: uma em lista (10 ferramentas) e um alerta (Confira!). Nesse caso, é um título “excelente”. Isso porque atendeu aos três critérios e tem dois tópicos diferentes no título.
Se eu tirar o “Confira!”, ele cai de “excelente” para “bom”, segundo a plataforma.
Portanto, entre as ferramentas de produtividade gratuitas, este avaliador de títulos é bem interessante!
8. Moz Title Tag Preview
Essa ferramenta é bem simples e útil. Ela mostra como o título aparecerá no Google e se ele está no tamanho adequado.
Diferentemente do avaliador da Rock Content, a Moz recomenda que os títulos tenham no máximo 60 caracteres.
Se o seu título do post tiver mais de 60 caracteres, basta optar por um título menor na title tag. E você pode deixar o título um pouco maior no post.
Segundo a Hubspot, títulos que possuem entre 8 e 12 palavras são compartilhados com mais frequência no Twitter. Ainda, títulos que têm entre 12 e 14 palavras são mais compartilhados no Facebook.
Vale lembrar que, se você já usa o Yoast SEO na redação online, não precisa verificar o título no Moz. A menos que você não esteja com o plugin aberto e queira fazer uma análise rápida.
Portanto, existem essas ferramentas de produtividade gratuitas de títulos.
E o tamanho deles é relevante em termos de SEO. Porém, isso não significa que deva limitar necessariamente sua criatividade.
Ideias de pautas
9. Feedly RSS
Organização de sites do nicho
Para encontrar referências e ideias de que conteúdos produzir, o Feedly também é uma ótima ferramenta.
No RSS, você pesquisa por algum termo e aparecem sugestões de sites relevantes sobre o tema. E, claro, de que informações esse site produz.
Sabe-se que escrita e leitura são termos que não vivem dissociados. Portanto, ler fontes diversas contribui muito para a inspiração ao escrever.
Se você estiver com bloqueio criativo na redação online ou para outros conteúdos, o Feedly será muito útil. Você vai encontrar ideias sobre as quais vale a pena explorar para o seu nicho.
Há mais e melhores opções para a busca na língua inglesa, mas você pode pesquisar também termos em português.
Para fazer uma nova pesquisa, basta clicar no sinal de “mais” à esquerda.
Na lista de ferramentas de produtividade gratuitas, o Feedly possui funcionalidades muito proveitosas.
Você pode escolher que sites seguir para se manter informado sobre algum nicho de mercado.
Ainda, a plataforma mostra o número de seguidores que cada site tem. Esse pode ser um critério também para você decidir que sites quer seguir.
Salvar e ler quando quiser
Preste atenção também nesta outra dica para usar o Feedly! Quando você acessar os conteúdos nos feeds dos temas que escolheu, você pode clicar no ícone “read later”.
Claro, se tiver gostado de algum título que possa inspirar sua redação online ou outro formato de conteúdo. São tantas informações relevantes que você não terá tempo de ler tudo.
Desse modo, você pode voltar depois ao Feedly e ler o conteúdo com calma.
Muitas pessoas têm o hábito de, ao acordar, acessar sites de notícias. Há informações sobre os temas mais diversos e que não necessariamente são de seu interesse.
Então, o Feedly é essencial entre as ferramentas de produtividade gratuitas. Ele tem a vantagem de deixá-lo informado apenas ao que é relacionado ao trabalho e ao seu interesse.
10. Keywords Everywhere
O Keywords Everywhere é uma poderosa ferramenta gratuita de marketing digital. Trata-se de uma extensão que você instala no seu navegador. Ela oferece palavras-chaves após a pesquisa no Google.
Em geral, é um recurso simples e prático. Você saberá quais são as principais palavras-chaves buscadas para aquele termo ou frase.
Além disso, ela elenca palavras-chaves relacionadas. Todas elas aparecem do lado direito da tela, como você pode observar abaixo:
11. Answer the Public
Este site fornece muitas ideias de pautas pelas quais as pessoas se interessam. Ou seja, ela fornece dados do que as pessoas estão procurando no Google.
Primeiro, você escolhe o país e o idioma. Depois, você escreve uma palavra-chave, de preferência genérica. A seguir, vão aparecer muitas sugestões de tópicos para você explorar a partir deste termo ou palavra-chave.
No entanto, a versão gratuita limita a quantidade de pesquisas que você pode fazer diariamente.
12. Ubersuggest
O Ubersuggest é indispensável para o marketing digital e de conteúdo. E tem um lugar especial na lista de ferramentas de produtividade gratuitas. Ele fornece diversas ideias de temas a explorar a partir de uma palavra-chave.
Mesmo na versão gratuita, você tem acesso a muitos dados relevantes. O volume de buscas, as palavras-chaves relacionadas e os links estão rankeando para o termo.
Por exemplo, a partir dos diversos termos encontrados, você pode utilizar subtítulos na redação online. Ou explorar palavras-chaves secundárias.
No entanto, é possível fazer uma quantidade limitada de três pesquisas por dia na versão gratuita do Ubersuggest.
13. Google Trends
No Google Trends você digita um termo e aparece em um gráfico o interesse das pessoas pelo tema ao longo do tempo.
Você pode escolher o resultado para os últimos 12 meses, os últimos 30 dias, os últimos 5 anos, entre outros. Além disso, há um mapa do Brasil mostrando o interesse por regiões.
Você pode fazer comparações entre um termo e outro e ver o que é mais buscado. Isso aparece também no gráfico.
Verificação antiplágio
14. Copyspider
Este é outro item que não poderia ficar de fora das ferramentas de produtividade gratuitas. O Copyspider é um software antiplágio que faz a verificação de todo o seu texto antes que você o publique.
Alguns sites gratuitos permitem que você confira apenas um certo número de palavras. Por exemplo, 500 ou 1.000 palavras.
Para verificar toda a redação online, você precisa inserir partes do texto várias vezes… O que é contraprodutivo. Nesses sites, para acessar palavras ilimitadas você precisa pagar um plano.
Por outro lado, o Copyspider verifica qualquer quantidade de palavras, de forma ilimitada e gratuita. Então, é o meu favorito.
Já utilizei planos pagos e não vejo muita diferença em relação ao Copyspider. Talvez a única diferença seja que os relatório são mais completos, apontando semelhanças de frases.
No Copyspider indica-se se há trechos exatamente iguais de seu texto em relação a outros já publicados. E também em que sites estão publicados esses textos com frases iguais.
É claro que todos os textos que você for escrever para publicar na internet devem ser originais. Mas, mesmo que você saiba que não está fazendo nenhuma cópia, a ferramenta é muito útil.
Isso porque algumas frases, como CTAs, por exemplo, são muito comuns e podem estar idênticas a de outros textos. Ainda, há algumas frases que são clichês e que aparecem como idênticas na redação online.
Às vezes ele detecta também palavras-chaves que são idênticas. Porém, não tem como evitar isso. Milhares de pessoas escrevem todos os dias sobre uma mesma palavra-chave.
Para utilizar o Copyspider, você precisa instalar o programa. Ele é muito útil e vale a pena incluí-lo no elenco de ferramentas de produtividade gratuitas.
Foco e controle do tempo
15. E.ggTimer
No E.ggTimer você cronometra o tempo que deseja para realizar uma tarefa. Quando o tempo acabar, o relógio vai apitar.
Ele é muito válido para evitar a procrastinação. Ou seja, para quem precisa focar em algo, mas tem muitas distrações.
Nessa ferramenta, uma opção interessante é a Pomodoro. Trata-se de uma técnica de produtividade. Ela intercala 25 minutos de trabalho focado e 5 minutos de descanso.
Organização: ferramentas de produtividade gratuitas
16. Trello
O Trello é excelente para organização de tarefas e não se limita apenas à redação online. Você pode criar até 10 quadros na versão gratuita. Nessa linha, em cada quadro você pode dividir suas tarefas em blocos ou listas.
Por exemplo, você pode criar um bloco de “coisas para fazer na semana”. E outros denominados “coisas para fazer hoje”, “em andamento” ou “concluído”.
Em cada bloco você pode acrescentar diferentes “cartões” ou atividades. É possível transferir os cartões de um bloco para outro. Ainda, você pode colocar suas tarefas no calendário e elas aparecerão em um dos blocos que você criou.
Então, você organiza os quadros para diferentes áreas da vida com o Trello. Um quadro relacionado a trabalho em geral e outro para tarefas mais específicas do trabalho.
Pode ter outro para saúde, outro para cursos, outro para planejamento de viagens. Enfim, o que se adequar à sua rotina.
Entre as ferramentas de produtividade gratuitas, essa contribui muito para a produtividade! Em suma, você deixa de adiar tarefas e se preocupa mais com as metas e os prazos.
17. Google Docs
Essa ferramenta é bem básica e muitas pessoas utilizam. Para quem produz redação online constantemente, o Google Docs é muito eficaz por ao menos três motivos.
O primeiro é que o conteúdo é salvo e armazenado na nuvem instantaneamente, no momento em que você escreve. Se acontecer qualquer problema com o seu computador, o arquivo estará salvo.
O segundo motivo é que você pode trabalhar de qualquer lugar. E pode acessar seus arquivos mesmo que seu computador esteja desligado.
E o terceiro motivo é que você pode habilitar a opção para que o conteúdo seja salvo se você estiver offline.
Além disso, ele está entre as ferramentas de produtividade gratuitas. Ou seja, você não precisa pagar uma licença para usar o editor de texto. Isso também vale para as planilhas, apresentações e formulários.
Dessa forma, basta acessar o Google Drive, clicar em “Novo” e selecionar a opção “Documento em branco”.
No caso de planilhas, você segue o mesmo procedimento e clica em “Planilha em branco”. E assim por diante.
Nessa ferramenta, é possível separar seus arquivos em pastas. Você pode ainda fazer o download do documento em diferentes extensões, como PDF, docx, odt, entre outras.
Mudança de ambiente
18. Coffitivity
A Coffitivity é uma ferramenta que simula outro ambiente. Ou seja, um lugar diferente do que você se encontra no momento em que está produzindo algo.
Então, se você estiver escrevendo uma redação online, poderá ouvir o som ambiente de um café. Mas pode ser de um restaurante ou de um campus da universidade também.
Segundo a plataforma, um estudo da Universidade de Chicago diz algo interessante a respeito. O que ele diz? “O ruído ambiente estimula a criatividade”.
Então, esse é um bom motivo para incluir a Coffitivity no seu dia a dia.
Entre as ferramentas de produtividade gratuitas, a plataforma reproduz sons de conversas entre as pessoas ou burburinhos…
Além de barulhos de pratos, cadeiras e todos os ruídos que você encontra em um café cheio ou em um bar (sem música ambiente).
É bem interessante, principalmente para quebrar a monotonia. Por exemplo, quem está em home office e fica entediado de tempos em tempos .
Além disso, essa é uma ferramenta para escritores em geral. É uma forma de ter alguns momentos de distração e, consequentemente, conseguir insights.
Com o Coffitivity você se sente realmente em outro ambiente. Como resultado, isso ajuda a afastar o estresse.
Preciso usar todas as ferramentas de produtividade gratuitas?
Em conclusão, neste post listo 18 ferramentas para escritores online. Elas podem ser para diferentes propósitos no marketing de conteúdo, mas são muito úteis para blogs.
Você não precisa utilizar todas as ferramentas para a redação online. Antes de tudo, você precisa analisar se elas se adéquam ao seu contexto.
E, ao otimizar seu tempo com as ferramentas certas, você se organiza melhor.
Sem um controle sobre o que se está fazendo, ou sobre o que precisa ser feito, fica a sensação de que estamos sobrecarregados.
E até mesmo a sensação de que nunca conseguiremos concluir tudo o que precisa ser feito.
Então, essas ferramentas de produtividade gratuitas podem cooperar bastante.
Vou ficando por aqui.
Até o próximo post!
Leia também: Fórmula Negócio Online Funciona? É bom? Vale a pena?
Lucimar da Silva Moreira
maio 1, 2021Muito bom o seu post sobre essas ferramentas, ainda não conhecia, gostei muito, pra quem tem blog, site é importante usar as ferramentas, obrigada pelas informações vou fazer uso, bjs.
Renata Mendes
maio 1, 2021Nossa, que legal! Muito útil seu post no momento que estamos vivendo!
Márcia Schorn
maio 2, 2021São ferramentas necessárias, não conhecia a maioria delas , gostei muito da sua dica, vou procurar me atualizar um pouco mais . Obrigada pelo post.
Joana Darc
maio 2, 2021Oi
Eu adorei as sugestões são maravilhosas 🙂 vou usar com certeza
Ana Caroline Santos
maio 3, 2021Olá, tudo bem? Opa adorei a postagem, pois me foi super útil no assunto e de entender mais de ferramentas do estilo. Muitas delas nunca tinha ouvido falar, devo admitir, mas vejo que são facilitadoras. Amei!
Beijos
Minda
maio 3, 2021Gostei de conhecer as ferramentas, para nós blogueiros é sempre bom estarmos a par de possibilidades de melhora para nossos blogs! Valeu pelas dicas!
tainar duarte
maio 3, 2021muito legal
preciso me organizar melhor
ando muito fraca para produzir conteudo
e como trabalho com marketing preciso melhorar
adorei
Chovendo Risos
maio 3, 2021Olá?
Quando criei meu blog e até uns anos atrás eu era a louca procurando tudo sobre como melhorar o posicionamento do meu blog, e só quando desencanei que ele melhorou…
Às vezes eu acho que o excesso muitas vezes atrapalha.
Ficava preocupada em fazer postagens longas, até que eu vi que a gente só tem que colocar as palavras necessárias … e isso realmente ajudou
Alice Martins
maio 4, 2021Olá, tudo bem?
Gostei muito do seu post, você trouxe dicas muito importantes e que irão ajudar. Já conhecia algumas dessas ferramentas, mas outras fiquei com vontade de começar a usar. Arrasou demais!
Beijos!
Soraya Utsumi
maio 5, 2021Obrigada, gosto muito dessas ferramentas e sempre utilizo!
Alécia Magalhães
maio 5, 2021Amei as dicas, como blogueira as ideias são excelentes e ajudam bastante a melhorar e adiantar o trabalho.