7 dicas de escrita e storytelling segundo Anne Lamott
Se você está procurando dicas de escrita, já deve saber que contar histórias é uma das atividades mais antigas da humanidade.
Desde os tempos das cavernas, as pessoas têm utilizado histórias para compartilhar experiências e se conectar com os outros. Porém, contar uma história envolvente e bem escrita pode ser um desafio.
Anne Lamott é uma autora americana best seller do New York Times. Os capítulos do livro “Palavra por palavra” conseguem nos entreter bem porque parecem crônicas.
A escritora fala sobre episódios de sua vida e como eles se relacionam com a escrita. Ela compartilha lições interessantes sobre o ato de escrever a partir de perspectivas únicas sobre a escrita e storytelling, que podem ser aplicadas por escritores de todos os níveis.
Confira a seguir algumas lições interessantes do livro para ter ideias de escrita criativa.
Sumário do post
Escreva um livro que você gostaria de ler ou que compraria
Um dos ensinamentos de Anne Lamott é este: escrever um livro sobre algo com que você tenha afinidade, que você gostaria de ler ou que compraria.
Na escrita criativa, em vez de nos preocuparmos apenas com técnicas de escrita, Lamott recomenda escrever também sobre um tema pelo qual estejamos dispostos a experimentar.
Você pode partir de vivências anteriores de leituras, fazer uma lista dos seus autores favoritos e tentar entender como eles pensam, como estruturaram uma obra e como é o estilo de escrita como forma de inspiração.
Estabeleça pequenas metas de escrita para começar
O primeiro passo para se tornar um escritor é simplesmente começar a escrever. No entanto, muitos escritores em potencial se sentem tímidos com a ideia de começar a escrever um livro ou outro formato de conteúdo.
Para ter ideias criativas para produção de texto, Anne Lamott sugere que a melhor maneira de superar empecilhos é estabelecer metas de escrita pequenas e realistas.
Em vez de tentar escrever um livro inteiro de uma só vez, tente escrever uma página por dia ou definir um objetivo semanal de palavras. Logo, essa é uma das dicas de escrita de Lamott sobre como começar a escrever.
Erros acontecem
Na escrita criativa, é natural que você cometa erros e escreva coisas que não dão muito certo. No entanto, muitos escritores se sentem pressionados a escrever um rascunho perfeito logo de início. Anne Lamott incentiva os escritores a não terem medo de errar.
Ela sugere que eles escrevam livremente em um primeiro rascunho, sem se preocuparem com a qualidade do trabalho. Depois, eles podem editar e refinar o trabalho para torná-lo melhor.
Não espere o momento certo para começar a escrever
Entre os exercícios de escrita criativa, Anne Lamott incentiva os escritores a não esperarem pelo momento certo para começar a escrever. Ela diz que muitos escritores se sentem introvertidos na espera da hora certa para liberarem a criatividade.
Ela sugere que eles comecem a escrever com as ferramentas que têm à sua disposição. Ou seja, pode significar escrever em um bloco de notas nas horas livres ou no intervalo de alguma atividade.
Em uma entrevista com Tim Ferris, a autora faz algumas reflexões interessantes sobre contar histórias:
O primeiro rascunho será ruim
A boa escrita não surge da noite para o dia. Lamott acredita que o primeiro rascunho é sempre ruim. Ela diz que é importante aceitar isso e continuar escrevendo, em vez de desistir ao tentar tornar o rascunho perfeito.
Entre as dicas de escrita, ela sugere que os escritores vejam o primeiro rascunho como uma oportunidade para explorar ideias e experimentar diferentes abordagens. O objetivo é simplesmente colocar suas ideias no papel, para que você possa trabalhar nelas mais tarde.
Em uma palestra TED, Lamott apresenta de forma bem-humorada 12 lições sobre a vida e a escrita. Uma delas é a que ela apresenta no livro “Palavra por Palavra”, sobre o primeiro rascunho. Confira (tem tradução para o português):
Escreva sobre a infância
A infância é uma fonte de inspiração para muitos escritores. Afinal, você estará compartilhando uma parte da sua história dos primeiros anos de vida, o que torna a escrita mais autêntica e pessoal.
Além disso, escrever sobre a infância pode ajudá-lo a se conectar com seu público. Muitas pessoas têm experiências semelhantes em suas próprias infâncias e podem se identificar com suas histórias. Portanto, essa é também uma atividade para melhorar a escrita.
Peça feedback sobre sua escrita
Receber feedback sobre um livro que você escreveu pode ser algo não tão agradável. Afinal, nem todas as pessoas gostam que outras deem palpite sobre o que você levou dias ou meses para escrever.
No entanto, Anne Lamott sugere que os escritores peçam feedback sobre sua escrita para outras pessoas, como amigos, familiares ou mesmo em grupos de escrita.
Ela recomenda que os escritores escolham as pessoas que vão ler o que você escrever e procurem feedback construtivo. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas em que sua escrita pode ser melhorada.
Gostou de saber mais sobre dicas de escrita de Anne Lamott?
Leia também o artigo: