Saiba como estabelecer metas pessoais ou profissionais hoje mesmo!
Uma meta sem um plano é apenas um desejo, disse Antoine de Saint-Exupéry. Se você quer saber como estabelecer metas, existem estratégias simples que podem nos ajudar a alcançar o que planejamos, seja na vida pessoal ou profissional.
Um estudo publicado no Journal of Applied Psychology aponta que ter metas semanais aumenta em 40% as chances de alcançá-las.
Se você é uma pessoa que anota as suas metas na virada do ano e depois elas ficam esquecidas em alguma gaveta, este post pode ser bem útil. Então, acompanhe a leitura!
Sumário do post
Por que estabelecer metas é importante?
Entender como planejar metas é importante porque serve para nos orientar nas tarefas de curto, médio e longo prazo.
As metas também nos ajudam a medir o progresso e o reflexo das nossas decisões, além de nos motivar em direção aos objetivos.
Sem metas, pode ser difícil sabermos se estamos progredindo ou não. Alguns motivos para estipular metas estão listados abaixo.
- Definir uma direção sobre o que queremos alcançar: as metas nos ajudam a focar nossos esforços e recursos naquilo que é mais importante para nós.
- Ter motivação: elas permitem que tenhamos entusiasmo para realizar o que buscamos, nos ajudam a superar obstáculos e a persistir diante de desafios.
- Mensurar o progresso: criar metas nos permite medir o progresso que estamos fazendo em direção aos nossos objetivos e podemos fazer ajustes se necessário.
- Ter mais autoconfiança: como estabelecer metas pode gerar ansiedade para cumpri-las, é importante ter autoconfiança para nos sentirmos capazes de enfrentar dificuldades.
- Priorizar o que importa: para alcançar objetivos e metas, precisamos priorizar o que é mais importante.
Como estabelecer metas e prazos?
A pintura da Capela Sistina levou 4 anos para ser finalizada, enquanto o livro On The Road, de Jack Keourack foi escrito em 3 semanas e se tornou uma das maiores obras de literatura beat.
O Dicionário de Língua Inglesa de Oxford levou 7 décadas para ser finalizado e Van Gogh levou 12 meses para finalizar a pintura Noite Estrelada, segundo o MoMa (Museu de Arte Moderna).
Fiodor Dostoievski escreveu o livro O Jogador em menos de um mês, enquanto Leonardo da Vinci demorou 3 anos para concluir A última ceia.
José Carlos Ryoki de Alpoim escreveu mais de mil livros, enquanto a autora de E o vento levou, Margaret Mitchell, escreveu apenas essa obra.
Diferentes metas podem ter diferentes prazos de conclusão, mas sem elas existe a possibilidade de nunca serem concluídas.
Tony Robbins disse que:
“Estabelecer metas é o primeiro passo para tornar o invisível visível”.
Como estabelecer metas nos ajuda a ter um ponto de referência sobre a jornada, elas nos motivam. É bom levar em consideração a complexidade da meta ao definir prazos. Metas mais complexas podem exigir mais tempo para serem concluídas.
Em seguida, é importante dividir as metas em etapas menores. Consequentemente, você não se sentirá desmotivado se for algo difícil de alcançar.
É preciso também estabelecer prazos intermediários e não focar apenas no prazo final. Isso vai ajudar a manter o foco.
Como medir o progresso em direção às metas?
A maneira mais eficaz de medir o progresso das metas é revisá-las periodicamente. Para as metas do mês, preciso verificar pelo menos quinzenalmente quais são, caso contrário é bem provável que não saiam do papel.
Tenho o hábito de escrever metas mensais na agenda, além de usar o Trello, bullet journal e planilhas de organização de metas semanais e metas do dia a dia.
Por exemplo, no mês de junho, eu resolvi anotar no journal metas diárias de leitura de livros.
Há anos eu tenho o costume de ler diariamente, mesmo que sejam livros curtos de poesias e sem grande complexidade, apenas para passar o tempo mesmo e me desconectar do mundo online (trabalho de forma 100% remota).
Porém, eu percebi que não estava tendo tempo para ler livros. Ou, pelo menos, a leitura havia deixado de ser uma prioridade. Por isso, resolvi anotar todos os dias a quantidade de páginas lidas para me organizar.
Eu uso o Skoob também para organizar metas de leituras. Lá tem a opção de registrar as páginas lidas, mas eu gosto do journal.
Além das de leitura, tenho metas também como:
- número de palavras escritas diariamente;
- prospecção de clientes;
- link building do site;
- cronograma de postagens no Pinterest;
- calendário editorial do blog;
- andar na esteira pelo menos 15 minutos por dia (tenho uma planilha para essa meta de exercícios físicos);
- finanças;
- outras de trabalho ou pessoais.
Para o planejamento de metas pessoais e profissionais, já considerei utilizar o Notion para deixar tudo em um mesmo lugar. Porém, criei a conta e algumas categorias e ele ficou deserto. Por enquanto ainda utilizo agenda, planner, Trello, journal e planilhas.
Como lidar com obstáculos e imprevistos?
Como estabelecer metas envolve obstáculos e imprevistos, é normal nem tudo sair como planejamos.
No entanto, existem algumas maneiras de lidar com a situação:
- seja flexível: esteja aberto a fazer ajustes ao trabalhar com metas;
- antecipe obstáculos: crie um plano de contingência;
- mantenha a motivação: lembre-se do motivo pelo qual estabeleceu a meta e evite procrastinar;
- aprenda com os erros: aproveite os obstáculos e os imprevistos como uma oportunidade de crescer;
- seja realista: para cumprir metas, elas precisam ser alcançáveis;
- persevere: alcançar uma meta pode não ser fácil, mas é possível se você persistir.
Por que se manter motivado?
Afinal, como definir metas pessoais ou profissionais se não nos sentimos motivados? Para se manter motivado, uma das fórmulas secretas é pensar nas recompensas que você terá com o alcance das metas que estabeleceu, independentemente do horizonte temporal.
Além disso, no livro “O ego é seu inimigo”, Ryan Holiday diz o seguinte:
“Quando alcançamos nosso próprio sucesso, devemos resistir ao desejo de fingir que tudo se desenrolou exatamente como planejado”.
Como estabelecer metas não resulta em um crescimento linear, na verdade o que vivenciamos é uma linha descontínua com erros, acertos, fracassos e vitórias.
A vida não segue um plano predeterminado. Se fingimos que tudo aconteceu exatamente como planejado, é uma forma de deixar que o ego assuma o controle, na interpretação de Holiday.
É por isso que Brené Brown fala tanto sobre a vulnerabilidade no livro “A coragem de ser imperfeito”. Logo no Prólogo a autora constata:
“Vulnerabilidade não é fraqueza; e a incerteza, os riscos e a exposição emocional que enfrentamos todos os dias não são opcionais”.
Por que celebrar conquistas ao alcançar metas?
Celebrar conquistas é importante porque nos ajuda a reconhecer o progresso que fizemos e a valorizar o trabalho e o esforço que colocamos para alcançar o que queríamos.
Isso pode ser uma fonte de motivação para continuarmos trabalhando em direção a metas e desafios cada vez maiores.
Além disso, quando vemos outras pessoas celebrando suas conquistas, nos sentimos motivados a alcançar nossos próprios objetivos e sonhos, o que ajuda a criar um ciclo positivo de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Por fim, celebrar conquistas também é uma forma de manter o foco. Não precisa haver um grande evento para comemorar alguma meta. Muitas vezes, coisas bem simples podem ser gratificantes.
Inclusive, o curso de Yale The Science of Well-Being fala exatamente sobre isso. Laurie Santos, que ministra as aulas, recomenda que todos os dias celebremos alguma conquista, por menor que seja.
Como estabelecer metas e alcançá-las?
Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para se planejar para alcançar metas. Confira!
Anotar no planner ou na agenda
Organizar anotações no planner ou na agenda é um dos métodos mais simples para acompanhar o progresso ao longo dos dias, meses e anos.
Você pode criar uma lista de tarefas e quebrá-las em etapas menores, além de definir prazos para cada etapa. É possível também utilizar cores para identificar as tarefas mais importantes ou urgentes.
Mapa mental
Organizar um mapa mental é uma ótima maneira de estabelecer metas e visualizar o caminho para alcançá-las. Para começar, escreva sua meta principal no centro. Em seguida, adicione os ramos principais para cada uma das etapas necessárias.
Por exemplo, se sua meta é escrever um livro, os ramos que derivam da meta principal podem incluir capítulos, personagens, plot twist e outros. Depois, adicione outros ramos aos secundários para cada uma das etapas à medida que o projeto é realizado.
Método 5W2H
Para entender como estabelecer metas pelo método 5W2H, este acrônimo significa:
- What (O que): defina o que você quer alcançar. Se a meta é escrever um livro, você pode definir “escrever um livro de 150 páginas”.
- Why (Por que): identifique por que essa meta é importante para você. No exemplo do livro, o objetivo pode ser vender ou gerar autoridade na sua área de atuação.
- Who (Quem): determine quem será responsável por alcançar essa meta. Pode ser apenas você ou uma equipe com mais pessoas.
- When (Quando): defina um prazo para finalizar sua meta. Isso ajudará você a manter o foco e a trabalhar com constância.
- Where (Onde): estabeleça qual será seu local de trabalho e se você precisará mudar o ambiente ou viajar ou se deslocar para outros locais para alcançar sua meta.
- How (Como): o como envolve um plano de ação que é fundamental para entender cada passo que será dado.
- How much (Quanto): pode ser que a sua meta demande custos em termos de tempo e dinheiro. Anote tudo para não se perder.
Método Eisenhower
O método Eisenhower, também conhecido como matriz de Eisenhower, é uma ferramenta de gestão de tempo que ajuda a priorizar tarefas segundo a importância e a urgência. A matriz é dividida em quatro quadrantes.
Importante e urgente: tarefas que devem ser realizadas imediatamente.
Importante e não urgente: tarefas que são importantes, mas não têm um prazo imediato. Essas tarefas podem ser planejadas e executadas com antecedência.
Não importante e urgente: tarefas que são urgentes, mas que podem ser delegadas ou adiadas.
Não importante e não urgente: essas tarefas podem ser eliminadas ou adiadas indefinidamente.
A ideia, portanto, é não desperdiçar tempo em tarefas que não contribuem para suas metas de longo prazo. Ou seja, deve-se focar nas tarefas mais importantes.
Método Pomodoro
Para que você entenda como estabelecer metas com o método Pomodoro, esta é uma técnica de gerenciamento de tempo que ajuda a melhorar a produtividade e é voltada para metas de curto prazo.
Consiste em dividir o tempo em blocos de 25 minutos, seguidos por um intervalo de 5 minutos. Após quatro blocos, faz-se um intervalo mais longo de 15 a 30 minutos.
Em cada bloco, você deve se concentrar em uma tarefa específica sem interrupções. Logo, o objetivo é trabalhar com foco total durante o tempo estipulado e, por conseguinte, melhorar o tempo produtivo.
Existem muitos aplicativos e ferramentas disponíveis que podem ajudar a implementar o método Pomodoro e monitorar o tempo em cada tarefa. A extensão Strict Workflow é uma delas.
Método Kanban
O método Kanban é um sistema visual de gestão de trabalho que tem como objetivo conduzir cada tarefa por um fluxo predefinido de trabalho, por meio de cartões que fornecem informações sobre o estado e o progresso de cada tarefa.
Basta colocar as tarefas em um quadro em colunas que representam a fase em que o trabalho se encontra. Ou seja, possibilita uma gestão mais eficaz do fluxo de atividades.
Você pode fazer essa organização de modo digital, com o trello, por exemplo, ou de modo manual, com um quadro de tarefas.
São três colunas principais: “coisas para fazer”, “em andamento” e “concluído”. No entanto, você pode adaptar outras colunas de acordo com as suas metas.
Método SMART
Uma dessas estratégias para estabelecer metas específicas e alcançáveis é por meio da metodologia SMART, que significa:
- Specific (Específico)
- Measurable (Mensurável)
- Achievable (Alcançável)
- Relevant (Relevante)
- Time-based (Com prazo)
Metas específicas
Refere-se à necessidade de definir claramente o que se espera alcançar com a meta, que precisa ser detalhada, para que se saiba exatamente os passos a seguir para alcançá-las.
Metas mensuráveis
Como estabelecer metas realistas e viáveis é um pressuposto para que se tornem tangíveis, leve também em consideração as habilidades e recursos disponíveis.
Metas alcançáveis
Mesmo que sejam desafiadoras, as metas não devem ser inatingíveis, para que possam motivar a se trabalhar em direção a elas.
Metas relevantes
As metas precisam estar alinhadas aos objetivos e precisam ser relevantes para que tenham razão de existir.
Metas com prazo
É preciso estipular um prazo, de forma que seja possível se planejar e trabalhar para cumprir a meta dentro do tempo estabelecido.
Gostou deste conteúdo?
Leia também o artigo: 10 músicas sobre empreendedorismo com lições interessantes