Como iniciar um negócio: passo a passo completo

ARTIGO CONVIDADO

Então você decidiu dar o salto e começar um novo negócio. Parabéns! Tomar essa decisão pode parecer arriscado e opressor, mas como diz o ditado, “A fortuna favorece os ousados”.

Criar seu próprio negócio é uma oportunidade gratificante de alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional enquanto persegue suas paixões.

Mas não é fácil. Muitos empresários concordam que o primeiro ano é o mais difícil. No entanto, se você for diligente ao iniciar seu negócio, você se colocará em uma posição muito melhor para o sucesso.

Cada empresa é única, desde os produtos e serviços que vende até os clientes que atrai. Mas existem algumas etapas que todo aspirante a empresário deve seguir para iniciar e administrar uma pequena empresa.

Defina sua visão

Uma empresa sem visão é como um navio sem vela. Definir a visão do seu negócio coloca tudo em movimento.

O esboço de uma declaração de missão deve servir de base para sua visão. Em alguns parágrafos, identifique os objetivos da sua empresa e as estratégias de alto nível que você usará para alcançá-los.

Ao escrever sua visão, seja o mais claro e conciso possível. Certifique-se de incluir uma mensagem convincente e motivacional que o inspire a trabalhar juntos em direção ao seu objetivo. Sua declaração deve ajudar a transmitir seu “porquê”. Ele responde, no nível mais básico, por que você entrou no negócio.

Pesquise sua oportunidade de mercado

Há muito a se considerar ao iniciar um novo negócio, desde o desenvolvimento de seu produto até as práticas contábeis e jurídicas. É por isso que você quer ter certeza de ter uma boa oportunidade de negócio antes de ir longe demais.

Selecione um produto ou serviço

O que sua empresa venderá e como você planeja ser diferente dos concorrentes? Em outras palavras, qual é a sua proposta de valor ou proposta de venda exclusiva?

Defina o seu mercado-alvo

A quem seu negócio atenderá? Comece a identificar seu mercado-alvo com dados demográficos como idade, sexo, renda e localização. Em seguida, aprofunde-se nas personas ou crie um mapa da jornada do cliente.

Identifique os principais concorrentes

Os atuais proprietários de empresas afirmam que pesquisar a concorrência é a segunda coisa mais importante que você deve fazer antes de abrir um negócio. 

Ter concorrência é uma coisa boa – significa que há uma demanda por seu produto ou serviço. Compare produtos ou serviços semelhantes para replicar o que o seu mercado faz e diferenciar-se do que já está disponível.

Conheça o tamanho do seu mercado ou oportunidade

No final das contas, pesquisa de mercado significa quantificar a oportunidade que seu produto ou serviço representa.

Reserve um tempo para descobrir o mercado total endereçável (TAM) de sua base de clientes em potencial. Estimar o valor atual e futuro de sua ideia de negócio e definir metas razoáveis ​​pode ajudá-lo a ganhar uma fatia do bolo.

Escreva um plano de negócios

Escrever um plano de negócios pode ser uma perspectiva assustadora. A boa notícia é que você já fez parte do trabalho seguindo as primeiras etapas acima.

Lembre-se de que seu primeiro plano de negócios não é definitivo. Partes dele provavelmente mudarão à medida que você aprender mais sobre seu mercado e expandir sua empresa.

Alguns especialistas recomendam começar com uma tela de modelo de negócios: um documento de uma página que cobre as informações críticas de que você precisa para começar.

Essa opção pode economizar seu tempo e fazer com que você comece a trabalhar mais rapidamente.

Assim que estiver no mercado por um tempo ou estiver pronto para buscar financiamento, você pode construir um plano mais detalhado. Seu plano deve cobrir:

  • Seus recursos operacionais.
  • Seu plano geral de marketing.
  • Sua estrutura de custos e vendas.
  • Sua gestão financeira e de crescimento do negócio.

Entenda seus custos iniciais

Mesmo que você tenha autofinanciado e ainda não tenha trabalhado com investidores anjos, ainda precisa entender seus custos iniciais.

Comece mapeando todos os custos previstos para o próximo ano. Em seguida, determine quanto dinheiro você precisa ganhar todos os meses para permanecer no negócio (por exemplo, sua receita operacional e salário). E esteja atento a custos como impostos comerciais .

Pode levar algum tempo para aumentar sua receita, por isso é fundamental que você reconheça os custos e as tendências de fluxo de caixa desde o início.

Planeje suas finanças iniciais

Mais de um terço das pessoas que desejam iniciar um negócio admitem que “obter financiamento” é uma de suas três principais prioridades financeiras. Se você não tem dinheiro inicial, não precisa buscar investimentos-anjo ou capital de risco. Você pode recorrer a outros métodos.

Financiamento colaborativo

Você provavelmente já ouviu falar das plataformas de financiamento coletivo Kickstarter. Crowdfunding é uma rota popular para muitos novos proprietários de negócios. Você pode usá-lo para buscar fundos de muitas pessoas, em vez de um grande investidor.

Microcrédito

São empréstimos para pequenas empresas. Você terá que pesquisar opções de microcrédito em sua cidade, estado ou país, pois há muitos serviços diferentes para escolher.

Empréstimos pessoais

Se você tiver uma boa classificação de crédito, poderá fazer um empréstimo pessoal em vez de um empréstimo comercial. Você também pode pedir emprestado com cartões de crédito ou uma linha de crédito pessoal. Esteja ciente dos juros de longo prazo e das implicações fiscais.

Amigos e familiares

Por último, mas não menos importante, muitas empresas começam com a ajuda de amigos e familiares. Não tenha vergonha de entrar em contato. Mas leve esses argumentos a sério, descrevendo todo o trabalho realizado por meio de sua tela ou plano de negócios.

Determine sua estrutura de negócios

Escolha a estrutura jurídica da sua entidade empresarial. Você está melhor como único proprietário ou proprietário? Você tem um parceiro? Você planeja incorporar seu negócio?

Se você não tem certeza de como responder a essas perguntas, você não está sozinho. Proprietários de empresas experientes recomendam fortemente obter ajuda para escolher uma estrutura de negócios. 

Cada opção tem suas vantagens, bem como responsabilidades de relatórios fiscais e requisitos regulatórios associados.

Único proprietário

Esta é uma opção popular para quem não tem muitas responsabilidades (por exemplo, nenhum funcionário ou investimentos significativos) no início.

Conforme sua empresa cresce, você pode desejar alterar as estruturas jurídicas. Ser um único proprietário pode ser uma excelente opção para quem tem um pequeno trabalho secundário.

Parceria de negócios

Se você pretende fazer negócios com um parceiro, precisará se registrar como uma parceria comercial ou sociedade limitada. Espere trabalhar com um advogado e um profissional da área tributária para definir o tipo de parceria, os termos e as implicações fiscais.

Empresa incorporada

Alguns benefícios notáveis ​​de incorporar seu negócio são incentivos fiscais e proteção de responsabilidade. Devido aos custos iniciais, muitos proprietários individuais esperam até ganhar fundos suficientes e estar no estágio certo para incorporar.

Empresa de responsabilidade limitada

Uma empresa de responsabilidade limitada é uma forma específica para sociedade limitada privada. Essa estrutura protege os proprietários de negócios, gerentes e a própria empresa contra certos tipos de responsabilidade pessoal.

Se você planeja operar em um local físico, a responsabilidade pessoal é uma consideração importante. Se alguém se ferir em sua propriedade, você não pode ser responsabilizado pessoalmente pelos danos.

Existem várias outras estruturas de negócios para escolher, dependendo do país em que você mora. Fale com um contador ou contador para determinar a opção que melhor atende às suas necessidades.

Investigue seus requisitos legais

Cumprir os regulamentos legais é uma prioridade para os proprietários de negócios atuais e potenciais. Antes de iniciar seu negócio, consulte um advogado para garantir que você considerou todos os requisitos legais. Um advogado de confiança pode ajudá-lo a resolver disputas jurídicas e contratuais e aconselhá-lo antes de assinar um novo contrato.

Aqui estão algumas perguntas essenciais para fazer ao seu advogado:

  1. Devo registrar o nome ou logotipo da minha empresa?
  2. Preciso de proteção de patente, copyright ou propriedade intelectual?
  3. Você pode criar contratos padrão para negociar com outras empresas e fornecedores?
  4. Como faço para formar uma sociedade unipessoal, parceria ou corporação?
  5. Qual é o processo de compartilhamento de capital ao buscar investidores privados?

Leis diferentes se aplicam a cada tipo de negócio, produto ou serviço. Cada país, e até mesmo região, também terá seu próprio conjunto de regras. Os sites do governo local e federal são um excelente lugar para começar sua pesquisa sobre os requisitos.

Você também deve consultar as leis nacionais do consumidor e de privacidade para coletar informações pessoais do cliente.

Crie e registre um nome comercial

Depois de conversar com seu contador e advogado, é hora de registrar seu nome. O processo pode diferir por país e região.

Proprietários de empresas experientes recomendam consultar um especialista para ajudá-lo a escolher o nome da sua empresa, criar seu logotipo e registrar sua empresa.

Depois de encontrar um nome pelo qual se sinta bem, certifique-se de que ele esteja disponível. A maneira mais rápida de descobrir é por meio de uma pesquisa online. Digite o nome desejado no Google. Verifique as plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Em seguida, consulte o escritório do secretário de estado local para garantir que outra empresa não esteja usando o nome. Se você planeja conduzir negócios em vários países, verifique se o nome também é usado nesses países.

Você deve registrar esse nome e garantir que ele seja válido antes de criar cartões de visita, logotipos, sites e outros materiais. Novamente, os sites de registro diferem por região e país.

Finalmente, se você decidir registrar seu nome como uma marca comercial, você precisará fazer isso neste momento. Seu advogado pode orientá-lo nesse processo. Lembre-se de que há custos adicionais associados a cada registro.

Solicite autorizações e licenças comerciais

Visite os serviços governamentais e prefeitura para determinar se o seu negócio requer licenças ou autorizações nacionais ou locais.

Enquanto você está nisso, verifique se você se qualifica para quaisquer deduções fiscais e créditos. Muitos governos locais projetam créditos especiais para ajudar as pequenas empresas a crescerem mais rapidamente.

Seu contador pode aconselhá-lo sobre qualquer outro formulário relacionado a impostos que você precise preencher. Novamente, esse processo depende de onde você mora e do tipo de negócio que está operando.

Abra uma conta bancária para uma pequena empresa

Uma conta bancária empresarial pode ajudá-lo a controlar as despesas comerciais e a aproveitar as deduções fiscais e os créditos disponíveis para proprietários de pequenas empresas. Você pode abrir uma conta em um banco comercial assim que começar a fazer transações comerciais. 

Marque uma reunião com um especialista em negócios bancários para determinar o tipo de conta certo para o seu negócio. Consulte o conselho do banco com seu contador para determinar quais pacotes de poupança ou contas especiais irão beneficiá-lo.

Você pode estar planejando uma estratégia de negócios internacional e esperando gerar um alto volume de vendas nesses mercados internacionais. Nesse caso, abrir uma conta bancária no mercado local faz ainda mais sentido. Você economizará dinheiro em transferências bancárias e taxas de câmbio.

Além disso, estabelecer uma presença financeira por país tornará mais fácil para o seu contador e contador durante a temporada de impostos. Eles podem ver extratos separados para receitas específicas do país.

Configurar sistemas de contabilidade e pagamentos

Os atuais proprietários de empresas afirmam que a configuração de sistemas financeiros é a primeira coisa em que você deve obter ajuda ao iniciar um novo negócio.

Se o seu sistema de contabilidade estiver configurado corretamente desde o início – com crescimento futuro em mente – você economizará tempo e dinheiro a longo prazo.

Muitos proprietários de pequenas empresas terceirizam sua contabilidade para um guarda-livros ou revisor oficial de contas. Embora isso possa economizar muito tempo, você ainda precisa de acesso a ferramentas para ajudá-lo a revisar suas finanças mês a mês.

Os três principais processos financeiros atuais proprietários de negócios dizem que gostariam de ter investido antes são o controle de despesas, o controle de estoque e o faturamento.

Visto que o fluxo de caixa é fundamental para iniciar um negócio, não o lance sem uma planilha de fluxo de caixa e um balanço patrimonial . Você também pode considerar um software de contabilidade que automatiza esse processo e pode ajudá-lo a visualizar o dinheiro que entra e sai.

Independentemente de sua escolha, mantenha um registro completo de todas as suas finanças em um só lugar. Todos os níveis de negócios têm obrigações fiscais legais e de manutenção de registros. Definir sua contabilidade desde o primeiro dia libera você para trabalhar no crescimento de seu negócio.

Prepare-se para a hora do imposto

Para proprietários de pequenas empresas, o tempo do imposto é o tempo todo. Em última análise, os proprietários de pequenas empresas reivindicam incentivos fiscais em suas declarações fiscais, mas o planejamento tributário durante todo o ano é importante para maximizar os benefícios fiscais.

Existem várias datas importantes ao longo do ano que você precisa saber. Lembrar dessas datas e declarar impostos pela primeira vez pode ser opressor para novos proprietários de empresas.

Mudanças nas leis tributárias federais e nas deduções fiscais podem atrapalhar até mesmo os proprietários de empresas mais experientes.

Não importa como você declara os impostos, os proprietários de pequenas empresas precisam manter um registro preciso das atividades financeiras ao longo do ano e um contador. Hoje existe uma infinidade de Freelancers ou pequenos escritórios que cuidam disso a baixo custo ou plataformas digitais como o Workana, 99 Freelas e BID Digital.

Terceirizar funções essenciais antecipadamente

Ao iniciar um negócio, você pode ficar tentado a fazer tudo sozinho para economizar dinheiro. Mas gastar tempo em tarefas que não estão em seu conjunto de habilidades pode custar tempo e dinheiro.

Delegar ou terceirizar tarefas que não são de sua área de especialização (por exemplo, contabilidade, trabalho administrativo ou relações públicas). Se você tiver os fundos e a legalidade resolvidos, pode contratar alguns funcionários para dividir a carga de trabalho.

Se o dinheiro estiver apertado, mas você ainda precisar de ajuda, pode contratar empreiteiros ou freelancers. Gerenciar sua sanidade é tão importante quanto gerenciar seu tempo.

Aprenda como contratar e pagar funcionários

Se você decidir contratar alguém em vez de terceirizar, precisará se familiarizar com os impostos comerciais. Você deve reter impostos dos contracheques dos funcionários.

Fale com seu contador para garantir que você cumpra todas as suas responsabilidades fiscais. Faça perguntas comuns sobre a folha de pagamento para entender os fundamentos da folha de pagamento .

Os serviços de folha de pagamento digital oferecem opções de autoatendimento e de serviço completo. O uso do software de folha de pagamento pode ajudá-lo a:

  • Configure e acompanhe o seguro saúde, planos de aposentadoria, deduções e garantias dos funcionários.
  • Monitore os dados da folha de pagamento dos funcionários e as mudanças anuais (por exemplo, bônus e aumentos salariais).
  • Estabeleça um processo digital para depositar seus impostos automaticamente.
  • Adicione novos funcionários ao seu sistema de folha de pagamento automaticamente.
  • Habilite depósitos diretos online automáticos , que transferem fundos para as contas de seus funcionários em todo o mundo.

No geral, o software de folha de pagamento pode ajudá-lo a gerenciar a folha de pagamento de forma eficaz e entender melhor como processá-la .

Encontre um local para a empresa

Quase 1 em cada 4 pequenas empresas iniciando nos próximos 12 meses terá uma força de trabalho 100% remota. A maioria das pequenas empresas ainda operará a partir de um local comercial, até certo ponto.

Se você está se preparando para abrir um negócio tradicional de alimentos ou varejo, escolher o local certo é extremamente importante. Ao explorar os locais, há algumas coisas que você precisa manter em mente.

Dados demográficos: considere quem são seus clientes e como eles interagirão com sua localização. O seu público-alvo frequenta este local potencial? Certifique-se de que sua localização reflete a imagem que você está tentando projetar.

Tráfego de pedestres: antes de assinar um contrato de locação, monitore o tráfego de pedestres fora de um local potencial ao longo do dia. Está escondido ou vê muitos transeuntes? O local possui estacionamento adequado para seus futuros clientes? É acessível?

Competição: Ter concorrentes por perto nem sempre é ruim. De qualquer forma, você vai querer estar ciente deles antes de decidir sobre um local.

Comunidade empresarial: os outros negócios deles estão próximos? Você pode se beneficiar do tráfego de pedestres. Existem restaurantes por perto? Seus clientes (e seus funcionários) podem comer algo depois de fazer compras em sua loja. Procure um local onde você possa se beneficiar de outras empresas – e elas possam se beneficiar de você.

História: Pesquise a história do local. Se outras empresas tentaram e falharam em um determinado espaço, você pode querer saber por quê.

Não importa que tipo de negócio você planeja iniciar, certifique-se de que sua localização atenda às suas necessidades presentes e futuras. Procure fiação e utilidades elétricas adequadas, espaço para seus funcionários ou qualquer equipamento especial e até mesmo regulamentos de zoneamento.

Finalmente, mantenha o custo em mente. O aluguel é um grande custo mensal para muitas pequenas empresas. Mas pode haver outras despesas relacionadas à localização, como seguro, serviços de limpeza e taxas de estacionamento.

Divulgue seu negócio e lance um website

Os novos proprietários de pequenas empresas afirmam que a criação de um site comercial é sua principal prioridade de marketing. Em um mundo cada vez mais digital, é uma jogada inteligente. 

Quer você tenha um negócio online ou um local físico, deve incluir um site como parte de sua estratégia de marketing. Felizmente, você não precisa gastar muito dinheiro para configurar seu negócio para vendas online . Existem muitas opções de sites acessíveis e fáceis de construir .

Quando você tiver tempo e recursos, poderá começar a criar perfis de mídia social para aumentar sua presença na mídia social e atrair novos clientes. A partir daí, considere investir em táticas de marketing digital, como anúncios pagos, avaliações e otimização de mecanismos de pesquisa.

Conforme sua empresa cresce, você pode fazer um orçamento para uma estratégia de marketing digital mais forte e impactante.

Explorar parcerias de negócios

Discutimos as razões para entrar em uma parceria comercial, mas também devemos abordar a parceria com outras empresas para o crescimento coletivo. Existem várias maneiras de formar parcerias.

Referências e compartilhamento de receita

Alguns trabalham com parceiros para ajudá-los a vender serviços em troca de uma comissão ou divisão da receita, em que uma empresa dá uma porcentagem da venda. A divisão da receita é comum para pequenas equipes de vendas e proprietários de negócios que desejam expandir sem contratar mais funcionários em tempo integral.

Com as referências, você pode oferecer uma comissão a um parceiro que o ajude a apresentar e a fechar um cliente em potencial.

A divisão da receita geralmente é melhor para empresas que ajudam um cliente a usar melhor seu produto ou serviço. Por exemplo, os fornecedores de software têm parceiros especializados que podem ajudar um cliente mútuo a usar o software com mais eficácia.

Como resultado, o cliente pode gastar mais dinheiro com o fornecedor do software. E o parceiro especialista obteria uma porcentagem das vendas com base em termos aceitáveis.

Empreendimentos conjuntos

Se você planeja construir uma torre para escritórios ou fazer um filme, considere formar uma joint venture com outra empresa ou grupo de empresas.

Digamos que você tenha todo o equipamento e equipe para filmar a história, mas deseja adicionar computação gráfica. É aí que uma parceria com outra produtora com essas capacidades faz sentido.

Quanto custa começar um negócio?

Não há uma resposta fácil. O custo de iniciar um novo negócio varia de acordo com o tipo de negócio, setor e localização. Estime seus custos iniciais antes de iniciar seu negócio para determinar quanto você precisará e se deve solicitar financiamento.

Existem alguns custos que todas as empresas podem esperar incorrer ao iniciar. Isso inclui coisas como licenças e autorizações, taxas de registro e seguro. Se você planeja abrir uma empresa física, precisará pagar pelo espaço do escritório, equipamentos e suprimentos e serviços públicos.

Independentemente da estrutura de sua empresa, você ainda precisa pagar por itens como marketing e publicidade, um site e pesquisa de mercado. É uma boa ideia que todo novo proprietário de empresa invista em um contador ou profissional jurídico. E se você planeja contratar funcionários ou contratados, eles esperam que você os pague também.

Se você trabalha em um comércio, pode precisar comprar equipamentos ou máquinas especiais para começar. Ou você pode precisar terceirizar sua produção.

Comece identificando todas as suas despesas comerciais e quanto custarão. Alguns terão custos bem definidos. Você terá que estimar os outros com o melhor de sua capacidade. A partir daí, organize suas despesas em despesas únicas e despesas contínuas.

Despesas únicas – como pagar um designer gráfico para ajudá-lo com seu logotipo ou comprar equipamento – são os custos iniciais de que você precisa para iniciar seu negócio. Acompanhe essas despesas com cuidado, pois elas podem ser dedutíveis do imposto de renda.

Quando você deve começar um negócio?

Nunca haverá um momento perfeito para começar um negócio. A menos que você tenha uma bola de cristal, não pode prever o que está reservado para sua economia ou sua vida.

Portanto, o melhor momento para começar um negócio é quando você sente que tem tempo e energia para se dedicar a ele. Você é apaixonado por sua ideia e está pronto para dar o salto.

Mas existem alguns outros indicadores de que você pode estar pronto.

Você fez sua pesquisa de mercado. Você sabe que há espaço para seu novo negócio no mercado. Você sabe quem são seus concorrentes e como se destacará.

Você tem um plano de negócios. Lembre-se de que os proprietários de empresas experientes recomendam começar com um plano de negócios.

Você está bem com o risco. Se você está com medo de falhar – com medo de correr alguns riscos – você pode não estar pronto para abrir um negócio.

Você tem algum dinheiro economizado. Você provavelmente precisará de pelo menos algum acesso a dinheiro durante a fase de inicialização. Se você tem algum dinheiro guardado, pode estar melhor posicionado do que alguém que está pagando grandes dívidas.

Você pode dedicar sua energia. Se você já está passando por muito estresse em sua vida pessoal, pode não ser o melhor momento.

Claro, essas não são regras rígidas e rápidas. Muitos argumentariam que uma pandemia não é um bom momento para iniciar um negócio.

É difícil começar um negócio?

Começar um negócio pode ser difícil, mas é mais fácil com ajuda.

Proprietários de empresas experientes recomendam obter ajuda para configurar sistemas financeiros, escolher uma estrutura de negócios, registrar seu novo negócio e até mesmo escolher um nome comercial. Mas os empreendedores em potencial não estão totalmente ansiosos para seguir esse conselho.

Pode parecer um custo frívolo investir em ajuda nessas áreas. Mas os atuais proprietários de empresas enfatizam a importância de acertar essas coisas na primeira vez.

Muitos disseram que gostariam de ter investido em gestão financeira mais cedo, incluindo rastreamento de despesas e soluções de faturamento. E embora registrar sua empresa possa parecer simples, estruturar uma empresa incorretamente pode ter consequências caras.

Há muitas etapas que você deve seguir ao iniciar um novo negócio, mas ninguém espera que você seja um especialista logo de cara. Encontrar um mentor ou investir em ajuda externa aumenta suas chances de sucesso.

Aprender como começar um negócio é o primeiro passo

Este artigo descreve as etapas necessárias que você deve seguir para lançar um novo negócio, mas nós apenas arranhamos a superfície. Lembre-se de começar com sua visão, pesquisar suas oportunidades e registrar tudo em um plano de negócios ou tela.

É fundamental compreender e gerenciar seus custos iniciais e fluxo de caixa com sabedoria. Se você não tem recursos próprios, descubra quais opções de investimento são mais adequadas para o seu negócio.

Terceirizar ou contratar um Freelancer especialista na área pode liberar seu tempo para se concentrar no que você faz de melhor e impulsionar o crescimento. Você também pode contar com parceiros de negócios em sua comunidade para apoiar e aumentar sua base de clientes coletivamente.

Na dúvida, peça ajuda. O aconselhamento especializado pode levar o seu negócio a patamares mais elevados.

E lembre-se de que a sorte favorece os ousados. Mas sorri para os preparados.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário