Por que investir em tráfego pago? Entenda as vantagens!
Muitas pessoas que iniciam no marketing digital têm dúvidas sobre por que investir em tráfego pago. A publicidade paga torna-se atrativa, especialmente, para obter resultados satisfatórios a curto prazo.
Por meio dela, é possível gerar novos leads e clientes. Além disso, os anúncios pagos permitem maior visibilidade no topo dos resultados de pesquisa quando um usuário insere determinada palavra-chave.
Em um contexto de constante crescimento das mídias digitais, é importante levar em consideração que os anúncios são uma forma acessível de investimento.
Trata-se de um instrumento com grande flexibilidade e que possui foco em resultados principalmente no presente. Continue lendo para entender como trabalhar com tráfego pago!
Sumário do post
O que é o tráfego pago?
Para entender o que significa tráfego pago, deve-se compreender que o termo se refere a todo o tráfego gerado por meio de publicidade online.
Portanto, o anunciante está disposto a investir determinados valores para alcançar objetivos predeterminados. Por que investir em tráfego pago então? Na área de marketing na web, a internet é utilizada como meio de divulgação de mensagens publicitárias para consumidores em potencial.
Por exemplo, o tráfego pago pode ocorrer por meio de publicidade gráfica, como banners. Ainda, pode haver publicidade em redes sociais, como o Facebook Ads e o Instagram Ads.
Além disso, existe o marketing de pesquisa, para anúncios que aparecem nos mecanismos de busca, como o Google. Existe a publicidade nativa, que são artigos pagos e promocionais que aparecem em sites de notícia, por exemplo. Há ainda a publicidade em vídeo, como é o caso do Youtube.
Vale mencionar que, para saber quanto custa o tráfego pago, isso pode variar de acordo com cada mídia e com os objetivos que se tem. Porém, é possível investir bem pouco por dia e conseguir bons resultados.
Os anúncios são realmente eficazes?
Esta é provavelmente uma questão frequente para muitos profissionais de marketing ou para afiliados que precisam decidir exatamente onde, quando e quanto investir em tráfego pago.
A resposta é sim, eles são eficazes e existem diferentes objetivos possíveis ao decidir utilizar publicidade paga. Para quem quer entender por que investir em tráfego pago, é possível, por exemplo, aumentar o tráfego do site em um curto período de tempo.
O mesmo vale para o aumento da taxa de conversão da páginas de vendas ou para atrair leads para a lista de e-mail. Esses são apenas alguns exemplos.
Portanto, os anúncios são um tipo de investimento que não deve ser subestimado, especialmente para quem inicia um negócio e deseja alcançar resultados de forma mais rápida.
Eles são uma das ferramentas mais poderosas a curto prazo quando se trata de desenvolver o conhecimento de um produto, serviço ou marca e, também, gerar conversões.
Por esta razão, são um dos instrumentos de marketing cada vez mais utilizados por afiliados e por pequenas e grandes empresas.
Enquanto os banners costumam ter menor eficácia, as campanhas pagas em ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, estão entre as mais eficazes do mercado quando se fala em publicidade paga.
Como funciona o tráfego pago em diferentes mídias
Facebook Ads
Como fazer tráfego pago no Facebook? Se você quer saber por que investir em tráfego pago no Facebook, já deve saber que os anúncios dessa plataforma são muito utilizados por afiliados e por diversas empresas.
Em princípio, o Facebook permite que os anunciantes encontrem características demográficas muito específicas dos usuários.
Desta forma, você poderá anunciar para quem está realmente interessado naquela oferta. Além disso, há a possibilidade de remarketing.
Google Ads
Como fazer tráfego pago no Google Ads? No Google Ads, os anúncios aparecem na parte superior e inferior da página. Eles podem ser feitos de acordo com diferentes estágios da jornada de compra do cliente.
Ou seja, pode ter objetivos de gerar vendas, captar leads ou trazer consciência para um produto ou serviço. É possível também fazer diferentes tipos de segmentação.
Também no Google Ads, acontece a publicidade do Youtube. Ou seja, os anunciantes podem colocar seus anúncios em vídeos. Portanto, são vídeos promocionais que são incorporados a vídeos de terceiros para atingir um público mais amplo.
Publicidade gráfica
Se você quer entender por que investir em tráfego pago com publicidade gráfica, essa é a forma mais comum de publicidade online. Nesse caso, o banner é exibido enquanto você está lendo algum conteúdo online.
Estes banners podem ser, por exemplo, imagens fixas, texto, banners flutuantes, pop-ups ou vídeos. A publicidade de imagem é uma forma de propaganda geralmente associada a custos moderados.
Você pode entrar em contato direto com o site em que deseja colocar o banner. Mas, como alternativa, o Google Ads, permite criar campanhas publicitárias que exibem seus banners em sites que usam o Adsense. Portanto, pode gerar bastante tráfego também.
Vantagens do tráfego pago
Maior presença do site nos mecanismos de pesquisa
O tráfego pago é a maneira mais rápida de trazer maior presença do site nos mecanismos de pesquisa.
Aplicar SEO é trabalhoso e pode demorar vários meses para alcançar essa visibilidade. Portanto, obtém-se tráfego imediato com anúncios pagos.
Além disso, por meio da segmentação, é possível obter tráfego qualificado, o que diminui as taxas de rejeição do site. Esse público qualificado inclui pessoas que têm interesse na compra de um produto ou serviço.
Testes A/B
É possível fazer testes para saber quais anúncios funcionam melhor. Portanto, você pode editar e otimizar as campanhas e saber o que gera mais retorno. Nesse sentido, existem métricas que orientam as ações que precisam ser realizadas.
Relevância
Os anúncios patrocinados do Google, por exemplo, assim como os resultados orgânicos, são fortemente influenciados pela relevância.
Isso inclui a palavra-chave inserida no texto do anúncio, a página de destino, entre outros fatores. Tudo isso visa garantir uma melhor experiência do usuário.
Segmentação geográfica
As plataformas de publicidade online possuem recursos de segmentação geográfica. Elas possibilitam que você identifique locais em todo o mundo para alcançar seus objetivos.
Por exemplo, suponha que você deseja divulgar como afiliado um produto de outro país. Logo, poderá ganhar comissões em outra moeda ao definir para que países daquele idioma o anúncio será exibido.
Por outro lado, se você possui um comércio local e deseja veicular um anúncio apenas para determinada cidade, isso também é possível.
Rastreabilidade
Ainda para responder à pergunta de por que investir em tráfego pago, vale lembrar que os métodos do marketing tradicional não possuem a rastreabilidade que há no ambiente online.
Por exemplo, anúncios de uma página de jornal podem ser muito mais caros que o marketing online. E, além disso, não há métrica para quantificar o tráfego gerado.
Com publicidade digital, pode haver rastreamento de cada anúncio, de modo a ter parâmetros para saber analisar os valores investidos e, também, as ações a serem implementadas.
A publicidade paga é bem direcionada
Esta forma de publicidade online tem o efeito extraordinário de direcionar o seu site ou uma página de vendas para pessoas que têm interesse na compra.
Ou, de outro modo, é possível capturar leads para a lista de e-mail que poderão realizar uma compra futura. O e-mail marketing é bem efetivo nesse sentido e todos os afiliados que trabalham de forma profissional utilizam listas de e-mail.
Assim, é possível ter altos retornos financeiros em uma prazo menor do que poderia acontecer no tráfego orgânico. Não significa que seja fácil, é claro que isso exige dedicação. Porém, uma vez que você criou sua campanha, ela funciona relativamente no “automático”.
Você precisa apenas olhar uma vez por dia para ver como está o andamento e se é preciso otimizar algo. Porém, para entender por que investir em tráfego pago, é preciso conhecer algumas desvantagens também. Confira a seguir!
Desvantagens do tráfego pago
Os resultados existem apenas enquanto há dinheiro investido
Ao considerar o longo prazo, os custos de publicidade paga podem ser bem mais elevados do que os do tráfego orgânico.
Além disso, você apenas terá resultados no tráfego pago enquanto estiver disposto a pagar para ter retornos por isso. Ou seja, no momento em que você deixa de investir, o tráfego cessa.
Por outro lado, se você sabe o que é tráfego orgânico, os resultados são duradouros e relativamente gratuitos. Isso porque você precisa considerar o tempo que dedica a ter resultados no orgânico. Logo, esse tempo não necessariamente é “gratuito”, pois existe um custo de oportunidade envolvido.
De todo modo, o custo do tráfego orgânico é mais baixo e com resultados duradouros a longo prazo.
O tráfego orgânico possui um CTR mais alto
As pessoas, em geral, não clicam em anúncios quando procuram informações mais completas sobre o produto. Ou seja, quando ainda não estão no momento de compra, não fará muito sentido direcioná-las para uma página de vendas.
Logo, a taxa de cliques (CTR) costuma ser maior no tráfego orgânico, especialmente quanto aos três primeiros resultados da pesquisa.
Isso porque há um grande número de pessoas que estão no topo do funil e que procuram por mais informações antes de adquirir um produto ou serviço.
Então, os mecanismos de pesquisas oferecem essas informações por meio do tráfego orgânico. Nesses casos, é menos provável que as pessoas cliquem em um anúncio e, portanto, não se converterão em lead naquele momento.
Por outro lado, os visitantes podem clicar em um anúncio apenas para verificar qual é preço e não necessariamente efetuar a compra.
Tráfego pago ou orgânico, qual escolher?
Se você está em dúvida sobre qual é melhor, tráfego pago ou orgânico, é bom entender que ambos não são excludentes.
Cada um possui suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, para atuar de forma mais completa no marketing digital, o ideal é investir tanto no orgânico quanto no pago.
Porém, pode-se dizer que as vantagens do tráfego pago superam as desvantagens. E os resultados são melhores quando há tráfego de fontes diversas.
Portanto, essas duas formas de atuação online – tráfego orgânico e pago – trazem conversões, seja na aquisição de novos leads ou na geração de vendas.
Para concluir, enquanto uma é focada no curto prazo, a outra é pensada no longo prazo.
Leia também: Método Turbo Tráfego funciona?