Para que serve o marketing digital? O que são estratégias de divulgação?
Vivemos em um mundo conectado, a internet é uma realidade sem volta, e muitas pessoas, inclusive empreendedores, não sabem para que serve o marketing digital.
Os hábitos de consumo não estão dissociados do universo online. Quantas vezes você já pesquisou na web o preço de algum produto ou serviço? Ou quantas vezes já fez compras online?
Por trás dessas vendas, existem táticas de marketing na internet. Nesse contexto, trabalhar online é muito atrativo e possui vantagens infinitas.
Por isso, cada vez mais pessoas procuram empreender.
Sabendo disso, acompanhe a leitura!
Sumário do post
O que é marketing digital?
Imagine que Daniela tenha vontade de se tornar escritora no universo literário.
Ela ainda é muito jovem e apenas desenvolve esporadicamente a atividade como hobby. Ou seja, ela nem cogita ainda lançar um livro.
Certo dia ela navega pelas redes sociais e aparece um anúncio de um curso de escrita criativa.
Ela ficou muito interessada e quase comprou por impulso. No entanto, ela decidiu pensar melhor se era aquele curso mesmo que deveria comprar.
Alguns dias depois ela entrou em um site e o anúncio daquele curso apareceu de novo! Não era nas redes sociais, era em um site aleatório.
Ela viu o anúncio e se lembrou de que seria uma boa ideia estudar escrita criativa para praticar o hobby.
O que aconteceu
Ela adquiriu o curso, sentiu-se mais confiante e durante um ano escreveu o livro. Mas, antes de lançá-lo, decidiu participar do maior concurso literário do país.
Daniela fez a inscrição e estava ansiosa pelo resultado. Porém, seu livro não foi selecionado e ela não apareceu na listagem dos autores que concorreriam ao prêmio.
Apesar disso, não se sentiu desiludida. Afinal, descobriu que aquele era seu sonho e que queria ser escritora literária. Algumas semanas depois ela lançou o livro em uma editora.
No entanto, ela não tinha muitos seguidores nas redes sociais e as pessoas que ficavam sabendo da existência do livro eram principalmente amigos e familiares.
Com isso, suas vendas eram bem limitadas e ela percebeu que não conseguiria viver apenas de escrita de livros, ou seja, como profissão.
No entanto, três anos depois Daniela já havia lançado quatro livros.
Com o tempo, ela percebeu que já havia adquirido bastante conhecimento de escrita literária e ela já tinha alguns fãs fiéis que gostavam do que ela escrevia, pelas centenas de feedbacks que recebia nas redes sociais.
Como Daniela ainda não era tão conhecida, pois não havia ganhado nenhum prêmio literário e não era membro da Academia de Letras, ao pesquisar mais sobre como poderia monetizar a paixão que tinha, o que ela descobriu?
Que poderia ensinar outros escritores iniciantes que nunca haviam lançado um livro a escrever.
Eu sei que você quer saber para que serve o marketing digital. Calma, você vai entender.
E como isso seria possível?
Ela decidiu criar um blog sobre escrita criativa, para produzir conteúdos não apenas literários, mas que ensinassem um grande número de aspirantes a escritores as técnicas de escrita de romances, contos, crônicas ou poesias.
A jovem Daniela percebeu que precisaria aprender a posicionar artigos no Google, pois isso faria com que pessoas que nunca haviam ouvido falar dela antes a encontrassem no buscador.
E essas pessoas, além do interesse que tinham em aprender escrita criativa, também gostavam de ler e acabavam comprando os seus livros, o que contribuiu para aumentar sua renda sendo escritora.
Além disso, ela percebeu que poderia criar conteúdos estratégicos no Instagram se quisesse alcançar esse público de aspirantes a escritores.
Então, poderia realizar oficinas de escrita criativa para ajudar pessoas a melhorarem a habilidade.
Depois de aproveitar todas essas táticas, no ano seguinte ela decidiu criar o próprio curso para ensinar novos escritores a escreverem melhor e a dominarem a arte da escrita literária.
Logo, as pessoas descobriam o curso no site dela e nas redes sociais.
Como isso tudo seria possível, desde o instante inicial no qual sua escrita era apenas um hobby até o momento em que ela resolveu monetizar o hobby e torná-lo profissão?
Como funciona o marketing digital?
Quando ela viu pela primeira vez o anúncio em sua rede social sobre o curso de escrita criativa, aquele anúncio foi direcionado à Daniela porque alguém o impulsionou com tráfego pago.
Ao entrar em um site aleatório e o anúncio apareceu outra vez, alguém fez o remarketing do produto.
Se ela decidiu criar conteúdos estratégicos para atrair pessoas, ela conseguiu obter uma audiência maior com tráfego orgânico e aumentar as conversões.
Todas essas são estratégias de marketing digital.
Para que serve o marketing digital?
Como começar no marketing digital?
Existem diversas táticas de divulgação online que podem ter diferentes propósitos.
É normal que o nosso cérebro, em sua serena majestade, nos diga:
Não preciso disso agora.
Não tenho tempo.
Isso não é para mim.
Talvez você não tenha visto o filme Alphaville, que é dos tempos da nouvelle vague.
No enredo, existe um centro controlador e manipulador da mente e dos sentimentos das pessoas.
Como se fizesse uma lavagem cerebral na população para que ela não tivesse capacidade de pensar.
O marketing digital não é isso. Muitos acreditam que os gatilhos mentais existem apenas para camuflar a capacidade de cada um de decidir por si mesmo.
No entanto, não vivemos na época em que se acreditava que a teoria hipodérmica ditava a verdade, o nosso comportamento ou modo de ser. Quem quiser se aprofundar no assunto, no livro Teorias da Comunicação, de Mauro Wolf, o autor explica o conceito.
Para quem não sabe, tal teoria é uma teoria behaviorista. Vou explicar rapidamente o que significa e nos tópicos seguintes você entenderá para que serve o marketing digital.
A teoria hipodérmica defendia que os meios de comunicação afetavam unidirecionalmente as pessoas, como se elas não pudessem ter suas próprias conclusões.
Como se o destinatário recebesse uma informação ou conteúdo de modo totalmente passivo. Depois, surgiram muitas outras teorias dizendo o contrário.
Ou seja, os consumidores de informações e conteúdos têm liberdade de pensamento para decidirem o que é melhor para si mesmos. Se são persuadidos ou não a realizar algo, de modo a agirem conforme a própria vontade.
Vantagens de trabalhar com marketing digital
Estar presente onde seus potenciais clientes estão
Você já parou para pensar sobre a frequência com que tenta resolver alguma dúvida no Google?
Isso também acontece com seus potenciais clientes.
Quando querem ter uma resposta para algo, eles digitam no buscador a pergunta e veem os resultados orgânicos que aparecem. Esses resultados podem ser, por exemplo, artigos de blog ou vídeos do Youtube.
Vale lembrar que os seus potenciais clientes com certeza estão também nas redes sociais, como o Instagram e o Pinterest.
Então, para que serve o marketing digital? Utilizar estratégias de marketing digital é algo que tem sido utilizado não apenas por grandes empresas.
Pequenos, médios negócios e empreendedores cada vez mais sabem da importância de atrair pessoas online para a venda de produtos ou serviços.
Nesse contexto, a criação de conteúdo estratégico desempenha um papel indispensável. É por meio de conteúdos que o público vai se conectar com você ou com a sua empresa.
Aumentar o nível de consciência da persona
Um dos pilares do marketing digital que precisa ser lembrado é a produção de conteúdos.
Não sei se você já ouviu falar do Inbound Marketing e para que serve o marketing de conteúdo nessa estratégia.
Trata-se de conceito que na prática busca a atração e retenção de pessoas.
Esses conteúdos podem ser voltados para diferentes fases da jornada do cliente. Ou seja, topo, meio e fundo de funil.
Resumindo: no topo o avatar está menos consciente, no meio já sabe como resolver o problema e no fundo já está apto à compra.
Portanto, o objetivo do marketing de conteúdo é realizar conversões e vendas, além de encantar e fidelizar o cliente para que compre outras vezes de você.
Além das estratégias orgânicas, existem também os anúncios que você pode fazer em redes sociais como o Facebook e o Instagram.
Para que serve o marketing digital nessas mídias quando se fala em anúncios? É possível também pagar para segmentar o público e alcançar pessoas que em algum momento poderão desenvolver o interesse em adquirir o produto.
Alcançar clientes qualificados para a compra
Essa é também uma das vantagens de trabalhar com marketing digital. Já mencionei acima as pesquisas que as pessoas fazem no Google.
Quando alguém digita o nome específico de um produto, significa que, em grande parte das vezes, a persona já está qualificada para a compra.
Ou seja, ela já passou pelas etapas anteriores do funil de vendas e agora está no fundo de funil.
Ok. Você já está cansado de saber disso. No Google você consegue alcançar essas pessoas com estratégias de SEO.
E se você não quiser criar conteúdos? Você também pode alcançar essas pessoas com o tráfego pago no Google Ads, por exemplo.
Os primeiros resultados que aparecem no buscador são os anúncios patrocinados.
Eles têm maior visibilidade e há maior probabilidade de que o potencial cliente no fundo de funil clique naquele anúncio, ao encontrar imediatamente o produto que está procurando.
Ter mais opções de carreira
Como trabalhar com marketing digital? Para que serve o marketing digital?
Se você está insatisfeito com a atual profissão, é possível trabalhar com marketing online em um nicho diferente para fazer uma transição de carreira.
E o melhor é que você pode escolher um nicho com o qual tenha afinidade.
Na verdade, esse é um dos grandes motivos que levam milhares de pessoas a embarcar online, em especial quando falamos de marketing de afiliados.
Logo, ter novas opções de carreira é uma das vantagens do marketing digital.
Marca pessoal
Para que serve o marketing digital nesse caso?
O marketing digital não existe apenas para os que trabalham com marketing de afiliados, embora eu mencione bastante este tema no blog.
Hoje, todos sabem como ter uma presença digital pode impulsionar os negócios e, também, a própria carreira e a marca pessoal.
Diversas oportunidades podem surgir se você se está online em meio a uma multidão de pessoas que não pensam estrategicamente.
E, mesmo que você não tenha milhares de seguidores, estar visível na internet e produzir conteúdos fará com que você sempre cresça em termos profissionais.
Vender produtos ou serviços
Como vender no marketing digital? Talvez essa seja a sua dúvida.
Um dos benefícios do marketing digital é o seguinte: é menos dispendioso e mais escalável ao colocar em evidência seus produtos e serviços.
Por outro lado, quando se trata de marketing tradicional, é muito difícil para pequenos negócios competir com empresas maiores por espaço publicitário.
Principalmente quando se pensa em propagandas na TV, publicidade em grandes jornais, espaços em outdoors, entre outros.
No entanto, se você quer saber para que serve o marketing digital, pequenas empresas ou iniciativas individuais se beneficiam com os baixos custos de divulgação na internet.
Pensando nisso, é possível potencializar as vendas online dos seus produtos e serviços mesmo com orçamento limitado, com tráfego orgânico ou pago.
Mensuração de dados e correção de estratégias
Como saber se suas estratégias estão funcionando?
A única maneira de saber com certeza é medir o desempenho ao longo do tempo.
Por isso, a análise de métricas no marketing digital elimina as suposições para determinar se sua estratégia de marketing está realmente produzindo efeito.
Isso é possível em tempo real, inclusive, de modo que você possa continuar com determinada estratégia ou abandoná-la no caminho e optar por outra mais lucrativa.
Por exemplo, uma vantagem é a possibilidade de segmentação. Uma publicidade em outdoor não necessariamente vai atingir o seu público e a sua persona.
Sabendo disso, para que serve o marketing digital?
Por outro lado, no marketing digital você tem dados precisos. Por exemplo, em métricas de campanhas, do site ou das redes sociais.
Conclusão: para que serve o marketing digital
Vimos neste artigo como trabalhar com marketing digital pode trazer diversos benefícios para quem deseja ter melhores oportunidades de carreira ou para quem quer empreender.
Então, não perca tempo, porque investir em marketing digital fará uma grande diferença na sua carreira e nos seus negócios.
Para aproveitar todas as oportunidades disponíveis na internet, é preciso construir estratégias.
É necessário ativar uma série de atividades que articulem Inbound Marketing, geração de leads ou links patrocinados para aumentar as conversões.
O intuito é otimizar a presença online para obter tráfego e vendas.
Leia também: Fórmula Negócio Online é bom? Funciona? Vale a pena?