Como ser afiliado: como começar a vender online?

O marketing de afiliados oferece a possibilidade de ganhar renda extra com a venda de produtos físicos ou digitais. Se você está interessado em aprender como ser afiliado, este artigo é para você.

As oportunidades de empreendedorismo online são bastante vastas. É possível trabalhar de qualquer lugar com conexão à internet e entrar em um mercado sem fronteiras físicas. Por sua vez, quem está começando se depara com algumas dúvidas frequentes. Para decifrá-las, continue a leitura!

O que é ser um afiliado?

Ser um afiliado online significa promover e indicar produtos ou serviços de outras pessoas, marcas ou empresas em troca de comissões. O afiliado pode atuar em diferentes canais de divulgação, como blogs, redes sociais, e-mails, entre outros.

A função do afiliado é recomendar e divulgar os produtos ou serviços para uma determinada persona, visando gerar vendas ou conversões. Quando uma venda é realizada com a indicação do afiliado, ele recebe uma comissão preestabelecida pelo produtor.

Isso requer habilidades persuasivas. Existem diferentes tipos de programas de afiliados, e as formas de remuneração podem variar, podendo ser baseadas no valor do produto ou com pagamento de mensalidades recorrentes. 

Para saber como ser um afiliado, é importante ressaltar que as atividades não requerem um alto investimento inicial. Qualquer pessoa com no mínimo 18 anos pode começar, desde que esteja disposta a aprender e se dedicar ao trabalho de divulgação.

Como funciona?

Os afiliados são pessoas ou empresas que se cadastram em um programa de afiliação para promover produtos ou serviços de outra empresa e receber uma comissão por cada venda. 

Acontece da seguinte forma: os afiliados obtêm um link exclusivo com um código de rastreamento e o compartilham com sua audiência. Quando alguém faz uma compra por meio do link, você recebe uma comissão. 

Quais são as formas de divulgação de produtos? 

Você pode compartilhar o link de afiliados em diferentes canais no contexto do marketing digital. Entenda a seguir.

Redes sociais

As redes sociais são plataformas essenciais para divulgação de produtos. Você pode criar conteúdo informativo, compartilhar avaliações e recomendações e interagir para criar relacionamento. 

Utilize recursos como hashtags, stories, vídeos e imagens para chamar a atenção e atrair as pessoas na jornada de compra.

Blogs e sites

Se você possui um blog ou site, pode criar conteúdo otimizado para os mecanismos de busca sobre o produto ou serviço que está promovendo. 

Isso ajuda a atrair tráfego orgânico e direcionar potenciais compradores para o funil de vendas. Essa é uma das etapas importantes para quem deseja saber como ser afiliado. Porém, não é obrigatório ter um site.

E-mail Marketing

Construir uma lista de e-mails é uma estratégia eficaz para divulgar produtos como afiliado. Você pode enviar newsletters, conteúdos, recomendações personalizadas e ofertas para os leads.

Anúncios pagos

Se você estiver disposto a investir em publicidade, pode utilizar plataformas de anúncios pagos, como o Google Ads ou o Facebook Ads, para promover os produtos como afiliado. 

Essas plataformas permitem segmentar seu público-alvo com base em interesses, demografia e comportamento de navegação, aumentando as chances de alcançar pessoas interessadas na oferta.

Afiliado árbitro ou autoridade: quais as diferenças?

Existem dois principais tipos de afiliados: o afiliado árbitro e o afiliado autoridade. A diferença entre eles está na estratégia de divulgação e no foco de atuação.

O afiliado árbitro concentra suas estratégias na criação e gerenciamento de anúncios pagos. O objetivo é pagar pelo clique ou número de impressões, sem necessariamente criar um vínculo de relacionamento com o público. 

Como ser afiliado árbitro envolve a busca de resultados mais rápidos e diretos, busca-se ter um bom número de conversões em um curto período de tempo, sem produzir conteúdos e sem aparecer. Em geral, as ofertas costumam ser para fundo de funil. 

Já o afiliado autoridade foca na criação de conteúdos e na fidelização do seu público. Ele busca se tornar um especialista no assunto relacionado ao produto ou serviço que está promovendo. 

Assim, normalmente a venda é realizada por meio da confiança estabelecida com a persona.

Ambos os tipos de afiliados têm suas vantagens. Enquanto o tráfego pago requer investimentos para anunciar, no tráfego orgânico não é preciso investir grandes somas de dinheiro, mas é necessário criar conteúdos ou delegar a tarefa. 

Leia também: Como fazer a primeira venda como afiliado?

Como se tornar afiliado?

Se você deseja saber como ser afiliado, siga o passo a passo:

  1. Escolha uma plataforma de afiliados: existem várias plataformas disponíveis, como Amazon, Hotmart, Eduzz, Monetizze, Shein, Shopee, entre outras. Você pode escolher a plataforma que melhor se adequa ao seu nicho e aos produtos que pretende promover.
  2. Cadastro na plataforma: acesse o site da plataforma e faça o seu cadastro. Isso geralmente envolve preencher um formulário com suas informações pessoais e bancárias.
  3. Escolha de produtos: após o cadastro, explore o catálogo de produtos ou serviços disponíveis na plataforma e escolha aqueles que deseja promover. A maioria permite afiliação com um clique, sem necessidade de aprovação do produtor.
  4. Obtenção dos links de afiliado: cada produto terá um link de afiliado exclusivo, que você usará para promover. Esses links são rastreáveis e garantem que você receba a comissão pela venda gerada com o seu link.

Agora você já viu as etapas de como ser afiliado. Depois de seguir esses passos, você já será afiliado do produto e poderá utilizar estratégias de marketing digital para atrair potenciais compradores. 

Inclusive, as plataformas fornecem um painel de controle no qual você poderá acompanhar o desempenho das suas vendas. É necessário cadastrar uma conta bancária para que a transferência dos seus ganhos seja feita para a sua conta. 

Quais as vantagens de ser afiliado?

Alguns dos pontos positivos são:

  • baixo investimento inicial;
  • possibilidade de trabalhar em casa ou em qualquer lugar com acesso à internet;
  • flexibilidade de horários;
  • não é necessário criar um produto próprio;
  • não há necessidade de lidar com questões de logística ou atendimento ao cliente;
  • possibilidade de escolher quais produtos ou serviços promover;
  • acesso a materiais de marketing e suporte oferecidos pelo produtor.

E as desvantagens?

Entre os pontos negativos, estão:

  • não há garantia de ganhos, já que a comissão é baseada nas vendas e nas ações de marketing, que demandam constância;
  • se o produtor fechar a afiliação do produto (o que é raro, mas pode acontecer), você para de receber comissões.

Dicas para se tornar afiliado

Se você quer saber como ser afiliado, é bom seguir algumas recomendações como escolher produtos de qualidade, analisar as comissões, definir o nicho, ver as avaliações do produto, entre outras questões.

Opte por produtos digitais de qualidade

Ao selecionar produtos para promover como afiliado, é importante que sejam de qualidade e relevantes para o seu público. Produtos digitais, como cursos online, ebooks, softwares, entre outros, devem oferecer valor real e solucionar problemas da persona. 

Avalie as comissões

Antes de se comprometer em promover um produto como afiliado, analise as comissões oferecidas. Verifique se são justas e se estão alinhadas com o esforço e o valor que você espera obter. 

Defina o nicho

Foque em um nicho no qual você tenha conhecimento e interesse, pois isso facilitará a criação de conteúdo da área. Nichos mais específicos, ou subnichos, também tendem a ter menos concorrência, o que pode aumentar suas chances de se destacar.

Verifique as avaliações do produto

Antes de começar a promover um produto como afiliado, verifique as avaliações e opiniões de clientes sobre o produto. Isso pode ser feito nas plataformas de afiliados e nas redes sociais.

Avalie a página de vendas

Verifique se a página é profissional, se contém informações claras sobre o produto, benefícios, depoimentos de clientes e call-to-action (chamadas para ação) persuasivas. Uma página de vendas bem estruturada influencia diretamente nas taxas de conversão como afiliado.

É possível se afiliar a qualquer produto?

É possível se afiliar a uma ampla variedade de produtos, mas, na prática, isso pode depender das políticas de afiliação dos produtores. Como ser afiliado então?

Alguns produtores têm critérios específicos para aceitar afiliados, como ter um site com determinado tráfego, seguir diretrizes de marketing, já ter realizado vendas ou estar em um nicho compatível com os produtos que estão sendo promovidos. 

Entenda quais são as diferentes entre afiliação aberta e restrita:

Afiliação aberta

Na afiliação aberta, não há requisitos para se tornar um afiliado. Ou seja, você pode se tornar afiliado com apenas um clique. Basta se cadastrar, concordar com os termos e começar a promover os produtos.

Afiliação restrita

Na afiliação restrita, o afiliado precisa esperar a aprovação do produtor. Em outras palavras, existem alguns critérios para aprovação ou não. Tais critérios podem variar de produtor para produtor.

Quais nichos posso divulgar como afiliado?

Alguns dos nichos de destaque no marketing de afiliados são os de saúde, beleza, finanças e relacionamentos. Mas existem inúmeros outros. Conheça os principais.

Saúde

O nicho da saúde abrange uma ampla variedade de subnichos, como fitness, emagrecimento, alimentação saudável, bem-estar mental, tratamentos naturais, entre outros. 

Quem deseja saber como ser afiliado neste nicho, você pode promover, por exemplo, produtos como programas de exercícios, cursos online sobre saúde e bem-estar, livros, guias relacionados à saúde física e mental, além de produtos físicos, como suplementos nutricionais e esteira e materiais para atividades físicas.

Beleza

O nicho da beleza abrange produtos e serviços relacionados à estética, cuidados com a pele, cabelos, maquiagem, moda e similares. É possível divulgar produtos como cosméticos, produtos para cuidados com a pele, cabelos e unhas, equipamentos de beleza, cursos de maquiagem, nail design e muito mais.

Finanças

O nicho das finanças é vasto e inclui temas como investimentos, educação financeira, economia doméstica, empreendedorismo, entre outros. Você pode promover produtos como cursos de educação financeira, sobre investimentos, softwares de gestão financeira, consultorias financeiras, plataformas de investimento e bancos digitais.

Relacionamentos

O nicho dos relacionamentos inclui questões como namoro, casamento, relacionamento familiar, autoajuda, desenvolvimento pessoal e coaching. Como afiliado nesse nicho, é possível divulgar produtos como ebooks e cursos sobre relacionamentos amorosos, terapia de casal, pais e filhos e outros temas semelhantes.

Agora você já sabe como ser afiliado e como funciona! 

Leia também o artigo: Fórmula Negócio Online funciona?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário