Como aumentar a produtividade no dia a dia [Guia completo]

Entender como ser mais produtivo é algo que depende de diversas variáveis. Para saber como aumentar a produtividade no dia a dia, é preciso, antes de tudo, encontrar uma maneira de manter a concentração e o foco no que você deseja fazer.

Muitas vezes acreditamos que há falta de tempo, e ele realmente é escasso. Mas podemos nos organizar para ter um fluxo de trabalho e de atividades equilibrado e de forma a potencializar o que queremos alcançar. Além disso, acontece também de o problema não ser a falta de tempo, mas a forma como é administrado. 

Por isso, aprender a não desperdiçá-lo é a primeira etapa para melhorar a produtividade. E existem diversos passos que você pode seguir para não ficar com a sensação de que você não fez nada realmente útil durante o dia.

Então, leia este guia completo para saber quais são os fatores que afetam a produtividade e para encontrar diversas maneiras de utilizar o tempo a seu favor. Boa leitura!

Sumário do post

Como aumentar a produtividade pessoal

Aumentar a produtividade pessoal é uma habilidade importante para quem deseja alcançar objetivos. Isso envolve a adoção de hábitos e estratégias que permitem realizar mais tarefas em menos tempo, sem comprometer a qualidade do trabalho.

1 – Checklists

O americano Atul Gawande, no livro Checklist – How to Make Things Go Better (Checklist – Como Fazer As Coisas Benfeitas), entende que as listas são uma solução simples e eficaz para entender como aumentar a produtividade no dia a dia.

A ideia é  fazer uma lista de coisas a fazer, o mais concisa, clara e curta possível. Dessa forma, ao verificar alguns itens em uma lista de verificação, você consegue melhores resultados ao que se propõe a fazer.

No livro, o autor apresenta os sucessos obtidos com as listas no controle da infecção hospitalar e no manejo de emergências. Contudo, o método pode ser aplicado a diferentes contextos, inclusive é bastante utilizado para aumento da produtividade pessoal.

Embora seja simples, aplicar a lista de verificação requer disciplina e atenção aos  detalhes. Essa lista precisa ser curta, com cinco a nove itens no máximo. Além disso, deve ser concisa, com destaque para o que é mais importante.

A linguagem também precisa ser simples e compreensível. E, por fim, você pode atualizar ou alterar as listas de acordo com a necessidade. 

Existem, por exemplo, sites e aplicativos nos quais você pode organizar suas listas ou você pode optar por escrever os itens em um papel ou na agenda e deixá-los visíveis. Cada vez que você cumprir um item da lista marque-o como finalizado para não se confundir depois. 

2 – Não ser multitarefa

Outro ponto importante para entender como aumentar a produtividade no dia a dia. Frequentemente, tendemos a pensar em multitarefa como uma habilidade importante para aumentar a eficiência, mas nem sempre isso é verdade. Isso mesmo!

Estudos realizados por psicólogos já descobriram que tentar realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode causar perda de tempo e de produtividade. 

Em vez disso, adquira o hábito de se comprometer com uma única tarefa antes de passar para a próxima. Este conceito está presente no livro Single Tasking: Faça mais Coisas se Fizer uma de Cada Vez, de Devora Zack.

3 – Regra dos dois minutos

Como melhorar a produtividade? Essa regra foi criada pelo empresário Steve Olenski. Ele recomenda que se você tiver uma tarefa que pode concluir em dois minutos ou menos, dedique-se a essa tarefa de imediato. 

4 – Método Seinfeld

O comediante americano Seinfeld utiliza um método que denominou de “Não quebre a corrente”. Ele utilizou um grande calendário e um marcador vermelho com o qual ele marcava um X em cada dia em que se  dedicou a escrever.

Esse método de produtividade, portanto, não está voltado para o resultado imediato, mas para a necessidade de criar uma rotina e não adiar indefinidamente as atividades que temos que realizar.

5 – Metas de curto e longo prazo

Mais uma questão importante entre as dicas para entender como aumentar a produtividade no dia a dia. Além dos itens anteriores, é essencial criar metas tanto de curto quanto de longo prazo. Isso se você deseja saber como ser mais produtivo e organizado.

Algumas metas, por exemplo, podem levar uma semana para serem cumpridas. Outras podem levar até 30 dias, 60 dias, 90 dias ou mais. 

Além disso, é interessante definir metas ambiciosas também, para ter maior motivação e para visualizar o que deseja alcançar, mesmo que sejam metas de longo prazo. 

Um dos motivos pelos quais as pessoas não cumprem metas é porque não definem um prazo. Então, sempre lembre-se de dar a si mesmo um tempo realista para concluir algo. 

6 – Reduzir as distrações

Para ter maior produtividade pessoal, é preciso reduzir as distrações. Então, minimize as interrupções enquanto estiver em um atividade produtiva. 

Por exemplo, não acesse o tempo todo as redes sociais nem fique o tempo todo no Whatsapp, a menos que seja algo relacionado ao trabalho.

Você pode perder horas e horas navegando em mídias sociais ou trocando mensagens no celular. E, quando você percebe, não conseguiu concluir o que precisava, levando a um ciclo de baixa produtividade. 

7 – Delegar ou terceirizar atividades

Como aumentar a produtividade no dia a dia? Se existem tarefas que você pode delegar para focar o seu tempo em outras mais estratégicas e relevantes, terceirize algumas atividades.

Se você tem um negócio, isso contribui para aumentar a produtividade, pois você terá mais tempo para dar prioridade ao que é mais importante.

8 – Kanban pessoal

Com o método Kanban, que é um dos pilares do sistema Toyota de produção, é possível conectar os diversos processos de todo o sistema de forma harmoniosa.

Embora seja aplicado em indústrias, é utilizado também para produtividade pessoal. Logo, ele é projetado para dar a você uma solução simples e visual do que você deve fazer, quais são suas prioridades e o que você realizou. 

Como organizar o dia para ser produtivo segundo este método? Para isso, é preciso:

Ter uma visão do seu trabalho

Você precisa olhar para a sua carga de trabalho geral e determinar rapidamente o que você precisa fazer, de acordo com as suas prioridades e o tempo para conclusão. 

Isso pode ser feito em um quadro no qual você visualiza as tarefas a cumprir, coisas para fazer em andamento e tarefas concluídas. É possível organizar esse quadro no Trello, por exemplo.

Limitar o trabalho em andamento

Significa que deve haver um limite do número de coisas nas quais você trabalha. Dessa forma, você controla o que precisa fazer e evita a multitarefa.

10 – Organizar-se no dia anterior

Se você deseja saber como aumentar a produtividade no dia a dia, preste atenção neste tópico! No livro Organize Tomorrow Today, os autores Jason Selk, Tom Bartow e Matthew Rudy recomendam organizar hoje uma lista de coisas que você deve fazer amanhã.

Ou seja, você se organiza com antecedência e possui um maior senso do que precisa fazer sem se perder. Além disso, essa lista que você faz no dia anterior deve conter 3 itens e é preciso realizar um de cada vez. Dessa lista, a tarefa mais importante precisa ser concluída primeiro no dia seguinte. 

De preferência, as tarefas mais complexas devem ser realizadas com prioridade, quando você possui maiores níveis de energia, para depois partir para outras tarefas.

11 – Cuidar do descanso

É preciso cuidar também do seu descanso para ser mais produtivo. Dormir tarde e acordar cedo pode ser prejudicial à sua produtividade no dia seguinte. 

Em outras palavras, a qualidade do que você produz pode ser afetada com a sobrecarga de tarefas. Então, procure descansar por um número de horas adequado ao seu estilo de vida. E, também, dedique um tempo para fazer coisas que você gosta.

Vimos então como aumentar a produtividade pessoal. Continue lendo os próximos tópicos, pois também são importantes.

Como aumentar a produtividade em home office

A produtividade em home office envolve a criação de um ambiente de trabalho adequado, com mobiliário ergonômico e boa iluminação, além de manter uma rotina consistente e de estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional.

1 – Toque pessoal

Como ser mais organizado e produtivo? Uma maneira de melhorar a produtividade em casa é dar um toque pessoal ao seu espaço de trabalho.

Se você passa muito tempo em frente ao computador, vale a pena criar um espaço pessoal acolhedor para que você se sinta bem enquanto trabalha. 

Então, comece criando um estilo de home office coeso com o qual você se identifique. E, em seguida, adicione uma decoração que seja agradável para você. 

2 – Boa iluminação

A iluminação é um elemento às vezes subestimado ao se pensar em um espaço de trabalho em casa.

3 – Plantas

Adicionar plantas em seu local de trabalho em casa tornará o ambiente mais acolhedor. Elas purificam o ambiente e trazem mais harmonia ao lar.

4 – Utilize uma cadeira ergonômica

Curvar-se sobre um computador todos os dias pode arruinar sua postura e causar uma série de problemas no pescoço e nas costas. Por isso, se possível, utilize uma cadeira ergonômica para não ter problemas de saúde e, também, para ser mais produtivo.

Além disso, se você usa um notebook pode usar um suporte para que ele fique em uma altura adequada de visualização. 

5 – Elimine itens desnecessários

A desorganização pode tornar o seu espaço um verdadeiro caos e pode atrapalhar a produtividade. Para evitar isso, examine o local em que trabalha em home office e remova itens desnecessários e deixe o ambiente mais “clean”. Logo, preste atenção especial à mesa ou outras superfícies de trabalho. 

Se você tem pouco espaço, considere colocar uma combinação de prateleiras, por exemplo, para organizar seus itens essenciais.

6 – Invista em tecnologia

Como melhorar a produtividade no trabalho? Como ser mais ágil? Se você trabalha em home office e utiliza um computador, é essencial que você invista em tecnologia para melhorar o desempenho do seu instrumento de trabalho.

Com isso, seja para melhorar a velocidade ou a capacidade de armazenamento, entre outros, você terá muito menos dor de cabeça no dia a dia.

E, como resultado, terá menos estresse também. Portanto, este é um fator que contribui de modo significativo para ser mais produtivo. 

Por exemplo, uma conexão de internet lenta pode atrasar completamente o seu trabalho ou mesmo inviabilizá-lo, além do desgaste que isso causa. 

7 – Tenha bons hábitos alimentares

Outro ponto importante para saber como aumentar a produtividade no dia a dia.

Sim! Existem alguns alimentos que deixam o metabolismo mais lento. E, consequentemente, isso pode interferir na produtividade. Logo, procure ter uma alimentação saudável para ser mais produtivo. 

8 – Faça atividade física

O que aumenta a produtividade e a energia? Os exercícios físicos não são apenas para quem busca, por exemplo, melhoria na saúde, qualidade de vida e estética. São também para quem deseja saber como ser mais produtivo. 

Diversas pesquisas já demonstram que a atividade física melhora fatores como foco e concentração, que são fundamentais para aumentar a produtividade.

Então, exercitar-se beneficia a mente, pois são liberados hormônios durante o exercício, como as endorfinas, que promovem melhor atenção e capacidade de se concentrar. 

9 – Método Eisenhower

Como organizar seu tempo e ser mais produtivo? A Matriz de Eisenhower é um método interessante que pode ajudá-lo a ser mais produtivo em home office.

Como o nome sugere, foi desenvolvida pelo presidente americano Dwight D. Eisenhower, que comandou o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Como é possível imaginar, ele tinha muitas coisas para fazer. A matriz que criou é dividida em quatro quadrantes, baseados nesses critérios:

  • Importante e urgente.
  • Importante e não urgente .
  • Não importante e urgente .
  • Não importante nem urgente.
dicas de produtividade no dia a dia

Ou seja, é sobre fazer escolhas e é preciso dar prioridade ao que é importante e urgente. Isso é essencial para saber como aumentar a produtividade.

10 – Método SMART

O método SMART foi desenvolvido pelo economista Peter Drucker e é um sistema para definir e atingir objetivos pessoais e profissionais por meio de metas. 

Elas nos ajudam a usar nosso tempo de maneira eficaz e evitar cair na procrastinação. Mesmo no dia a dia pessoal, este método ajuda, por exemplo, a esclarecer ideias e a concentrar esforços.

Em outras palavras, contribui para aumentar as chances de conseguir o que desejamos.  Nesse sentido, uma meta deve ser:

  • S = Específica
  • M = Mensurável
  • A = Alcançável
  • R = Realista
  • T = Delimitada no tempo

Específica

Uma meta deve ser específica. Caso contrário, será menos provável que a alcance e que você se sinta mais motivado a alcançá-la. Caso seja generalista, dificilmente você se empenhará ativamente para o cumprimento da meta.

Pensando nisso, pode ser útil responder 5 perguntas:

  • O que eu quero alcançar?
  • Por que essa meta é relevante?
  • Quem está envolvido?
  • Onde se aplica?
  • Quais recursos são necessários?

Mensurável 

Para saber como aumentar a produtividade no dia a dia, mensurar metas contribui para averiguar e monitorar o progresso e fazer melhorias quando necessário. 

De preferência, os resultados precisam ser verificados de forma numérica. Por exemplo, “elevar a quantidade de artigos publicados no blog em 10%” ou “reduzir os custos em 3%”.

Alcançável

Uma meta deve ser alcançável, pois uma meta “impossível” não vai contribuir em nada para que você se empenhe em cumpri-la. Você precisa saber de modo preciso como pode alcançar a meta, quais os possíveis empecilhos e como contorná-los. 

Realista

Antes de iniciar algo e investir tempo e recursos em sua meta, veja se é realista, identifique os benefícios e certifique-se de que vale a pena. Além disso, uma meta realista precisa também ser útil, estar na hora certa e ser aplicável. 

Delimitada no tempo

Para que a meta seja cumprida, é preciso delimitar um período de tempo para que você se esforce para cumprir aquele prazo. Se não houver definição temporal, tanto faz se você tentar alcançá-la em um mês ou em dez anos. 

Ou seja, será muito menos provável que você faça o que precisa fazer se você não estabelece um limite de tempo. Isso também o ajudará a entender como ser mais ágil no trabalho para alcançar o que foi proposto.

11 – Método Must, Should, Want

Outro tópico relevante na lista sobre como aumentar a produtividade. Este método foi criado por Jay Shirley, que desenvolveu um aplicativo de produtividade. Como funciona? É uma técnica bem simples, que se desdobra em três itens:

  • Must (Preciso): Refere-se a atividades urgentes e que não podem sofrer adiamento.
  • Should (Devo): Trata-se de atividades relevantes, mas que não precisam ser realizadas de imediato.
  • Want (Quero): São atividades que você tem vontade de fazer, porém não são urgentes e você pode adiá-las.

12 – Método Agile

Desenvolvido por JD Meier, o método tem como parâmetro o acompanhamento regular dos resultados obtidos. Dessa forma, é possível verificar a eficácia de suas estratégias e fazer melhorias.

As etapas do método Agile incluem:

  • fazer uma lista das coisas às quais você vai dedicar o seu tempo;
  • atribuir objetivos para os itens da lista;
  • identificar 3 resultados semanais que se deseja alcançar nos próximos 5 dias;
  • ter 3 objetivos menores para atingir a cada dia da semana;
  • avaliar os resultados alcançados durante a semana e estabelecer novas metas para a semana seguinte.

Com este método, você se atém ao objetivo final por meio de ações gradativas.

Como aumentar a produtividade nos estudos

Algumas dicas para aumentar a produtividade nos estudos incluem definir um cronograma, estabelecer metas, evitar distrações, fazer pausas regulares para descanso e recuperação de energia, além de utilizar técnicas de memorização e revisão, como mapas mentais e resumos.

1 – Defina os objetivos de estudo

O primeiro passo é definir seus objetivos e metas com o estudo. Esta é uma questão essencial, pois permite que você planeje e estipule o tempo necessário para estudar as disciplinas, para realizar uma prova ou para se capacitar. E, dessa forma, permite saber o que você deseja alcançar com o estudo. 

2 – Priorize as atividades 

Outra dica muito importante de como ser produtivo nos estudos é priorizar as tarefas tendo em vista outras atividades do dia a dia.

Se estudar é uma das muitas atividades que você terá que fazer todos os dias, além disso haverá tempo para comer, dormir, trabalhar, se for o caso, praticar esportes, praticar hobbies e assim por diante.

Portanto, priorizar as atividades significa fazer aquelas que são mais importantes primeiro, a exemplo do que já foi dito sobre a matriz de Eisenhower.

3 – Tenha um método de estudo 

Como aumentar a produtividade na rotina de estudos? Encontrar um método de estudo adequado permite que você eleve bastante o seu tempo produtivo.

Por exemplo, algumas pessoas preferem estudar de madrugada, outras preferem dormir cedo e acordar cedo. 

Além disso, algumas disciplinas exigem, por sua vez, que você resolva muitos exercícios enquanto outras exigem mais leitura e a escrita de resumos para fixar a matéria. 

Portanto, encontrar o método de estudo que melhor se adapta a você pode levar tempo. Então, experimente métodos diferentes e veja qual funciona melhor para o seu caso.

De qualquer modo, esses métodos mencionados acima funcionam bem para a produtividade e melhor fixação dos conteúdos, como:

  • fazer exercícios, ou seja, colocar em prática o aprendizado;
  • ler livros;
  • marcar trechos relevantes do que você leu;
  • fazer resumos; 
  • criar mapas mentais;
  • fazer anotações sobre os pontos importantes das aulas.

4 – Escolha o ambiente certo para estudar

Para se concentrar melhor, o ambiente em que você estuda também é essencial. Para minimizar distrações, um bom ambiente de estudo deve ser silencioso e, de preferência, com poucas pessoas. Melhor ainda se você estiver sozinho. 

Por quê? O motivo é que você conseguirá se concentrar melhor se não tiver interrupções de outras pessoas. Logo, se isso não é possível na sua casa, as bibliotecas são os lugares ideais para estudar.

5 – Pomodoro

Entre as dicas de produtividade, vamos ver também como aumentar a produtividade com o método Pomodoro, também conhecido como técnica do tomate. Ela foi inventada no final do século XX por Francesco Cirillo.

Como ter um dia produtivo nos estudos? O método consiste nas etapas seguintes:

  • escolha a atividade a realizar ou disciplina para estudar;
  • defina o cronômetro para  25 minutos;
  • concentre-se na atividade por esse tempo,  evitando qualquer distração;
  • após 25 minutos,  pare o que estiver fazendo e dê um intervalo de  5 minutos;
  • depois de repetir 4 vezes esse ciclo,  faça uma pausa mais longa de cerca de 15 a 30 minutos .

Durante o período de 25 minutos, você levará sua concentração aos níveis mais altos. A técnica do tomate ajuda bastante a se concentrar no que você está estudando. Ou seja, sem que você se sinta muito sobrecarregado com as informações. 

Algumas pessoas que conseguem se concentrar por mais tempo preferem intervalos maiores que 25 minutos. Você pode, por exemplo, começar com esse intervalo no cronômetro e ir aumentando de forma gradativa de acordo com a sua concentração.

Como aumentar a produtividade na empresa

Para melhorar a produtividade na empresa, é importante delegar tarefas de forma eficiente, incentivar a colaboração e a comunicação entre os membros da equipe, utilizar ferramentas e tecnologias que facilitem o trabalho, além de investir em treinamentos e capacitações para aprimorar as habilidades.

1 – Gestão de pessoal

Os recursos humanos são um dos fatores que mais afetam a produtividade do negócio. Portanto, é preciso priorizar a gestão do pessoal. É preciso valorizar cada pessoa no local de trabalho, atribuindo-lhes as tarefas nas quais podem dar o seu melhor. 

2 – Treinamento

A produtividade de uma empresa também pode ser significativamente aprimorada com a formação contínua dos colaboradores, seja por meio de treinamentos ou workshops, por exemplo.

3 – Comunicação

Como ser mais produtivo no trabalho? A baixa produtividade de um negócio também pode ser resultado da falta de comunicação entre setores e pessoas na empresa. Além disso, este aspecto é até mesmo subestimado. Mas o bom funcionamento dos negócios depende disso.

4 – Planejamento

A produtividade e o crescimento de uma empresa dependem essencialmente de planejamento. Planejar com detalhes todas as atividades, priorizando algumas que são mais urgentes e colocando outras em segunda ordem, portanto, torna o trabalho mais ágil e dinâmico.

5 – Compartilhamento de metas

Para entender como aumentar a produtividade, compartilhar os objetivos da empresa significa motivar a equipe e torná-la mais envolvida no processo produtivo. 

Dessa forma, os colaboradores poderão compartilhar ideias com seus superiores para melhorar a qualidade do trabalho. Logo, eles vão se sentir totalmente parte de um projeto. Como resultado, todas as partes sabem exatamente qual é a estratégia e quais são os objetivos a serem alcançados. 

6 – Inovações

Cada empresa é formada por pessoas, ferramentas de trabalho e procedimentos. Portanto, é sempre necessário compreender os pontos fracos e os pontos fortes para progredir.

Nesse sentido, as inovações tecnológicas, por exemplo, contribuem para um aumento de produtividade e para uma maior eficiência competitiva. 

7 – OKR

Os OKRs (Objective and Key Results)  ajudam a alinhar a estratégia corporativa e envolver todas as pessoas de forma dinâmica.

Essa sigla significa “Objetivo e Resultados-chave”. Na prática, portanto, é como um protocolo para a definição de objetivos para a empresa, as equipes e os indivíduos.

Ou seja, é uma metodologia de gestão que contribui para garantir que os esforços de todos os colaboradores estejam voltados para o mesmo objetivo e para atingir os resultados-chave.

Como aumentar a produtividade pela motivação

É preciso encontrar fontes de motivação internas e externas que permitam manter o foco e a energia para realizar as tarefas com eficácia.

1 – Mais autonomia na tomada de decisões

Um dos fatores que aumentam a motivação é ter mais autonomia nas decisões. É por esse motivo que empreender, por exemplo, se torna uma verdadeira paixão para os que escolhem este caminho. Isso está relacionado exatamente à autonomia de gerir o próprio negócio e de tomar decisões. 

2 – Quebrar a monotonia

Você fica entediado com muita facilidade? Então, pode ser que esteja sofrendo do mal da monotonia. Para evitar isso, você pode criar alguma rotina diferente em um dia da semana ou se propor a novos desafios que sejam inspiradores em sua jornada. 

3 – Desenvolver o próprio talento

É da natureza do ser humano querer progredir, seguir em frente e se projetar no futuro. E, para entender como ser mais produtivo por meio da motivação, fazer algo que permita valorizar o seu talento é bastante motivador. 

4 – Relacionamentos

Ter relacionamentos saudáveis também é uma ótima maneira de se motivar para se manter produtivo. E, para ter bons relacionamentos, é preciso também ter autoconfiança e autoestima. Esses são elementos capazes de melhorar muito a sua vida e fazer com que você supere obstáculos. 

Caso tenha essas qualidades, poderá estabelecer relações frutíferas. Afinal, se você não for o primeiro a acreditar no que faz, ninguém mais o fará por você. Não é verdade?

5 – Recompensas

As recompensas também são um fator a ser considerado para quem deseja saber como aumentar a produtividade no dia a dia. Nesse sentido, a motivação intrínseca se refere a comportamentos impulsionados por recompensas internas. Em outras palavras, essa motivação surge de dentro do indivíduo porque é satisfatória. 

É diferente da motivação extrínseca, que envolve um comportamento que busca ganhar recompensas externas ou evitar punições.

Em todo caso, criar recompensas para si próprio, mesmo por pequenas metas pessoais alcançadas, é uma maneira de se manter motivado. 

Dica Extra: como aumentar a produtividade no dia a dia

Muitas vezes, a desordem externa pode ser um reflexo do caos interno. Na verdade, algumas pessoas tendem a ser mais criativas em ambientes desorganizados. 

No entanto, ser organizado oferece inúmeros ​​benefícios em termos de produtividade para a maioria dos mortais. O motivo é que a desordem e o caos limitam nossa capacidade de concentração e o processamento de informações. 

Portanto, o método 5S é uma técnica de organização no trabalho. Os princípios foram desenvolvidos na indústria japonesa e, depois, passaram a ser difundidos em outros países com o intuito de otimizar o trabalho.

Então, veremos o que é o método 5S para entender como aumentar a produtividade. Este método ajuda a aliviar o estresse e também a ter um melhor bem-estar no ambiente de trabalho.

Confira a seguir 5 passos para ser mais produtivo no dia a dia.

Seiri: Senso de utilização

O primeiro passo é identificar que objetos são necessários no trabalho diário, os que são necessários apenas de vez em quando e os que não são necessários. 

O objetivo, por conseguinte, é eliminar o que pode ser uma fonte de distração, de poluição visual ou de ocupação inadequada do espaço. Para isso, pode-se selecionar objetos inúteis, por exemplo, guardá-los em uma caixa ou jogá-los fora.

Seiton: Senso de organização

Depois de decidir o que é importante na execução do trabalho e o que deve ser eliminado, é necessário, acima de tudo, organizar de maneira funcional o que é indispensável. 

Em outras palavras, o que se usa no dia a dia deve estar sempre à mão, o que se usa menos deve ser colocado em gavetas ou pastas.

Seiso: Senso de limpeza

Um ambiente limpo favorece a produtividade. Logo, deve-se evitar a falta de atenção e a negligência quanto a este critério. Ou seja, depois de organizar os objetos, você deve manter o local sempre limpo. 

Seiketsu: Senso de padronização

Como aumentar a produtividade com essa técnica? O principal objetivo desta fase é evitar a não aplicação dos três procedimentos anteriores. Sobretudo, de forma a torná-los um hábito diário e garantir a sua manutenção e melhoria ao longo do tempo. 

Shitsuke: Senso de disciplina

Provavelmente, a última etapa é a mais complexa. Ela consiste em dar continuidade ao compromisso proposto. Portanto, a organização espacial da mesa é apenas o ponto de partida para uma reorganização mais ampla de todo o trabalho. 

Todos os 5 elementos requerem algum esforço. Porém, os benefícios são maiores do que os custos, para trabalhar melhor e melhorar a produtividade. Por fim, vale lembrar que , no Japão, existe um fenômeno conhecido como karoshi, ou morte por excesso de trabalho. 

Nesse sentido, embora este artigo seja sobre o aumento da produtividade, obviamente não é indicado um aumento de produtividade a ponto de interferir na própria saúde. 

Conclusão: como aumentar a produtividade

Existem metas e objetivos que você deseja alcançar? Então, para evitar a procrastinação e entender como ser mais produtivo é necessário ter um plano de ação para melhorar a produtividade.

Enquanto a procrastinação pode reduzir drasticamente o tempo que se tem disponível para atingir qualquer meta, mesmo pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença na busca pelo aumento da produtividade.

Por fim, se optarmos por adiar uma atividade importante, desviamos nossa atenção do que é valioso para nós. E, por conseguinte, isso não apenas afeta o quanto produzimos, mas pode postergar indefinidamente quaisquer objetivos.

Espero que este conteúdo sobre como aumentar a produtividade no dia a dia tenha sido útil!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário